Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

JI de Salgueiro do Campo faz jogos sensoriais olfativos e visuais

Os alunos do JI de Salgueiro do Campo fizeram e provaram crepes

Integrado no Plano Anual de Atividades do Agrupamento, experimentámos novos sabores e cheiros no Jardim de Infância do Salgueiro do Campo.
Fizemos jogos sensoriais olfativos e visuais com várias especiarias: canela, pimenta branca, caril, açafrão das índias, pimentão doce, piripiri e noz moscada. Observámos as cores e os cheiros. Com recurso ao computador, observámos as plantas de onde estas se extraem.
O cheiro que mais os cativou foi o da canela.
Decidimos, por isso, fazer algo em que todas as crianças pudessem participar. A nossa assistente operacional ensinou-nos uma receita de crepes fácil e deliciosa.
Cada criança provou a massa crua e o crepe depois de cozido. Por fim polvilharam-nos com as especiarias e servimo-los para a nossa sobremesa desse dia. As crianças gostaram desta experiência e pediram para voltarmos a fazer crepes.

Sem comentários: