Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

sexta-feira, 29 de julho de 2016

V Festival de Sopas Afonso de Paiva

No dia 20 de maio, realizou-se, na EB Afonso de Paiva, o V Festival de Sopas, este ano organizado pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, em colaboração com professores, pessoal não docente, alunos, pais, encarregados de educação e o apoio inestimável da Direção do Agrupamento.
Sendo uma iniciativa aberta a toda a comunidade, esta constitui um momento privilegiado de abertura ao meio e de proximidade entre todos, permitindo o convívio no espaço escolar, a partilha de momentos culturais e recreativos, bem como a promoção da gastronomia tradicional e de hábitos alimentares saudáveis.
Durante o Festival, os presentes puderam apreciar diversas sopas confecionadas pelas diferentes escolas do Agrupamento e por pais/encarregados de educação. A organização contou, ainda, com a presença da Escola Profissional Agostinho Roseta e a participação de alunos do 8.º ano, parceiros que contribuíram para a diversidade e qualidade da oferta gastronómica.
A pensar especialmente nas crianças, durante o Festival, esteve presente uma escola de equitação, o que possibilitou passeios a cavalo devidamente acompanhados, e foram proporcionados diversos jogos tradicionais. A música e a dança também não faltaram. Viveram-se momentos de especial animação com os espetáculos apresentados pelo Departamento de Educação Especial, o Clube de Música, as “bandas de turma” formadas no âmbito da disciplina de Música e, ainda, coreografias de dança clássica apresentadas por diferentes grupos da Escola Silvina Candeias. Para finalizar, a professora Márcia Cernawsky trouxe-nos a dança zumba, que alegrou todos os presentes com o seu ritmo e boa disposição.
O V Festival de Sopas pautou-se novamente por um grande sucesso, com a presença massiva da comunidade e uma participação alargada de pessoas que o tornaram possível. A Associação de Pais e Encarregados de Educação agradece a todos – Direção, professores, funcionários, pais, parceiros, visitantes e apoiantes – o incansável empenho e dedicação que fizeram do V Festival de Sopas um dos grandes acontecimentos do Agrupamento no presente ano letivo.
-----
Mais fotografias em (publicação de 03/06/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

Sem comentários: