
Foi realizada uma atividade, de animação de leitura, em todas as escolas e jardins de infância do agrupamento que, teve como objetivo informar e motivar os alunos a participar na “Rota de Afonso de Paiva” com o festival das sopas.
“A tarte de mamute”, de Jeanne Willis, foi o livro escolhido e apresentado pela educadora Madalena Nunes.
Este conta a história de um gordo mamute que vivia no cimo de uma montanha e de um homem das cavernas esfomeado que vivia lá em baixo, no vale, e que ao olhar para o mamute, imaginava uma tarte deliciosa. Mas transformar um mamute numa tarte não vai foi tarefa fácil para o nosso herói!
Os alunos aprenderam a cozinhar uma tarte e no final até provaram tarte de mamute. Bem! Não foi bem tarte de mamute, porque é muito difícil apanhar um mamute e para além disso, o mamute é um animal extinto. Tal como os elefantes, estes animais apresentavam uma tromba e presas de marfim encurvadas, que podiam atingir cinco metros de comprimento, mas tinham o corpo coberto de pelo. Estes animais extinguiram-se há 12000 anos e foram muito comuns no Paleolítico, onde foram uma fonte importante de alimentação do homem da Pré-história.
Com esta atividade, os alunos puderam, ainda, recordar que uma refeição é composta de três pratos, sendo que, a tarte pode ser servida como sobremesa. Por outro lado, foram sensibilizados a consumir sopa uma vez que esta constitui uma parte fundamental das receitas utilizadas como primeiro prato em qualquer país.
Em termos de componentes alimentares, são tão equilibradas que não seria necessário incluir outros pratos na nossa alimentação.
_________________________________________________________________________________
A "Tarte de Mamute" na EB de Salgueiro do Campo

Havia um homem pré-histórico que cada vez que olhava para o cimo do monte estava lá sempre um mamute a olhar para ele. O homem todos os dias pensava em matá-lo e em fazer uma tarte.
Um dia lembrou-se de fazer uma lança; mas ele não sabia fazer lanças então foi pedir a um amigo que a fez. Durante os seus planos, sempre que o homem pré-histórico se lembrava do que necessitava para caçar o mamute pedia ajuda aos amigos. Assim, conseguiu a lança, a armadilha, o carro, a panela, a lenha para a fogueira e prometendo como pagamento a todos um pedaço de tarte de mamute. Quando finalmente tinha tudo o que necessitava, começou a subir o monte para assustar o mamute e assim cair na armadilha. De repente, reparou que o mamute tinha desaparecido e ouviu-se um barulho estrondoso ….
Era a família do mamute que apareceu e levou tudo na frente.