Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

sábado, 30 de julho de 2016

Dia Internacional do Amigo

O Dia Internacional do Amigo (ou Dia Internacional da Amizade) celebra-se todos os anos a 30 de julho.
Neste data, os amigos enviam mensagens de carinho, amizade e afeto aos seus amigos, agradecendo a amizade e dedicação destes.
Também conhecido simplesmente como o Dia da Amizade, o dia 30 de julho é celebrado um pouco por todo o mundo. A data foi instituída pelas Nações Unidas em abril de 2011.

Frases para o Dia do Amigo

  • "A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas." - Francis Bacon
  • "A melhor parte da vida de uma pessoa está nas suas amizades." - Abraham Lincoln
  • "A verdadeira amizade é como a saúde: o seu valor só é reconhecido quando a perdemos." - Charles Colton
  • "A amizade é o amor sem asas." - George Byron
  • "Não te interesses sobre a quantidade, mas sim sobre a qualidade dos teus amigos." - Séneca
  • "Não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto." - Francis Bacon

Mensagem do Dia do Amigo

  • Feliz Dia do Amigo! Obrigada por seres uma pessoa tão especial e um excelente amigo!
  • Vou contar-te um segredo que não podes contar a ninguém... eu sou a pessoa mais sortuda do mundo por poder contar com a tua amizade! Feliz Dia do Amigo!
  • Alguém disse: a amizade é um amor que nunca morre. Contigo aprendi o verdadeiro significado da palavra amizade. Feliz Dia do Amigo!
Adaptado de http://www.calendarr.com/portugal/

sexta-feira, 29 de julho de 2016

V Festival de Sopas Afonso de Paiva

No dia 20 de maio, realizou-se, na EB Afonso de Paiva, o V Festival de Sopas, este ano organizado pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, em colaboração com professores, pessoal não docente, alunos, pais, encarregados de educação e o apoio inestimável da Direção do Agrupamento.
Sendo uma iniciativa aberta a toda a comunidade, esta constitui um momento privilegiado de abertura ao meio e de proximidade entre todos, permitindo o convívio no espaço escolar, a partilha de momentos culturais e recreativos, bem como a promoção da gastronomia tradicional e de hábitos alimentares saudáveis.
Durante o Festival, os presentes puderam apreciar diversas sopas confecionadas pelas diferentes escolas do Agrupamento e por pais/encarregados de educação. A organização contou, ainda, com a presença da Escola Profissional Agostinho Roseta e a participação de alunos do 8.º ano, parceiros que contribuíram para a diversidade e qualidade da oferta gastronómica.
A pensar especialmente nas crianças, durante o Festival, esteve presente uma escola de equitação, o que possibilitou passeios a cavalo devidamente acompanhados, e foram proporcionados diversos jogos tradicionais. A música e a dança também não faltaram. Viveram-se momentos de especial animação com os espetáculos apresentados pelo Departamento de Educação Especial, o Clube de Música, as “bandas de turma” formadas no âmbito da disciplina de Música e, ainda, coreografias de dança clássica apresentadas por diferentes grupos da Escola Silvina Candeias. Para finalizar, a professora Márcia Cernawsky trouxe-nos a dança zumba, que alegrou todos os presentes com o seu ritmo e boa disposição.
O V Festival de Sopas pautou-se novamente por um grande sucesso, com a presença massiva da comunidade e uma participação alargada de pessoas que o tornaram possível. A Associação de Pais e Encarregados de Educação agradece a todos – Direção, professores, funcionários, pais, parceiros, visitantes e apoiantes – o incansável empenho e dedicação que fizeram do V Festival de Sopas um dos grandes acontecimentos do Agrupamento no presente ano letivo.
-----
Mais fotografias em (publicação de 03/06/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Sessão sobre alimentação saudável para Pais e Encarregados de Educação

A Associação de Pais e Encarregados de Educação do AE Afonso de Paiva promoveu, no dia 23 de maio, no auditório do Agrupamento Afonso de Paiva, uma sessão de sensibilização sobre alimentação saudável destinada aos pais e encarregados de educação, dinamizada pelas enfermeiras especialistas da criança e do jovem Maria de Jesus Fradique e Natalina Cardoso.
Esta iniciativa, resultante de uma organização conjunta da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, no âmbito do projeto “Viver Melhor”, da Associação de Pais e Encarregados de Educação e da Equipa do Projeto de Educação para a Saúde do AE Afonso de Paiva, veio culminar um conjunto de ações desenvolvidas na escola-sede, designadamente a partilha de um pequeno-almoço saudável e diversas sessões de sensibilização sobre alimentação saudável que decorreram em abril para os alunos 3.º ciclo. Durante a mesma, as oradoras esclareceram os pais e encarregados de educação sobre alguns princípios fundamentais para uma alimentação equilibrada, bem como os riscos e doenças associados a erros alimentares. Foram ainda transmitidas diversas orientações de ordem prática para facilitar o planeamento e a elaboração das refeições por parte dos pais, de modo a conciliar qualidade, moderação de custos e gestão de tempo.
A Associação de Pais e Encarregados de Educação e a Equipa do Projeto de Educação para a Saúde do AE Afonso de Paiva agradecem a presença dos pais na sessão e a disponibilidade da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco para mais esta importante ação junto da Comunidade Educativa.
-----
Mais fotografias em (publicação de 08/06/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

terça-feira, 26 de julho de 2016

Dia dos Avós

A celebração do dia dos avós é feita através de eventos e de atividades que prestam homenagem e que pretendem demonstrar carinho e apreço a todos os avós.
Netos e filhos presenteiam simbolicamente os seus avós, de forma a agradecer o apoio e dedicação destes à família e mostrar o quanto eles são importantes para os seus familiares.

Origem da data

A data escolhida para a celebração do Dia dos Avós é o dia 26 de julho, por este ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

Frases para o Dia dos Avós

  • Avós, obrigada por todo o carinho e dedicação que têm por mim e por me ensinarem tantas coisas. Adoro-vos até ao infinito!
  • Avós, vocês ensinaram-me o significado de palavras como dedicação, amor, respeito e compreensão. Obrigada por serem tão meus amigos.
  • Avós, a minha vida não era a mesma sem vocês. Obrigada por me ensinarem coisas novas todos os dias. Com vocês sou muito mais feliz!
  • Feliz Dia dos Avós! Neste dia quero agradecer todo os esforços que vocês fizeram para cuidar de mim e dizer o quanto vos adoro!

Mensagem para o Dia dos Avós

Os meus avós são as melhores pessoas do mundo. Ensinam, educam e mostram o verdadeiro significado da palavra amor. Feliz Dia dos Avós!

Atividades para o Dia dos Avós

  • Ver um filme com os avós.
  • Levar os avós a jantar fora.
  • Levar os avós a passear a um sítio a gosto destes.
  • Oferecer uma prenda feita pelo próprio aos avós.
  • Participar de encontros e competições de avós e netos.
  • Ver o álbum de fotografias da família com os avós.
  • Contar histórias com os avós.
Adaptado de http://www.calendarr.com/portugal/

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Noite ao Luar

Após o V Festival de Sopas, que decorreu no dia 20 de maio na Escola Básica Afonso de Paiva, o grupo de E1 do Departamento de Educação Especial apresentou a atividade “Noite ao Luar”, prevista no Plano Anual de Atividades (PAA) do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva. Na referida atividade, além de alunos e professores, participaram, também, outros grupos ligados à música e à dança que a nós se quiseram associar num verdadeiro espírito de partilha e colaboração.

Num primeiro momento, estiveram connosco as crianças do grupo de ballet da Escola Silvina Candeias, que nos encantaram com a graciosidade da sua atuação. Seguiu-se um grupo de ballet juvenil e outro de dança contemporânea. Por fim, a professora Catarina Miranda também nos brindou com uma peça de dança contemporânea. Seguidamente, alguns alunos do 1.º Ciclo com Necessidades Educativas Especiais e alguns colegas das suas turmas, das escolas do nosso agrupamento, numa verdadeira dinâmica de inclusão e espírito colaborativo, interpretaram a canção “O som das Cores”, de Paula Teixeira, que foi complementada com a projeção de um vídeo, produzido pelos professores, com algumas imagens do livro da referida autora. Seguidamente, um grupo de alunas dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos dançaram e encantaram com: “Part Time Lover”, “Backitup” e “Sorry”. A atividade prosseguiu com a projeção do filme “Pássaro da Alma”, uma versão feita pelo grupo de E1 com imagens do livro de MichalSnunit e texto e imagens em SPC que explicam de forma delicada e poética a relação entre a alma e nós próprios. Esta visualização traduziu-se num momento de serenidade e introspeção. Para finalizar, a professora Márcia Cernawsky trouxe-nos a dança zumba, que alegrou todos os presentes com o seu ritmo e boa disposição.
Estas atividades variadas, que envolveram toda a comunidade educativa numa dinâmica inclusiva e solidária, decorreram de acordo com o previsto e tiveram um saldo muito positivo. Fizeram-nos também recordar que “No verdadeiro trabalho de equipa o resultado é sempre superior à soma dos contributos de cada um.”
-----

Mais fotografias em (publicação de 31/05/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

sábado, 23 de julho de 2016

Dia Mundial da Criança no Salgueiro do Campo

Depois de uma manhã animada no Agrupamento Afonso de Paiva, com insufláveis, jogos, um filme e pipocas, regressámos ao Salgueiro do Campo, onde mais um ano se cumpriu a tradição: o almoço no restaurante «A Nave».
As crianças adoraram estas atividades e o almoço foi uma prenda espetacular, na opinião das crianças. Embora nos seja generosamente oferecido há 13 anos, este é recebido com júbilo pelos sucessivos grupos de crianças que frequentam e frequentaram estes estabelecimentos de ensino.
Para acabar o dia em beleza, uma criança, a Marta, fez anos nesse dia. Assim, tivemos direito ao lanche no café «O Segredo do Salgueiro», onde cantámos os parabéns à aniversariante e a todas as crianças do grupo pelo seu dia de festa.
----

Fotografias em (publicação de 14/06/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Sensibilização à Língua Gestual Portuguesa (LGP)

De 8 de março a 17 de maio do presente ano letivo 2015/2016, a formadora de Língua Gestual Portuguesa, Célia Reis, realizou uma formação de LGP intitulada “Sensibilização à Língua Gestual Portuguesa”. Esta formação acreditada faz parte do Plano de Formação do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, em colaboração com o Centro de Formação da Associação de Escolas Alto Tejo, e contou com a participação de docentes de diferentes escolas de Castelo Branco.

A formação de LGP teve como objetivos sensibilizar os professores para a problemática da surdez e facilitar a comunicação destes com os alunos portadores de surdez. Porque a língua gestual tem uma grande componente visual e corporal, foram utilizados diversos meios, de forma a permitir a aprendizagem dos formandos, tais como vídeos, dramatização de histórias, imagens e anedotas em LGP, bem como vários jogos.
Embora a primeira aula, em LGP, tenha decorrido com alguma dificuldade por parte dos formandos em termos de comunicação com a formadora surda, ao fim de algumas aulas a comunicação entre todos foi possível. O feedback dos formandos foi positivo, revelando que se sentiram enriquecidos quer a nível pessoal, quer ao nível da capacidade de comunicar com pessoas surdas. Este enriquecimento profissional e pessoal insere-se num conjunto de formações que têm acontecido com o objetivo de serem uma mais-valia para toda a comunidade surda da cidade de Castelo Branco, contribuindo para a evolução da educação e cultura da comunidade em geral.

A formadora de LGP, Célia Reis
----
Mais fotografias em (publicação de 14/06/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Dia do Amigo

A amizade comemora-se pelo mundo a 20 de julho e Portugal não é exceção. A origem da data remonta a 1969, à chegada do homem à Lua, que demonstra a união dos homens para alcançar objetivos.
Como tão importante que é, as datas de celebração da amizade multiplicam-se. Em 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas resolveu designar o Dia 30 de julho como o Dia Internacional da Amizade. No Brasil, o dia 18 de abril é a data popular, não oficial, de comemoração do Dia do Amigo.

Mensagens

  • Amigo, sem ti não era feliz, obrigado pela tua amizade!
  • Sem amigos somos incompletos. Obrigado por me completares. És um grande amigo.
  • As namoradas e os namorados vão e vêm. Os amigos ficam sempre.
  • A amizade é das melhores coisas da vida. Sem a tua amizade a minha vida seria mais cinzenta.
  • A família não se escolhe mas os amigos sim. Eu não poderia ter feito uma melhor escolha.

Frases

“A amizade é um amor que nunca morre.” Mário Quintana

“A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor.” Joseph Addison

“A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades.” Millôr Fernandes
Adaptado de http://www.calendarr.com/portugal/

terça-feira, 19 de julho de 2016

Afonso de Paiva recebeu 1.º lugar nacional em concurso comemorativo do Dia Mundial do Rim

Os alunos dos 3.º e 4.º anos das turmas 1AP, 4AP e 5AP da Escola Básica Afonso de Paiva (1.º Ciclo) ficaram em 1.º lugar no Concurso de Artes Plásticas de âmbito nacional promovido pela Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN), no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Rim.
As comemorações envolveram 25 agrupamentos de escolas representativos de todos os distritos de Portugal, 11 dos quais participaram no concurso de artes plásticas promovido pela SPP e SPN, que teve por tema “Doença Renal e a Criança – Agir cedo para prevenir!”, num total de 22 trabalhos individuais ou de grupo apreciados pelo Júri.
A cerimónia de entrega do prémio, na qual esteve presente um elemento da Direção do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, Prof. Luís Santos, em representação dos alunos e professores vencedores, realizou-se em Lisboa, na sede da Sociedade Portuguesa de Pediatria, tendo contado com a presença da Dra. Carla Simão, Presidente da Sociedade de Nefrologia Pediátrica, do Professor Aníbal Ferreira, Presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, da Dra. Ana Teixeira, dinamizadora e coordenadora do projeto a nível nacional, e dos autores do livro “O Rim Artificial”, Professor Levi Guerra e Dra. Margarida Negrais.
No dia 7 de junho, na Escola Básica Afonso de Paiva, foi feita a entrega dos prémios pelo Diretor do Agrupamento, Prof. Rui Duarte, tendo cada aluno recebido um diploma. Como prémio, o Agrupamento recebeu, ainda, diversos exemplares do livro “O Rim Artificial”, que estarão disponíveis na Biblioteca Escolar, e um prémio monetário cujo valor será investido em materiais pedagógicos.
Felicitamos os alunos e os professores pelo excelente trabalho realizado e pela obtenção desta distinção a nível nacional.
-----

Fotografias em (publicação de 09/06/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

domingo, 17 de julho de 2016

Gestão de Conflitos

"A virtude moral é uma consequência do hábito. Nós nos tornamos o que fazemos repetidamente. Ou seja: nós nos tornamos justos ao praticarmos atos justos, controlados ao praticarmos atos de autocontrolo, corajosos ao praticarmos atos de bravura."
Aristóteles
 Ao longo da nossa vida, desenvolvemos propensão natural para viver e comunicar, criando aptidões e competências em contacto com outros. Na convivência diária, foram-se incrementando relações interpessoais desde as épocas mais remotas e, com elas, as divergências, as competições e os conflitos.
O homem é essencialmente sociável, pois sozinho não satisfaz as suas necessidades elementares, nem realiza as suas aspirações mais elevadas.
O conflito surge nas situações em que forças, seres, interesses, sentimentos ou outros elementos, com poder de ação, se encontram em posições antagónicas, divergentes e procuram interesses diversos.
Entre as diferentes opiniões conhecidas sobre o conflito, Freud referia a importância da educação na formação do aluno em ambiente preventivo de conflitos. Assim, a educação exerceria um papel importantíssimo em relação à formação dos alunos, podendo influenciar o seu comportamento social de forma positiva ou negativa. Seria positiva, na medida em que orientar e prevenir conflitos individuais traria benefícios ao fluir do inter-relacionamento dos grupos. Seria negativo quando ocorressem desequilíbrios e não se conseguissem promover ações criativas.
Na escola os conflitos têm origem em problemas como falhas na comunicação entre aluno/professor, profissionais de educação e outros membros da comunidade escolar; na ausência de ações continuadas para alunos, professores, pais/encarregados de educação, assistentes operacionais, planos de intervenção inadequados ao grupo alvo (alunos), na resistência à mudança em ambiente escolar e também nas desigualdades sociais.
Os conflitos em contexto educativo que ocorrem com maior frequência estão relacionados com situações de comportamentos de oposição que sustentam crises, e atitudes que geram indisciplina nas salas de aula.
É importante que todos os profissionais que trabalham com alunos possuam conhecimentos básicos quanto à origem de conflitos no ambiente escolar e as condições psicológicas que envolvem o indivíduo em convívio social.

