Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

domingo, 30 de novembro de 2014

Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No próximo dia 3 de dezembro, o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva irá participar na comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se realizará no auditório da Escola Superior de Tecnologia, em Castelo Branco, pelas 17:00h. 

O Departamento de Educação Especial da Afonso de Paiva irá apresentar três comunicações/testemunhos subordinados aos temas “Um olhar sobre a Intervenção Precoce”, “Vamos vencer as barreiras” e “Momentos…”.

A organização deste evento, que juntará os três agrupamentos de escolas de Castelo Branco e outras instituições, está a cargo do CRTIC e dos agrupamentos de escola Afonso de Paiva, Amato Lusitano e Nuno Álvares, com a colaboração do Centro de Formação da Associação de Escolas Alto Tejo e da APPACDM de Castelo Branco, contando ainda com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco e a Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco.

 


Seminário "Álcool - Fígado e Mente" - ULS

Fica aqui a publicidade a um seminário promovido pela Unidade Local de Saúde de Castelo Branco:


Comemoração do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

Dia 19 de novembro, no âmbito da comemoração do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa (LGP), a EREBAS desenvolveu atividades no Jardim de Infância Quinta das Violetas e na EB1 Afonso de Paiva.

Foram apresentadas duas histórias em Língua Gestual Portuguesa pela formadora de LGP que foram traduzidas em simultâneo pela intérprete de LGP.

No jardim de infância, os alunos visionaram um vídeo de um aluno surdo da sala dos 5 anos sobre o ciclo do azeite e, posteriormente, a história do Patinho Surdo.

Durante o período da tarde, convidámos as turmas do 1.º ciclo da EB1 Afonso de Paiva. Estiveram ainda presentes as alunas que frequentam a EREBAS. A apresentação decorreu na Biblioteca Escolar Afonso de Paiva, desta vez com a história "Cinderela Surda". Também aqui a história foi contada pela formadora de LGP com suporte multimédia e tradução pela intérprete, com o intuito de clarificar o modo de aprendizagem da pessoa surda, através da comunicação total – LGP, tradução em português com imagem e legenda –, usando as diferentes formas de comunicação visual e oral em simultâneo. Os alunos aprenderam ainda alguns gestos para comunicar com os seus pares surdos que frequentam estes níveis de escolaridade.

Foi um trabalho muito profícuo e gratificante.












Os alunos do Freixial foram apanhar azeitona

Os alunos do Freixial do Campo fizeram a apanha da azeitona e assitiram a todo o processo de produção do azeite. Fica aqui a notícia dessa atividade:

"Da oliveira ao azeite

Valorizamos a riqueza do meio envolvente da nossa escola, que nos permite o contacto com atividades ancestrais da nossa cultura e, consequentemente, experiências novas e enriquecedoras. Assim, fomos dar uma “mãozinha” na apanha da azeitona dos vizinhos da escola. Aprendemos como se faz, quais os instrumentos utilizados e para que servem. Fomos também visitar o lagar tradicional de Chão da Vã, onde pudemos observar o processo da moagem da azeitona e sua transformação em azeite.

Na sala, com algumas azeitonas, fizemos carimbagem e deliciamo-nos a provar o azeite no pão torrado - “Tão bom!”. Fizemos experiências misturando água com azeite – “afinal não se mistura!” – e “descobrimos” que o azeite, além de servir para a comida, também arde como as velas, alimentando uma lamparina!"





terça-feira, 25 de novembro de 2014

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres


O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres celebra-se todos os anos a 25 de novembro.

Esta data visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.

Em média, uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica.

Violência contra as mulheres em Portugal

85% das vítimas de violência doméstica em Portugal são mulheres

Origem da data

Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente o dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Desde 1999 que se tem celebrado este dia pelo mundo.

A data está relacionada com a homenagem a Tereza, Mirabal-Patrícia e Minerva, presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana, Rafael Trujillo.


sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Ciência em Cena - Fundação Calouste Gulbenkian

Relembramos aqui o concurso da Fundação Calouste Gulbenkian.

"Filma as tuas palavras, os teus gestos, a tua voz e partilha a tua história sobre a Diabetes"

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Dia dos Direitos Internacionais da Criança

A data de 20 de novembro marca o dia em que, em 1989, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Convenção sobre os Direitos das Crianças. Em todo o mundo, 192 Estados ratificaram a Convenção e Portugal fê-lo em 21 de setembro de 1990. Apenas dois países, os Estados Unidos da América e a Somália, ainda não ratificaram a Convenção sobre os Direitos da Criança.

Esta convenção enuncia um conjunto de direitos fundamentais, de todas as crianças, e representa um vínculo jurídico, dos Estados aderentes, para a promoção e proteção eficaz dos direitos e liberdades nela consagrados.

Este dia é reconhecido pela ONU como o dia mundial da criança e pretende-se que seja dedicado à promoção dos ideais e objetivos da CDC e do bem-estar das crianças no mundo. 


A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais que estão relacionados com todos os outros
direitos das crianças:


• a não discriminação, que significa que todas as crianças têm o direito de desenvolver todo o seu potencial – todas as crianças, em todas as circunstâncias, em qualquer momento, em qualquer parte do mundo.

• o interesse superior da criança deve ser uma consideração prioritária em todas as acções e decisões que lhe digam respeito.

• a sobrevivência e desenvolvimento sublinha a importância vital da garantia de acesso a serviços básicos e à igualdade de oportunidades para que as crianças possam desenvolver-se plenamente.

