Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Corta-Mato Escolar 2017/2018

Na manhã do passado dia 14 de dezembro os alunos do 4.º ano e dos 2.º e 3.º ciclos participaram no corta-mato escolar organizado pelo grupo de Educação Física do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva.
A manhã fervilhava de energia e vontade de correr; e nem o frio que se fazia sentir conseguiu conter os nossos jovens atletas, cujas classificações finais se encontram publicadas no site do Agrupamento, em http://www.afonsopaiva.pt/
Nesta fase, foram apurados, para o campeonato distrital, os 6 primeiros classificados de cada escalão. A competição distrital decorrerá em Castelo Branco, no dia 2 de fevereiro do 2018.
Parabéns aos organizadores e a todos os participantes!
-----

Mais fotografias em (publicação de 23/12/2017): Facebook Afonso de Paiva

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Alunos Solidários

E como não só de conhecimentos teóricos se reveste o papel da escola, os alunos do 8.º 6, incentivados pela sua Diretora de Turma, Ana Caninhas, participaram como voluntários na recolha de alimentos para o Banco Alimentar Contra a Fome, no dia 1 de dezembro.
Os alunos e alunas participaram alegre e muito ativamente na promoção do sucesso desta causa, não só alertando a comunidade para o evento, como também na distribuição de sacos e recolha dos donativos. Nas palavras da professora: “Este tipo de iniciativas é de louvar e o contributo dos alunos uma mais-valia, já que o objetivo é ‘fazer o bem sem olhar a quem’”.

Juntamo-nos a estas palavras e alargamos o elogio e os agradecimentos a todos quantos participaram neste evento.

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Cacau com filhós: uma saborosa tradição

Mais um ano passou e mais uma vez se cumpriu a saborosa tradição do cacau com filhós, generosamente oferecidos pela Direção do nosso Agrupamento aos alunos e alunas da escola-sede, no dia 15 de dezembro, último dia de aulas do 1.º período. As deliciosas iguarias foram confecionadas por voluntariosas mãos de fada que, de novo, fizeram deleitar o nosso paladar e aquecer os nossos corações.
Os alunos e professores acompanhantes puderam participar num convívio gastronómico que, quebrando a rotina diária, deu as boas-vindas à quadra festiva da época e, tratando-se do Natal, a harmonia e a felicidade estavam no ar, como testemunham as fotografias que se seguem.
A todos os que colaboraram para o sucesso desta iniciativa os nossos parabéns e o nosso muito obrigado!
-----

Mais fotografias em (publicação de 21/12/2017): Facebook Afonso de Paiva

domingo, 11 de fevereiro de 2018

Luz, cor, magia, alegria, amor... Assim foi o Natal das Escolas da Mina e do Castelo

No dia 15 de dezembro de 2017, pelas 14.30h, no salão nobre da Santa Casa da Misericórdia, os alunos das Escolas da Mina e do Castelo, do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, celebraram o Natal e ofereceram aos pais e à comunidade educativa uma linda festa.
Nesta época, foi o momento de partilhar o verdadeiro espírito natalício com a apresentação de danças e canções, que todos, nas escolas, se empenharam em preparar e organizar.
Foi importante sentir o envolvimento de toda a comunidade educativa e o calor de uma sala cheia, o que contribui imenso para o crescimento e o sucesso dos nossos alunos.
O Natal é uma época mágica e maravilhosa para todas as crianças, com as suas cores, luzes, doces e presentes. Esperamos ter oferecido uma GRANDE PRENDA a todos os presentes.
-----

Mais fotografias em (publicação de 18/12/2017): Facebook Afonso de Paiva

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, procurando sensibilizar para uma melhor aceitação e adaptação da sociedade à pessoa com deficiência, assinalou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência a 6 de dezembro, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Castelo Branco, numa cerimónia que juntou os agrupamentos de escolas do concelho de Castelo Branco, bem como alunos e representantes de diversas instituições.
A sessão contemplou diversas atividades que trouxeram cor e alegria ao momento, bem como uma pertinente reflexão sobre o tema. Com o vídeo apresentado no início da sessão, pretendeu-se valorizar o que de diferente existe em cada um de nós, enquadrando desta forma a pertinência desta data. Seguiram-se diversas atuações, designadamente daAssociação Educar, Reabilitar, Incluir Diferenças (ERID), com um momento de dança; da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco, que nos presenteou com um momento teatral; de alunas de ballet da Escola Silvina Candeias e de alunos do Conservatório Regional de Castelo Branco cujas atuações contribuíram para a beleza e intensidade emotiva do momento.
Mais uma vez, o evento decorreu de forma muito satisfatória, traduzindo-se numa experiência bastante enriquecedora.
O Departamento de Educação Especial agradece o apoio de toda a Direção, da Presidente do Conselho Geral e da representante da Associação de Pais, assim como o contributo de todos os envolvidos.
-----

Mais fotografias em (publicação de 17/12/2017): Facebook Afonso de Paiva

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

EB/JI do Castelo: Projeto “Nós e os Outros” – novembro… a preparação do Natal!

Além do magusto, atividade já noticiada, novembro foi sem dúvida o mês dos valores: respeito, sinceridade, tolerância, igualdade, solidariedade, concórdia, amor… Valores de que precisamos na escola, na família, na sociedade, e agora que se aproxima o Natal, são estas as melhores “prendas” para sermos todos mais felizes.
No dia 2 de novembro, a equipa técnica do Projeto Passaporte Global trouxe-nos uma história e jogos sobre o “Olhar mais a diferença”, a integração de todos num Mundo Global.
A atividade do dia 16 teve como orientadora a Drª. Paula Montez da Rede Europeia Anti Pobreza (EAPN) e foi uma antecipação da comemoração da “Convenção sobre os Direitos da Criança”, adotada pelas Nações Unidas em 20 de novembro de 1989.
Apresentou-nos um livro maravilhoso: “Orelhas de Borboleta”, de Luísa Aguilar. Uma história que nos ensina a encarar de forma positiva aquilo que para outros é motivo de troça – porque reconhecer e reivindicar a diferença nos fortalece, levando-nos à aceitação de quem somos e ao reforço da nossa personalidade. E esse é o primeiro passo para aprendermos a rir de nós próprios. Leiam o livro que vale a pena.
No final escrevemos, ilustrámos e fizemos um painel com o que, na realidade, precisamos para sermos felizes.
Terminámos o mês com chave de ouro – uma atividade da Biblioteca Escolar Afonso de Paiva. A educadora Maria da Luz levou-nos a viajar pelo Mundo com vários contos que encaixam perfeitamente na nossa escola: “Meninos de Todas as Cores”, um conto cigano e outro sírio, entre outros.
No próximo mês não deixem de ver como “Pestinhas” se podem transformar em “Anjinhos”.
-----

Mais fotografias em (publicação de 14/12/2017): Facebook Afonso de Paiva

domingo, 4 de fevereiro de 2018

De pijama na Mina

O Dia Nacional do Pijama, celebrado a 20 de novembro, coincide com a comemoração do Dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança. É uma data única, com intuitos educativos e solidários, em que todas as crianças são convidadas a ir de pijama para a escola como forma de sensibilização de todos em relação à realidade das crianças que crescem em instituições.
Na Escola da Mina, alunos e professoras cumpriram a sua missão. O precioso contributo monetário que cada aluno, orgulhosamente, transportava nas suas mãos tão pequeninas, mas tão cheias de espírito solidário, foi apenas o início de um dia repleto de sentimentos de valorização da importância de ter uma casa e uma família.
De pijamas bem quentinhos, deixámo-nos embalar pela história “O Botão Invisível”, exemplarmente contada pela Educadora Maria da Luz e, juntos, construímos a Nossa Árvore dos Sonhos e um Coração de Botões.
No final do dia, com a preciosa colaboração dos professores das AEC, cantámos e dançámos a música “Família”, cujo refrão salienta que “é difícil entender e ninguém repara na importância da família e de uma casa. Não há desculpa p’ra não fazer nada, é mais forte o que nos une ou o que nos separa?”
De regresso a casa, o entusiasmo de ter vivido um dia de escola em pijama era visível nos sorrisos e na partilha, com os pais, das experiências que este dia lhes proporcionou.


-----

Mais fotografias em (publicação de 13/12/2017): Facebook Afonso de Paiva

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

“Cientistas de Palmo e Meio” no Jardim de Infância Quinta das Violetas

De 5 a 17 de novembro, do projeto à ação, todos participaram com muito envolvimento no desenvolvimento do tema “A Ciência a Brincar”. Foi um projeto planificado e desenvolvido pelas educadoras Carmo e Isaura, com a colaboração de todas as colegas, para promover a “descoberta do mundo” através de métodos científicos. Pensamos que todas as oportunidades são ótimas para desenvolver o conhecimento e desta vez foi a apanha da “nossa azeitona” que nos motivou.
O nosso projeto – Ateliês “Cientistas de Palmo e Meio” – estava em desenvolvimento. Apresentámos aos grupos uma adivinha:

Verde foi meu nascimento
Mas de preto me vesti
Para dar a luz ao mundo
Mil tormentos padeci.
Quem sou eu?

A comunicação e a interação, a linguagem, o diálogo, a lógica, os símbolos… serviram de apoio, até que alguma criança mais atenta descobria pistas para chegar à resposta: “a azeitona”. A palavra escrita, a imagem pintada com a própria azeitona, a sua cor, a caraterística de poder “dar luz” foram pequenas situações de aprendizagem e motivação para outras descobertas.
O desenvolvimento de uma atividade experimental sobre a densidade dos líquidos pretendia prever, experimentar e observar o que acontece quando se misturam diferentes líquidos. Observar, questionar, formular hipóteses, experimentar e analisar os resultados fizeram parte de todo o procedimento experimental. As crianças, “Cientistas de Palmo e Meio”, participaram ativamente, registaram previsões e resultados, aprendendo uma forma de olhar o mundo à maneira dos “cientistas”.

Carmo Fidalgo
-----

Mais fotografias em (publicação de 12/12/2017): Facebook Afonso de Paiva