Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

segunda-feira, 26 de março de 2018

EB1 de Sarzedas na Antártida

No dia 23 de fevereiro de 2018, os alunos da EB1 de Sarzedas receberam uma notícia da Antártida! A bandeira que idealizaram entre si e que depois foi desenhada e enviada para a Antártida chegou ao seu destino: The Brunt Ice Shelf – latitude 75º39`07.9``S – longitude 26º51`51.1``W.

Esta atividade inseriu-se no projeto eTwinning “Polar Science - Antártica (a flag)”.

O Dia da Antártida é um evento anual celebrado no dia 1 de dezembro, data da assinatura do Tratado Antártico em 1959. Este enorme continente tornou-se assim a maior massa de terra no mundo que não possui uma bandeira ou um símbolo que represente propriedade ou soberania. Após quase cinquenta anos, o Tratado da Antártida continua a brilhar como um raro farol de cooperação internacional. Para celebrar este marco da paz na nossa civilização e dar esperança e inspiração para as gerações futuras, pede-se às escolas de todo o mundo que promovam uma lição sobre a Antártida e elaborem bandeiras. Estas são depois entregues a cientistas que se deslocam a esse continente para desenvolverem os seus trabalhos de investigação durante o verão austral. Após o regresso do portador da bandeira, são disponibilizadas as fotos do local onde a mesma esteve e é entregue um certificado com as coordenadas exatas da sua viagem ao sul.



A bandeira elaborada pelos alunos da EB1 de Sarzedas seguiu viagem com uma dupla de cientistas: Rachel, da Universidade de Leeds, e Izzy, da Universidade de Bristol. Antes da partida, a Rachel mandou a seguinte mensagem para os alunos:

“Quando estivermos lá, iremos desde The Falklands para o continente antártico no navio RRS Ernest Shackleton. No caminho, iremos atravessar o gelo marinho, onde iremos fazer medições de radar e medir as propriedades da neve (temperatura, salinidade, densidade, etc.). O radar atua como um "mini satélite" e o objetivo é melhorar as medições de satélite sobre o gelo marinho ".

Após o regresso, a Izzy mandou a seguinte mensagem para os alunos:

“Olá! Obrigado pela bandeira, ela foi levada para a plataforma de gelo Brunt na Antártida! Nós somos cientistas do gelo a bordo do navio RRS Ernest Shackleton, e estivemos a investigar o gelo marinho que rodeia a Antártida, usando um instrumento de radar. Queremos descobrir quão grosso é o gelo do mar, porque é uma parte importante do clima da Terra.”

Escusado será dizer que a alegria dos alunos foi enorme quando viram as fotos da sua bandeira no continente mais a sul do mundo. http://www.afonsopaiva.pt/…/1504-eb1-de-sarzedas-na-antarti…




Sem comentários: