Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

CEF desenvolve iniciativa "Dia contra o Bullying"


Os técnicos do projeto “Vida a Cores” da Associação Amato Lusitano, João Pio, Jorge Infante e Susana Silva desafiaram a turma 1 A do curso CEF "Práticas de Ação Educativa", da Escola Básica Afonso de Paiva, para participar na iniciativa “De Par em Par, por uma Escola sem Bullying, Tu Podes Ajudar”. Neste âmbito ao longo do ano letivo foram desenvolvidas várias atividades: Formação de Formadores Entre Pares: no 1.º período, a turma CEF dividiu-se em grupos e cada um deles abordou uma temática relacionada com o Bullying que apresentou aos colegas através de PowerPoint’s e de exercícios práticos.
Cada aluno recebeu da Associação Amato Lusitano um certificado de Formador. No 2.º período, procedeu-se à criação de Filmes de Animação em Stop Motion, a partir das ideias centrais dos power point’s organizados no 1º período.
Preparação do dia contra o Bullying, em Flash Mob, subordinado ao lema, escolhido pelo grupo CEF, “Bullying Não! Começa Tu a Revolução”. O projeto “De Par em Par, por uma Escola sem Bullying, “Tu
Podes Ajudar”, terminou com a comemoração do “Dia Contra o Bullying”, realizada a 10 de maio, na escola Afonso de Paiva.
"Bullying Não: Começa Tu a Revolução" foi o mote lançado pelos alunos CEF, que afirmando-se como os principais agentes de mudança no combate a este problema, convidaram todas as turmas a escolherem uma palavra relacionada com a temática do Bullying, para desenharem com os seus próprios corpos, no chão do anfiteatro, no recinto exterior da escola (Flash Mob). Em seguida, no auditório, os alunos visionavam os filmes de animação criados em Stop Motion, pelo grupo CEF.
Este dia finalizou-se com a ação “Abraços Grátis”.
Esta comemoração envolveu com muito empenhamento toda a escola, que se uniu por uma causa comum. O CEF e a Associação Amato Lusitano agradecem a todos os alunos, professores e direção da Escola Afonso de Paiva que prontamente colaboraram nesta iniciativa e, ainda, reconhecem o apoio prestado pelos agentes da Escola Segura. Tal como proposto agora é, então, hora de todos começarmos a nossa revolu-ção contra o Bullying!

Turma 1 A – CEF
“Práticas de Ação Educativa”

Sem comentários: