Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Outra Horta na Escolinha


Jardim de Infância “Quinta das Violetas”
"A Nossa Hortinha: como “nasceu e cresceu”, um projeto de todos"


O Sr. Jardineiro da Câmara lavrou a terra.
O Sr. Marcelo, pai do Tomás, trouxe a ideia e terra e todos colaboraram para levar a terra para o local! Foram muitas as experiências de aprendizagem que as crianças tiveram oportunidade de realizar: encheram baldes e garrafas, carregaram, despejaram, mexeram na terra, que tanto os motivou!
Foi um projeto que envolveu de forma muito interessada o grande grupo do jardim de infância: crianças, educadoras, estagiários, assistentes operacionais e pais.
Tudo começou no Dia da árvore. Plantamos 2 figueiras e 1 nespereira.

Foi necessário preparar a terra, plantar e depois cuidar, com muito interesse e empenho!
Depois a pouco e pouco nasceu a nossa horta!
Plantámos morangueiros, tomateiros, couves, alfaces, beringelas, e algumas ervas aromáticas (hortelã, poejos).
Semeámos batatas, cenouras, nabiça, salsa e coentros.
Nas salas fizeram espantalhos para espantar os passarinhos e proteger a sementeira e a plantação.


Já passou um mês. Durante este tempo foi preciso regar e cuidar bem da horta. As crianças observaram continuamente o crescimento das hortícolas e aprenderam muito com este processo.

Sem comentários: