Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

terça-feira, 20 de março de 2018

São Valentim na língua de Voltaire


O dia de São Valentim/ Saint-Valentin, que se assinala a 14 de fevereiro, deu o mote para os alunos do 3.º Ciclo que frequentam a disciplina de Francês desenvolverem as suas capacidades comunicativas e criativas, exprimindo sentimentos na bela língua de Voltaire, aliando a mesma ao desenho e à ilustração.
Em trabalho autónomo, cada aluno concebeu um postal com ilustrações sugestivas, onde incluiu uma mensagem pessoal dirigida a uma pessoa de sua eleição. Posteriormente, em cada turma, e de acordo com critérios de qualidade estética e linguística, foi escolhido o melhor postal, o que nem sempre foi fácil, dada a qualidade dos trabalhos apresentados.
Com esta atividade, que mereceu uma excelente adesão dos alunos, pretendeu-se, de forma criativa e mais pessoal, contribuir para o desenvolvimento das aprendizagens, desenvolver a autonomia, a criatividade, a autoestima e a capacidade de relacionamento dos alunos, suscitando, ao mesmo tempo, a curiosidade e o gosto pela língua francesa.


Sem comentários: