Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Festival das Sopas 2011/2012

Na sequência daquilo que tem sido preconizado no Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva e, nomeadamente, de todo o esforço que tem sido aplicado no sentido de melhorar os hábitos alimentares dos alunos, teve lugar na Escola Sede o segundo Festival de Sopas, intitulado "Na ROTA de Afonso Paiva". Partindo de um ideia (mais um ideal) da professora Madalena Nunes, responsável pela cantina e bares da Escola e acérrima defensora de tudo o que torne as refeições escolares mais agradàveis e, fundamentalmente, mais saudáveis e tendo o apoio da equipa da Biblioteca nas suas inúmeras ações de sensibilização sobre higiene e alimentação, o projeto foi tomando gradualmente forma até à sua consecução, no dia 18 de Maio. A adesão foi total por parte de pais e encarregados de educação, alunos, professores e funcionários que participaram trazendo os ingredientes e ajudando na preparação dos expositores e na confeção das sopas. 
Durante a festa houve lugar também para a música, com a participação do Clube de Música da Escola, o Grupo de Adufeiras da ESALBI, os alunos da Educação Especial, que presentearam a audiência com músicas e danças e um grupo de alunas do 7º ano, com danças medievais. 
Finalmente, cerca de 1000 litros de diferentes sopas foram servidos aos cerca de 1500 visitantes, que expressaram o seu agrado e fizeram votos de que esta atividade se repita no próximo ano letivo. 
O Festival, pela sua importância como fator de sensibilização e promoção da Saúde, foi integrado num projeto com que a Escola se candidatou ao Concurso "Prémo de boas práticas em Educação para a Saúde e Ação Social Escolar", promovido pelo Ministério da Educação". 
Ficam aqui os nossos agradecimentos, em nome da equipa que organizou e preparou esta atividade, a todos quantos contribuíram com o seu empenho e entusiasmo de forma a tornar o evento um grande sucesso. 


Para visualizar a "reportagem fotográfica" do evento, carregue aqui ou na imagem.
Também lá encontrará as receitas das sopas servidas durante o Festival. 


Sem comentários: