Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas (AE) Afonso de Paiva, procurando sensibilizar para uma melhor aceitação e adaptação da sociedade à pessoa com deficiência, comemorou no passado dia 3 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A efeméride foi assinalada em duas fases: numa primeira abordagem, através da visualização do filme de animação “Cuerdas”, escrito e dirigido por Pedro Solís García (vencedor do Prémio Goya de melhor curta metragem de animação em 2014) nas páginas web e átrio da Escola Básica Afonso de Paiva.
A segunda abordagem, e num registo comemorativo mais formal, decorreu no dia 6 de dezembro, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Castelo Branco, tendo sido iniciada com a apresentação do projeto “Saber Ler+: Práticas Inclusivas de Leitura” pelo Departamento de Educação Especial e pela Biblioteca Escolar do AE Afonso de Paiva e terminou com a interpretação da canção “O Som das Cores”, a partir do livro de Paula Teixeira, com os alunos do primeiro ciclo da Escola Básica S. Tiago. (...)





Retirado de www.facebook.com/afonsodepaiva

Sem comentários: