Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Sensibilização à Língua Gestual Portuguesa (LGP)

De 8 de março a 17 de maio do presente ano letivo 2015/2016, a formadora de Língua Gestual Portuguesa, Célia Reis, realizou uma formação de LGP intitulada “Sensibilização à Língua Gestual Portuguesa”. Esta formação acreditada faz parte do Plano de Formação do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, em colaboração com o Centro de Formação da Associação de Escolas Alto Tejo, e contou com a participação de docentes de diferentes escolas de Castelo Branco.

A formação de LGP teve como objetivos sensibilizar os professores para a problemática da surdez e facilitar a comunicação destes com os alunos portadores de surdez. Porque a língua gestual tem uma grande componente visual e corporal, foram utilizados diversos meios, de forma a permitir a aprendizagem dos formandos, tais como vídeos, dramatização de histórias, imagens e anedotas em LGP, bem como vários jogos.
Embora a primeira aula, em LGP, tenha decorrido com alguma dificuldade por parte dos formandos em termos de comunicação com a formadora surda, ao fim de algumas aulas a comunicação entre todos foi possível. O feedback dos formandos foi positivo, revelando que se sentiram enriquecidos quer a nível pessoal, quer ao nível da capacidade de comunicar com pessoas surdas. Este enriquecimento profissional e pessoal insere-se num conjunto de formações que têm acontecido com o objetivo de serem uma mais-valia para toda a comunidade surda da cidade de Castelo Branco, contribuindo para a evolução da educação e cultura da comunidade em geral.

A formadora de LGP, Célia Reis
----
Mais fotografias em (publicação de 14/06/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

Sem comentários: