Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Dia Mundial da Diabetes

O Dia Mundial da Diabetes é comemorado a 14 de novembro, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, criou a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922.

Este dia visa consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes que tem tido um aumento alarmante de casos no mundo.

Todos os anos a Federação Internacional da Diabetes escolhe um tema para alertar sobre as problemáticas e necessidades que enfrentam os doentes diabéticos. Este ano o tema é "Vida saudável e diabetes".
As principais mensagens da campanha pretendem aumentar a consciência para fazer escolhas saudáveis e tomar decisões informadas sobre o que se come. O foco especial será colocado sobre a importância de começar o dia com um pequeno-almoço saudável.

A Federação Internacional da Diabetes (Internacional Diabetes Federation) estima, na 6ª edição do IDF Diabetes Atlas, que há 382 milhões de pessoas que vivem com diabetes em todo o mundo. Em 2035, 592 milhões de pessoas terá a doença. 
Mais 316 milhões de pessoas atualmente estão em alto risco de desenvolver diabetes tipo 2, número que deverá aumentar para quase 500 milhões no espaço de uma geração.




Sem comentários: