Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quarta-feira, 7 de março de 2018

Projeto “Nós e os Outros” – Um mês mágico na EB/JI do Castelo


Dezembro… mês da magia. Tempo das músicas suaves e celestiais, das prendas, das iluminações, dos doces e dos bolos especiais que nos fazem crescer água na boca.
E para que os nossos bolos ficassem bons e fofinhos nesta época de Natal, fomos, no dia 5, ao Centro de Ciência, Tradição & Cultura. Metemos a mão na massa, vestimos o avental e fomos descobrir que efeito tem o fermento nos bolos; porque é que uns crescem e outros não. Medimos, misturámos e batemos os ingredientes e, enquanto os bolos coziam, fizemos uns jogos engraçados: um de mímica e outro de trava-línguas.
No final provámos os dois bolos: melhor, muito mais saboroso e fofinho, o que tinha fermento; mas o que não tinha, mais baixinho e enqueijado, não deixou de se comer.
No dia 12, fomos assistir à Festa de Natal da ETEPA, no Cine-Teatro Avenida: uma peça muito engraçada, “MILFINS”, que nos alertou para um flagelo dos nossos dias – a tristeza de vivermos num Mundo sem árvores – e da necessidade de preservarmos as florestas e o meio ambiente.
Durante os dias de aulas de dezembro, a equipa técnica da Associação Amato Lusitano proporcionou-nos uma sessão fotográfica alusiva a esta época, e nós, “pestinhas”, transformámo-nos em anjinhos. O resultado desta sessão esteve patente ao público no Fórum de Castelo Branco, até dia 27 de dezembro, e depois na Sede do Agrupamento até ao Dia de Reis.
Mesmo sabendo que tínhamos sido nós os protagonistas, não deixámos de ficar admirados quando, no último dia de aulas, as técnicas da Associação nos ofereceram uma das fotos tiradas. Ainda fizemos uma pequena moldura com a nossa fotografia para decorar a árvore de Natal.
Neste dia tivemos o habitual leite com cacau e um bonito e saboroso tronco de Natal (com fermento) para o lanche.
Ainda neste mês, deixámos a nossa escola decorada com enfeites alusivos à época. Os colegas pequeninos do Jardim fizeram um bonito presépio em pão e umas magníficas árvores de Natal. E a celebração desta bela quadra culminou com a festa conjunta com a Escola Básica da Mina, no Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia, durante a qual vivemos, em comunidade, uma tarde de intensa alegria.
A todos os que nos acompanharam, neste 1.º Período, deixamos um grande “OBRIGADO” e desejos de um FELIZ 2018.



-----
Mais fotografias em (publicação de 16/01/2018): Facebook Afonso de Paiva


Sem comentários: