Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

EB/JI do Castelo – Projeto “Nós e os Outros”: Atividades de maio 2018

Nesta primavera envergonhada, mas com a esperança de que o Sol nos visite este verão, a Associação Amato Lusitano proporcionou-nos uma ação sobre “Higiene e Cuidados com o Sol”, desenvolvida pela equipa da UCC - ULS de Castelo Branco.
Logo no início do mês, dia 3, também nos ajudou a fazer bonitos sacos, para oferecermos às mães.
Dia 10, foi o teatro que veio à nossa escola, pelos alunos da ETEPA, que nos apresentaram uma peça sobre “Negligência familiar”, mas de uma forma muito engraçada, a que nós adorámos assistir e depois experimentar – teatro de sombras. Chegámos à conclusão de que a Arte não tem limites e cada vez vamos experimentando novas e belas formas de comunicar.
Dia 30, tivemos nova sessão com a Raquel, técnica da Associação, e trabalhámos em grupo para falarmos, novamente, sobre “Igualdade de Géneros”.
Com os pés na terra, mas com vontade de levantar voo, dia 18, fizemos uma visita ao Aeródromo de Castelo Branco. Vimos e sentimos o ambiente que se vive nas instalações, nos aviões, no helicóptero dos bombeiros que já se encontra de prevenção para os incêndios, a vista magnífica da torre de controlo. Pena foi que não pudéssemos levantar voo.
Ponto alto, não de voarmos, mas darmos a possibilidade de voltar ao seu habitat, foi a libertação da “nossa” cegonha. Essa sim levantou voo, agradeceu e seguiu o seu caminho, no dia 11 de maio.
Bem, só nos falta dar notícias dos nossos vestidos e camisolas para o desfile “Pano Cru”. A azáfama tem sido grande, primeiro com os esboços e agora já na confeção dos mesmos. Mas o trabalho tem dado os seus frutos…Estão a ficar giros!...
http://www.afonsopaiva.pt/…/1668-eb-ji-do-castelo-projeto-n…













Adaptado de www.afonsopaiva.pt

Sem comentários: