Esta atividade inseriu-se no projeto eTwinning “Polar Science - Antártica (a flag)”.
O Dia da Antártida é um evento anual celebrado no dia 1 de dezembro, data da assinatura do Tratado Antártico em 1959. Este enorme continente tornou-se assim a maior massa de terra no mundo que não possui uma bandeira ou um símbolo que represente propriedade ou soberania. Após quase cinquenta anos, o Tratado da Antártida continua a brilhar como um raro farol de cooperação internacional. Para celebrar este marco da paz na nossa civilização e dar esperança e inspiração para as gerações futuras, pede-se às escolas de todo o mundo que promovam uma lição sobre a Antártida e elaborem bandeiras. Estas são depois entregues a cientistas que se deslocam a esse continente para desenvolverem os seus trabalhos de investigação durante o verão austral. Após o regresso do portador da bandeira, são disponibilizadas as fotos do local onde a mesma esteve e é entregue um certificado com as coordenadas exatas da sua viagem ao sul.
A bandeira elaborada pelos alunos da EB1 de Sarzedas seguiu viagem com uma dupla de cientistas: Rachel, da Universidade de Leeds, e Izzy, da Universidade de Bristol. Antes da partida, a Rachel mandou a seguinte mensagem para os alunos:
“Quando estivermos lá, iremos desde The Falklands para o continente antártico no navio RRS Ernest Shackleton. No caminho, iremos atravessar o gelo marinho, onde iremos fazer medições de radar e medir as propriedades da neve (temperatura, salinidade, densidade, etc.). O radar atua como um "mini satélite" e o objetivo é melhorar as medições de satélite sobre o gelo marinho ".
Após o regresso, a Izzy mandou a seguinte mensagem para os alunos:
“Olá! Obrigado pela bandeira, ela foi levada para a plataforma de gelo Brunt na Antártida! Nós somos cientistas do gelo a bordo do navio RRS Ernest Shackleton, e estivemos a investigar o gelo marinho que rodeia a Antártida, usando um instrumento de radar. Queremos descobrir quão grosso é o gelo do mar, porque é uma parte importante do clima da Terra.”
Escusado será dizer que a alegria dos alunos foi enorme quando viram as fotos da sua bandeira no continente mais a sul do mundo. http://www.afonsopaiva.pt/…/1504-eb1-de-sarzedas-na-antarti…
Sem comentários:
Enviar um comentário