Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

domingo, 30 de novembro de 2014

Os alunos do Freixial foram apanhar azeitona

Os alunos do Freixial do Campo fizeram a apanha da azeitona e assitiram a todo o processo de produção do azeite. Fica aqui a notícia dessa atividade:

"Da oliveira ao azeite

Valorizamos a riqueza do meio envolvente da nossa escola, que nos permite o contacto com atividades ancestrais da nossa cultura e, consequentemente, experiências novas e enriquecedoras. Assim, fomos dar uma “mãozinha” na apanha da azeitona dos vizinhos da escola. Aprendemos como se faz, quais os instrumentos utilizados e para que servem. Fomos também visitar o lagar tradicional de Chão da Vã, onde pudemos observar o processo da moagem da azeitona e sua transformação em azeite.

Na sala, com algumas azeitonas, fizemos carimbagem e deliciamo-nos a provar o azeite no pão torrado - “Tão bom!”. Fizemos experiências misturando água com azeite – “afinal não se mistura!” – e “descobrimos” que o azeite, além de servir para a comida, também arde como as velas, alimentando uma lamparina!"





Sem comentários: