Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Ateliê de Ludoterapia comemora Dia Mundial da Criança


O Ateliê de Ludoterapia comemorou o “Dia Mundial da Criança” com uma atividade intitulada "Partilha de sentimentos"


"No dia Mundial da Criança partilhámos sentimentos. Esta atividade foi possível graças ao empenho de todos: direção, professores, alunos e assistentes operacionais. Agradecemos a colaboração das alunas da ETEPA, da turma CEF, do Ginásio Bekool, Escola Silvina Candeias, Estudantina de Castelo Branco, Cometa-Gráfica e Câmara Municipal de Castelo Branco, com a presença do Sr. Presidente. 

A atividade decorreu num ambiente lúdico e interativo."
Professora Basilina Oliveira





Atividades do Ateliê de Ludoterapia

Ateliê de Ludoterapia “numa doce tarde”

Foi uma atividade do Ateliê de Ludoterapia em que os alunos aprenderam a confecionar as Areias de Cascais, identificaram os ingredientes e a importância dos mesmos para a confeção do bolo.

Receita das areias
375 gr. de açúcar 
600 gr. de manteiga 
900 gr. de farinha

Preparação: 
Amassa o açúcar com a manteiga até ficar uma massa homogénea. Junta a farinha à massa e envolver tudo bem. Molda bolinhas de massa e leva-as ao forno num tabuleiro a 200 °C cerca de 10 minutos. Quando retirares do forno passa as areias por açúcar e canela.
























 BOM APETITE!

________________________________________________________________________________

Grupos de comunicação






______________________________________________________________________________

Pizza no final do ano letivo










Dia Mundial da Criança

1 de Junho é o Dia Mundial da Criança. É um dia muito especial que pretende celebrar uma fase muito bela mas também conturbada da nossa vida: a infância. É durante esta etapa que se estabelecem muitas das características que nos definem como um ser humano individual e independente e que se forma grande parte da nossa personalidade. Por esta razão, é muitíssimo importante relembrar a todos os adultos que também já foram crianças e que das suas ações e decisões resultam consequências que serão muito importantes para o desenvolvimento futuro dos petizes. E, aos pequenos, dar a oportunidade de, pelo menos nesse dia, se sentirem felizes por serem crianças...
_________________________________________________________________________________


EB de São Tiago comemora “Dia Mundial da Criança”




No dia 1 de junho de 2012, os alunos da EB de São Tiago deslocaram-se às Docas para aí realizarem atividades integradas na comemoração do “Dia Mundial da Criança”. Visitámos a “III Bienal do Azeite”, brincámos nos insufláveis, observámos o gado bovino e caprino, fizemos uma vela com cera das abelhas e até fizemos biscoitos que comemos ao lanche. Foi muito divertido!

Alunos do 4º ano, turma 1 ST





_________________________________________________________________________________

Comemoração do “Dia Mundial da Criança” na EB da Mina

Comemorámos o "Dia Mundial da Criança" com diversas atividades de expressão plástica e a visualização de filmes.

Foi um dia muito divertido!









_________________________________________________________________________________

Comemoração do “Dia Mundial da Criança” na EB e JI do Freixial do Campo




Uma tarte de mamute para os alunos sensibilizar de que uma sopa os vai deliciar


Foi realizada uma atividade, de animação de leitura, em todas as escolas e jardins de infância do agrupamento que, teve como objetivo informar e motivar os alunos a participar na “Rota de Afonso de Paiva” com o festival das sopas.
“A tarte de mamute”, de Jeanne Willis, foi o livro escolhido e apresentado pela educadora Madalena Nunes.
Este conta a história de um gordo mamute que vivia no cimo de uma montanha e de um homem das cavernas esfomeado que vivia lá em baixo, no vale, e que ao olhar para o mamute, imaginava uma tarte deliciosa. Mas transformar um mamute numa tarte não vai foi tarefa fácil para o nosso herói!
Os alunos aprenderam a cozinhar uma tarte e no final até provaram tarte de mamute. Bem! Não foi bem tarte de mamute, porque é muito difícil apanhar um mamute e para além disso, o mamute é um animal extinto. Tal como os elefantes, estes animais apresentavam uma tromba e presas de marfim encurvadas, que podiam atingir cinco metros de comprimento, mas tinham o corpo coberto de pelo. Estes animais extinguiram-se há 12000 anos e foram muito comuns no Paleolítico, onde foram uma fonte importante de alimentação do homem da Pré-história.

Com esta atividade, os alunos puderam, ainda, recordar que uma refeição é composta de três pratos, sendo que, a tarte pode ser servida como sobremesa. Por outro lado, foram sensibilizados a consumir sopa uma vez que esta constitui uma parte fundamental das receitas utilizadas como primeiro prato em qualquer país.

Em termos de componentes alimentares, são tão equilibradas que não seria necessário incluir outros pratos na nossa alimentação.



_________________________________________________________________________________

A "Tarte de Mamute" na EB de Salgueiro do Campo


Havia um homem pré-histórico que cada vez que olhava para o cimo do monte estava lá sempre um mamute a olhar para ele. O homem todos os dias pensava em matá-lo e em fazer uma tarte.
Um dia lembrou-se de fazer uma lança; mas ele não sabia fazer lanças então foi pedir a um amigo que a fez. Durante os seus planos, sempre que o homem pré-histórico se lembrava do que necessitava para caçar o mamute pedia ajuda aos amigos. Assim, conseguiu a lança, a armadilha, o carro, a panela, a lenha para a fogueira e prometendo como pagamento a todos um pedaço de tarte de mamute. Quando finalmente tinha tudo o que necessitava, começou a subir o monte para assustar o mamute e assim cair na armadilha. De repente, reparou que o mamute tinha desaparecido e ouviu-se um barulho estrondoso ….
Era a família do mamute que apareceu e levou tudo na frente.

Atividade “ A Viagem de Afonso de Paiva – descoberta de novos mundos e sabores”


Mães colaboram no desenvolvimento do Plano de Atividades


O jardim de infância Quinta das Violetas concretizou a atividade “ A Viagem de Afonso de Paiva – descoberta de novos mundos e sabores” com a colaboração de algumas mães que participaram na atividade “Master Chefe: cheiros e sabores”, confecionando receitas, utilizando alguns produtos dos países visitados por Afonso de Paiva. Estas experiências são oportunidades de aprendizagem para as crianças na medida em que o seu envolvimento é forte.





A rota de Afonso de Paiva, adaptada às idades das nossas crianças e utilizando a gastronomia, foi motivação para a realização de pequenas tarefas culinárias. Tiveram contacto com os ingredientes, exploraram alguns cheiros e sabores, aprenderam regras de higiene e manuseamento dos alimentos.








A nossa participação no Festival das Sopas também teve a colaboração de uma mãe para a confecção das mesmas. Desta vez, a mãe do João trouxe as” Novas Teconologias” da cozinha, confecionando as sopas “coloridas” na Bimby. As famílias colaboraram com os ingredientes. Também esta atividade foi motivadora para a educação das nossas crianças, sensibilizando-as para uma alimentação saudável. Esta atividade esteve inserida no conhecimento da rota de Afonso de Paiva, tendo o nosso jardim explorado as cores e sabores das sopas da Índia. À hora combinada as famílias deliciaram-se com a prova das sopas.





Educadoras do JI Quinta das Violetas