Porque surgem os conflitos?
Porque todos nós temos diferentes pontos de vista, variados interesses e necessidades, expetativas diversificadas e diferentes formas de agir e de pensar. Podem ser entendidos ainda como causas de conflitos direitos não atendidos ou não conquistados, mudanças externas e espontâneas, ansiedades e medos, lutas pelo poder, falta de informação, mau ambiente no trabalho, divergências de objetivos, esforços não valorizados, diferenças culturais e individuais, entre outras.
O conflito em ambiente escolar influencia de forma significativa os ritmos normais no que diz respeito a uma aprendizagem eficaz e funcionamento equilibrado, não só dos alunos, mas também dos professores, dos órgãos de gestão e demais funcionários.

Entender o Conflito
Para um entendimento mais preciso sobre a dinâmica dos conflitos, deve ter-se uma visão abrangente das suas inúmeras possibilidades. É necessário reconhecer que existe um modo destrutivo e outro construtivo de proceder. O facto de os conflitos fazerem parte da vida não significa que sejam necessariamente destrutivos, no entanto, muitos conflitos têm efeitos negativos e prejudiciais (consomem muita energia individual).
Alguns ainda os encaram como resultante da ação e do comportamento de pessoas indesejáveis, associados à agressividade, ao confronto físico e verbal e a sentimentos negativos, considerados nefastos ao bom relacionamento entre as pessoas e, consequentemente, ao bom funcionamento das organizações.
A utilidade da existência de um certo grau de conflito é reconhecida para a vitalidade das organizações, grupos e, muitas vezes, até no incremento das relações interpessoais. Pode ser visto como impulsionador de um processo que começa na perceção e termina com a oferta de uma ação adequada e positiva, fonte de ideias novas, podendo levar a discussões abertas sobre determinados assuntos, permitindo a expressão e a exploração de diferentes pontos de vista, interesses e valores.
Uma organização, por definição, é um lugar onde pessoas se reúnem tendo na base a prossecução de objetivos comuns. Um lugar que reúne os recursos necessários e são feitos esforços coordenados, sem os quais dificilmente se conseguiriam alcançar tais objetivos.
O caminho passa, necessariamente, pela construção de saudáveis e produtivas relações interpessoais e em saber como gerir adequadamente os conflitos no trabalho. Se isto vale para o profissional comum, amplifica-se para quem ocupa cargos de gestão.
A esse propósito, podemos ter em conta algumas orientações/ recomendações:
Cooperação
Vai ao encontro de soluções conjuntas e de maior valor antes de competir pela obtenção de melhores resultados.
Promover, decidir e adotar uma postura flexível. “Promover “ significa realizar algo diferente, ter objetivos bem definidos e conseguir determinar como o processo irá ocorrer.
Proatividade
Vontade de fazer acontecer; propósito; reflexão sobre o caminho certo e responsabilidade são algumas das atitudes necessárias. Aqui significa ter maior adaptabilidade, aquisição de competências adicionais, menor fadiga (pela variabilidade de tarefas) e aplicar os seus conhecimentos às oportunidades de melhoria.
Capacidade de resolver os problemas que lhes são confiados
Para tanto, é necessário possuir competências técnicas e comportamentais, e focar sua atenção e energia na solução do problema.
Adquirir uma melhor perceção de si e do outro
Através da partilha e descobrindo crenças e valores, tendo em conta formas diferentes de pensar, como se comunica e se age.
Para que a comunicação ocorra, é necessário desenvolver a capacidade de ouvir o outro adequadamente, expressar pensamentos, ideias de forma clara, lidar com as emoções e revelar-se aos outros.
A informação simplesmente transmitida, mas não recebida, não foi comunicada. O comunicador eficaz é um bom ouvinte, tem espírito aberto, é empático, não interrompe e faz perguntas inteligentes.
Inteligência Emocional
A inteligência emocional envolve reconhecer uma emoção quando a sentimos, entender melhor o que os outros sentem, exprimir irritação com algum autocontrolo, conseguir tranquilizar-se, ser mais criativo, possuir uma maior flexibilidade na procura de soluções.
Saber dar e receber feedbacks
É uma boa forma de facilitar o processo de mudança das pessoas.
E lembre-se que os elogios podem e devem ser ditos em público, mas críticas não.
Assertividade
As pessoas assertivas são capazes de defender os seus direitos, interesses, de exprimir os seus sentimentos, pensamentos e as suas necessidades de uma forma aberta.
A pessoa assertiva está aberta ao compromisso e à negociação: resolve conflitos através da negociação.
Aceita que os outros pensem de forma diferente de si; respeita as diferenças e não as rejeita.
Trabalho em equipa
Para trabalhar em equipa, é essencial a cumplicidade, o respeito mútuo, a valorização de diferenças individuais adequando-as às atividades. Assim, as diferentes capacidades de cada membro da equipa serão valorizadas e estimuladas.
As relações interpessoais são necessárias e os conflitos sempre existirão. A qualidade com que conseguirá lidar com essas questões determinará em grande parte o sucesso e satisfação quer pessoal, quer profissional.

Como Gerir conflitos?
 Crie um clima adequado;
Separe as pessoas dos problemas;
Esclareça as perceções;
Concentre-se nos interesses e não nas posições;
Procure criar opções que sejam favoráveis a ambas as partes,
Insista em critérios objetivos e mantenha o seu comportamento controlado;
Coloque-se no lugar do outro e fale sobre o futuro, a fim de procurar estabelecer acordos de benefícios mútuos.

Outros aspetos a considerar:
• Ser prudente nos conflitos a administrar é uma atitude muito útil, pois nem todos merecem o seu empenho e esforço e, principalmente, procure avaliar quem está envolvido nele - conheça os envolvidos para que não entre em controvérsias de antemão perdidas.
• Para prevenir conflitos é essencial estar presente no ambiente de trabalho, deslocar-se, ser e estar acessível. Também é imprescindível saber comunicar, isto é, utilizar uma linguagem compreensiva para quem ouve, mostrando disponibilidade para ouvir, tentando colocar-se no seu lugar (empatia), argumentando sem ofender, incentivando o diálogo e a participação do outro na busca de soluções.
• Para lidar com pessoas, deve compreendê-las e ter flexibilidade de ação (comportamento). A atitude comunicacional, obviamente, deve variar conforme a situação e a pessoa.
• Uma boa gestão de conflitos também implica desenvolver a afetividade, visando a aproximação e o conhecimento recíproco, a demonstração de interesse pelos problemas dos outros, estabelecendo fios condutores para conciliar expetativas recíprocas.
• A comunicação é a base que favorece processos de mudança, através de procedimentos e novas ideias que ajudem na adaptação ao meio.
Esta temática foi o alvo da nossa formação, que decorreu de fevereiro a maio de 2016, na EB Afonso de paiva, e da qual deixamos algumas imagens!
                                                                                                                   A Psicóloga
                                                                                                     Cidália Ribeiro
----

Mais fotografia em (publicação de 13/06/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Ação de sensibilização para Pais e Encarregados de Educação – “Da Linguagem oral à escrita”

No passado dia 4 de maio, realizou-se, na escola-sede do AE Afonso de Paiva, uma ação de sensibilização sobre o tema “Da linguagem oral à escrita”, organizada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação e orientada pela Terapeuta da Fala, Liliana Lucas, e a estagiária de Terapia da Fala, Inês Martins – ambas a exercer funções no AE Afonso de Paiva.
Nesta ação dirigida a todos os Pais e Encarregados de Educação, pretendeu-se esclarecer quais as etapas cruciais para o desenvolvimento da linguagem, os sinais de alerta e as possíveis repercussões ao nível da aprendizagem formal da leitura e da escrita. Os presentes puderam ainda colocar as suas dúvidas específicas em relação aos seus educandos, tendo sido apontadas estratégias de intervenção que podem ser trabalhadas em casa e, quando necessário, foram igualmente dadas orientações para uma avaliação técnica que será concretizada pela Terapeuta da Fala Liliana Lucas, nas escolas do Agrupamento.
Para mais informações, consulte o folheto entregue durante a ação e disponibilizado nesta página (ver acima).
-----

Mais informações em (publicação de 15/05/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/


quinta-feira, 14 de julho de 2016

Dia Mundial da Liberdade de Pensamento


A liberdade de pensamento é um direito consagrado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, adotada a 10 de dezembro de 1948. Segundo o artigo 18: “Todo homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”.
Ser livre para pensar é o expoente da liberdade individual. Neste dia apela-se à reflexão sobre o significado de liberdade de pensamento e à extinção do fosso existente entre esta liberdade e a liberdade de expressão: entre os pensamentos interiores e as manifestações exteriores dessas visões pessoais.
O artigo 19 da mesma declaração refere: “Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.
A data alude à Queda da Bastilha, que assinalou o início da Revolução Francesa.

Frases

  • “Só conheço uma liberdade, e essa é a liberdade do pensamento.” Antoine de Saint-Exupéry
  • “Quando não há, entre os homens, liberdade de pensamento, não há liberdade." Voltaire
  • “O pensamento é o ensaio da ação.” Sigmund Freud
  • “A maioria pensa com a sensibilidade, e eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar.” Fernando Pessoa
Adaptado de http://www.calendarr.com/portugal/

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Sessão sobre prevenção do stress

A Autoridade para a Segurança no Trabalho promoveu, no dia 20 de maio, uma sessão no auditório da Escola Básica Afonso de Paiva, onde estiveram presentes as turmas do 6.º3 e 6.º5.
A sessão, focalizada nos assuntos relacionados com o stress no trabalho e na escola, captou o interesse dos alunos, tendo sido apresentada de uma forma bastante adequada à faixa etária. Os presentes ficaram, assim, mais informados sobre as causas, os riscos e o modo de prevenção deste fenómeno transversal que afeta gravemente a saúde da população em diferentes idades e contextos profissionais.
-----

Fotografias em (publicação de 26/05/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Sessão de sensibilização - “Hipertensão na Criança e no Jovem”

No dia 17 de maio, data em que se comemora o Dia Mundial da Hipertensão, decorreu, no auditório do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, uma sessão destinada aos alunos dos 3.º e  4.º anos de escolaridade da EB Afonso de Paiva, orientada pelos profissionais de saúde do Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco. 
A sessão teve por objetivo sensibilizar a população escolar e, através da mesma, os cuidadores e a população em geral para a existência da hipertensão arterial em crianças e jovens, os seus riscos, a importância de se avaliar a mesma a partir dos 3 anos de idade em consulta de saúde infantil e as possibilidades de prevenção integradas num estilo de vida saudável.
No fim da sessão, foi ainda lançado um “foto-desafio” através do qual a comunidade escolar foi convidada a colocar fotografias alusivas ao tema na página do Facebook da Sociedade Portuguesa de Pediatria, com foco nas práticas saudáveis de prevenção da hipertensão arterial.
-----

Fotografias em (publicação de 24/05/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

sábado, 9 de julho de 2016

EB São Tiago recebeu apresentação do Programa “Estou Aqui”

O programa “Estou Aqui” foi apresentado recentemente na Escola Básica de São Tiago pelos agentes da Escola Segura, da Polícia de Segurança Pública (PSP), numa ação de sensibilização destinada a alunos, pais e encarregados de educação.
Durante esta ação, um animador do “Meo Kids” interagiu com as crianças, informando-as da existência do programa. Simultaneamente, no exterior, elementos da equipa Escola Segura sensibilizaram os pais e encarregados de educação no mesmo sentido.
A comunidade escolar foi, desta forma, informada sobre este programa que zela pela segurança das crianças, fazendo uso de uma pulseira com código alfanumérico, sendo a mesma única, pessoal e intransmissível. Esta possibilita uma sinalização e o reencontro muito mais célere em situações em que uma criança se encontre perdida (dos 2 aos 9 anos).

O arranque formal do programa será a 1 de junho. A partir dessa data, os pais poderão solicitar as pulseiras através da Internet, no sítio https://estouaqui.mai.gov.pt

Dia Mundial pelo Desarmamento

O objetivo deste Dia Internacional do Desarmamento é retirar o maior número possível de armas de fogo de circulação, de forma a diminuir as mortes, os feridos e a violência em geral.
Cada país do mundo tem a sua legislação relativamente ao comércio e ao porte de armas. Com o aumento dos ataques terroristas a pressão sobre os governos para mudar a legislação aumenta, em países como os Estados Unidos, por exemplo. As iniciativas do dia do desarmamento variam de país para país. Entre elas destacam-se as marchas silenciosas de protesto contra as armas, os cortejos de homenagem a vítimas e a destruição de armas de fogo.

Segundo a ONU, o Brasil é o país onde mais se mata com armas de fogo.
Adaptado de http://www.calendarr.com/portugal/

quinta-feira, 7 de julho de 2016

St. Patrick´s Day em Sarzedas
St. Patrick´s Day foi o tema de uma aula na E.B.1 de Sarzedas que a professora Célia, a lecionar Português Língua Não Materna, desenvolveu com os alunos no dia 15 de março. Foi muito interessante conhecer uma tradição anglo-saxónica, que é celebrada no dia 17 de março e à qual não é alheia uma das crianças da turma. Foi um momento de descoberta e partilha multicultural muito enriquecedor para todos.
----

Fotografias (publicação de 24/03/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

Dia Mundial do Chocolate

O "Dia dos Gulosos"!
Este é o dia do ano de comer chocolate sem qualquer peso na consciência. Seja uma barra de chocolate, uma bebida, um gelado, algumas bolachas ou bombons, neste dia é obrigatório ingerir uma boa dose de chocolate. Apesar de tudo, recomenda-se alguma moderação: alguns estudos indicam que o chocolate é mais viciante do que drogas como o cocaína.
São apontadas várias vantagens ao consumo de chocolate, como o aumento da concentração, para os estudos ou no trabalho, por exemplo. Em média, os portugueses comem um quilo e meio de chocolate por ano.
A origem do Dia Mundial do Chocolate não é muito clara. Acredita-se que o dia 7 de julho de 2016 assinala 466 anos da introdução do chocolate na Europa. Antes o chocolate era utilizado pelos Maias e Astecas como moeda de troca.
Como tão adorado que é, existe também a celebração do Dia Internacional do Chocolate, a 13 de setembro, nos Estados Unidos. 
Adaptado de http://www.calendarr.com/portugal/

terça-feira, 5 de julho de 2016

APEF e AE Afonso de Paiva acolheram 1.ª Sessão Regional do FITescola

A Associação de Profissionais de Educação Física (APEF) de Castelo Branco e o AE Afonso de Paiva acolheram, no dia 11 de abril, no auditório da escola-sede a primeira sessão regional de promoção do FITescola, plataforma interativa de apoio à atividade dos docentes de Educação Física. Concebido para educar e avaliar crianças e adolescentes acerca da aptidão física relacionada com a saúde, avalia três componentes de aptidão física consideradas importantes pela sua estreita relação com a saúde em geral e com o bom funcionamento do organismo. 
A iniciativa teve como preletores Cláudia Mendrico, da Direção-Geral da Educação, Nuno Fialho, do Conselho Nacional de Professores e Profissionais de Educação Física, e Luís Fernandes, da Sociedade Portuguesa de Educação Física, contando com a participação de 47 professores de Educação Física de vários pontos do país.
Na sequência da apresentação do FITescola e considerando a importância da sua aplicação, a Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco, Associação que tem desenvolvido vários projetos de promoção da prática regular da atividade física e da adoção de um estilo de vida saudável junto da comunidade, irá promover, caso necessário, sessões para explorar e aprofundar a utilização da plataforma junto dos seus associados.
-----
Mais fotografias em (publicação de 21/04/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

domingo, 3 de julho de 2016

Dia Internacional Sem Sacos de Plástico

O objetivo da data é chamar a atenção para a produção e para o consumo excessivo de sacos plásticos a nível mundial, propondo-se alternativas para resolver este sério problema ambiental.

Sacos plásticos e problemas ambientais

Estima-se que um cidadão na Europa consome cerca de 500 sacos plástico por ano, que acabam no lixo ao fim de meia hora de utilização ou então no meio-ambiente, criando-se vastas ilhas de lixo plástico nos oceanos (80% da poluição marinha). Como os animais confundem o plástico com alimentos, eles acabam por morrer pela ingestão de plástico.
Os sacos de plástico são constituídos por resinas tóxicas oriundas do petróleo e levam cerca de 500 anos a decompor-se. Apesar da gravidade da situação, apenas 2% da população recicla sacos plásticos.
O que fazer com os sacos plásticos?
O Dia Internacional Sem Sacos Plásticos apela à mudança de comportamento de todas as pessoas do mundo relativamente ao uso dos sacos plásticos. Cada um de nós deve fazer um esforço para preservar o meio-ambiente, levando sempre o mesmo saco plástico para as compras, reciclando os sacos plástico ou utilizando sacos de papel.
Veja as diferentes formas de reutilizar sacos plásticos. Se quiser ser mais proactivo pode juntar-se aos eventos do International Plastic Bag Free Day no site oficial da data.

Adaptado de http://www.calendarr.com/portugal/