Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

sexta-feira, 9 de março de 2018

Projeto Crescer na Cidadania, EAPN – Medida “Estratégia para a Educação e Cidadania"


Mais uma vez, e à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, o Agrupamento Afonso de Paiva irá ver dinamizado, na sua escola-sede, o Projeto Crescer em Cidadania. Este Projeto, dinamizado pelo Núcleo Distrital de Castelo Branco da EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza, decorrerá a partir do dia 22 de janeiro e terá lugar durante as aulas de Oferta Complementar.
Durante as sessões, a técnica Paula Montez propõe-se abordar os temas “Cidadania, Democracia e Participação – a nossa Constituição” nos 5.º, 6.º e 7.º anos de escolaridade e “Cidadania, Direitos Humanos – os meus direitos e deveres como cidadãos/ãs” nos 8.º e 9.º anos de escolaridade. As sessões terão como objetivos, entre outros, compreender a relação entre direitos e deveres/responsabilidades, enfatizar a importância da participação de cada um na criação e na proteção dos direitos, o reconhecimento individual como cidadãos de pleno direito e a reflexão sobre os efeitos de exercício de cidadania.
Dá-se assim continuidade a uma parceria já de longa data e com resultados francamente positivos, ao mesmo tempo que se concretiza o tema aglutinador do Projeto Educativo do Agrupamento, “Educação para a Cidadania”.

A Coordenação da Promoção e Educação para a Saúde

Sem comentários: