O Dia Mundial da Diabetes é comemorado a 14 de novembro, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, criou a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922.
Este dia visa consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes que tem tido um aumento alarmante de casos no mundo.
Todos os anos a Federação Internacional da Diabetes escolhe um tema para alertar sobre as problemáticas e necessidades que enfrentam os doentes diabéticos. Este ano o tema é "Vida saudável e diabetes".
As principais mensagens da campanha pretendem aumentar a consciência para fazer escolhas saudáveis e tomar decisões informadas sobre o que se come. O foco especial será colocado sobre a importância de começar o dia com um pequeno-almoço saudável.
A Federação Internacional da Diabetes (Internacional Diabetes Federation) estima, na 6ª edição do IDF Diabetes Atlas, que há 382 milhões de pessoas que vivem com diabetes em todo o mundo. Em 2035, 592 milhões de pessoas terá a doença.
Mais 316 milhões de pessoas atualmente estão em alto risco de desenvolver diabetes tipo 2, número que deverá aumentar para quase 500 milhões no espaço de uma geração.



Sem comentários:
Enviar um comentário