• a opinião da criança que significa que a voz das crianças deve ser ouvida e tida em conta em todos os assuntos que se relacionem com os seus direitos.

A Convenção contém 54 artigos, que podem ser divididos em quatro categorias de direitos:

• os direitos à sobrevivência (ex. o direito a cuidados adequados)

• os direitos relativos ao desenvolvimento (ex. o direito à educação)

• os direitos relativos à protecção (ex. o direito de ser protegida contra a exploração)

• os direitos de participação (ex. o direito de exprimir a sua própria opinião)

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Quem não tem vícios tem dinheiro - Geração sem fumo

Deixamos aqui a informação sobre concurso da Liga Portuguesa Contra o Cancro:



Para mais informações, consulta:
https://www.facebook.com/ligacontracancro/app_319538601565048

Dia Mundial do Não Fumador


O Dia Mundial do Não Fumador comemora-se anualmente a 17 de novembro. Visa sensibilizar as populações para os factores de risco associados ao consumo de tabaco e as formas mais eficazes para deixar de fumar.

Atividades do Dia Mundial do Não Fumador

Rastreios gratuitos e ações de prevenção e sensibilização dos malefícios do tabaco são alguns dos eventos organizados no Dia Nacional do Não Fumador.

O tabaco é uma das causas principais do cancro do pulmão e da doença pulmonar obstrutiva crónica.

Falta de ar e tosse compulsiva são alguns dos factores que devem ser vigiados com regularidade pelos fumadores.

Frases do Dia Mundial do Não Fumador

Pelo seu coração...não fume!

Fumar para quê?

Fumar? Não obrigado, gosto de viver.

Não fume. Se não for por si, então que seja por aqueles que o amam.



domingo, 16 de novembro de 2014

Dia Internacional da Tolerância


O Dia Internacional da Tolerância é celebrado anualmente a 16 de novembro.

A data foi aprovada pelos estados membros da UNESCO após a celebração, em 1995, do Ano das Nações Unidas para a Tolerância.

A celebração do Dia Internacional da Tolerância visa promover o bem estar, progresso e liberdade de todos os cidadãos, assim como fomentar a tolerância, respeito, diálogo e cooperação entre diferentes culturas, povos e civilizações.
Declaração Universal dos Direitos Humanos

A instauração da data é baseada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, nomeadamente nos artigos 18, 19 e 26:

- Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião
- Todos têm direito à liberdade de opinião e expressão
- A educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos




sábado, 15 de novembro de 2014

Dia Nacional da Linguagem Gestual


O Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa comemora-se anualmente a 15 de novembro. Neste dia os programas televisivos podem apresentar linguagem gestual. 

A língua gestual é a forma de comunicação utilizada pelas pessoas surdas e por todos aqueles que comunicam com pessoas surdas. É produzida a partir dos movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais e a sua receção é visual. Possui um vocabulário e gramática próprios.
 A Língua Gestual Portuguesa (LGP) foi reconhecida enquanto língua da comunidade surda portuguesa pela Constituição da República em 1997, a 15 de novembro, data em que se assinala o dia nacional da linguagem gestual portuguesa. A Comissão para o reconhecimento e proteção da Língua Gestual Portuguesa e defesa dos direitos das pessoas surdas foi criada também a 15 de novembro.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Dia Mundial da Diabetes

O Dia Mundial da Diabetes é comemorado a 14 de novembro, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, criou a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922.

Este dia visa consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes que tem tido um aumento alarmante de casos no mundo.

Todos os anos a Federação Internacional da Diabetes escolhe um tema para alertar sobre as problemáticas e necessidades que enfrentam os doentes diabéticos. Este ano o tema é "Vida saudável e diabetes".
As principais mensagens da campanha pretendem aumentar a consciência para fazer escolhas saudáveis e tomar decisões informadas sobre o que se come. O foco especial será colocado sobre a importância de começar o dia com um pequeno-almoço saudável.

A Federação Internacional da Diabetes (Internacional Diabetes Federation) estima, na 6ª edição do IDF Diabetes Atlas, que há 382 milhões de pessoas que vivem com diabetes em todo o mundo. Em 2035, 592 milhões de pessoas terá a doença. 
Mais 316 milhões de pessoas atualmente estão em alto risco de desenvolver diabetes tipo 2, número que deverá aumentar para quase 500 milhões no espaço de uma geração.




terça-feira, 11 de novembro de 2014

Dia de S. Martinho

Hoje comemora-se o Dia de São Martinho.
Este dia é uma das celebrações que marcam o outono e é muito tradicional celebrar-se com um magusto.
No nosso Agrupamento, muitas são as atividades que procuram celebrar este dia.

 História de São Martinho

A lenda de São Martinho conta que certo dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas e deu uma ao mendigo. De repente o frio parou e o tempo aqueceu. Este acontecimento acredita-se que tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo.

A tradição do Dia de São Martinho é assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior.
Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece. Este acontecimento é conhecido como o Verão de São Martinho.

Frases e Provérbios de São Martinho

Por S. Martinho semeia fava e o linho.

Se o inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.

Se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e aduba pelo S. Martinho.

No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho.

No dia de S. Martinho, castanhas, pão e vinho.

No dia de S. Martinho com duas castanhas se faz um magustinho.

Dia de S. Martinho, fura o teu pipinho.

Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.

Pelo S. Martinho, todo o mosto é bom vinho.