Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

sábado, 26 de dezembro de 2015

Associação AME e AE Afonso de Paiva promovem “Natal Diferente”

A Associação de Mães Especiais (AME) e o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, em colaboração com o Jumbo de Castelo Branco, realizaram a campanha solidária “Natal Diferente”, com o objetivo de angariar brinquedos novos e/ou usados e distribuir os mesmos por famílias carenciadas.
A entrega dos presentes realizou-se
no dia 16, ao final do dia, na escola Afonso de Paiva, e contou com a presença de muitos meninos e meninas, acompanhados pelas respetivas famílias.

Foram superadas todas as expetativas para esta campanha, tendo sido recolhidos mais de 1000 brinquedos que foram distribuídos por quase 150 meninos e meninas dos concelhos de Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Sertã e Fundão. Cada criança teve direito a um saco bem cheio de presentes e a um Pai Natal docinho!
A AME e o AE Afonso de Paiva agradecem a todos os que contribuíram com brinquedos, aos que colaboraram na seleção e separação dos mesmos e a todos os que nos ajudaram a tornar possível este “Natal Diferente”.

Muito obrigada e feliz Natal.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Corta-Mato Escolar Afonso de Paiva

Realizou-se, no dia 16 de dezembro, na Zona de Lazer de Castelo Branco, o Corta-Mato Escolar organizado pelo grupo de Educação Física do AE Afonso de Paiva, no qual participaram 415 alunos de diversas escolas deste Agrupamento.


Congratulamo-nos com o sucesso de mais uma edição deste grande evento desportivo que promove o desporto, estilos de vida saudáveis, o convívio e a proximidade entre os elementos da comunidade escolar e felicitamos o empenho e a atitude desportiva de todos os que participaram nas provas: alunos dos 2.º e 3.º ciclos da EB Afonso de Paiva e do 1.º ciclo das escolas básicas Afonso de Paiva, São Tiago, Sarzedas e Salgueiro do Campo. Destacamos o facto de, pela primeira vez este ano, terem também participado alunos do 3.º ano de escolaridade, nascidos em 2007, para os quais foram realizadas duas provas extra, esperando-se que esta oportunidade sirva de motivação para participações futuras em atividades desta natureza.

Felicitamos igualmente os alunos apurados para o Corta-Mato Distrital Escolar, que se realizará no dia 28 de janeiro de 2016, em Castelo Branco. As classificações finais encontram-se publicadas na página Web do Agrupamento e poderão ser consultadas em:http://www.afonsopaiva.pt/index.php/desporto-escolar/290-corta-mato-escolar-2015

O AE Afonso de Paiva agradece o apoio da Cruz Vermelha Portuguesa, que disponibilizou uma equipa de socorristas no local, e da Câmara Municipal de Castelo Branco, que cedeu os espaços e as infraestruturas onde decorreram as provas, tendo sido assim garantidas todas as condições necessárias para a realização das mesmas. Deixamos, ainda, uma palavra de apreço a todos os que estiveram no local para apoiar os nossos atletas.

Boa sorte aos alunos que, em breve, irão representar o AE Afonso de Paiva no Corta-Mato Distrital!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

“Nós gostamos muito da LGP”

Recentemente, os alunos da turma 4AP do 3.º ano da EB Afonso de Paiva viveram com muita alegria a comemoração do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa (LGP) na companhia da equipa EREBAS do nosso Agrupamento. Além do agradável convívio, os meninos revelaram gosto em aprender algumas palavras em LGP, muito bem ensinadas por uma amiga e colega de turma.
O dia foi de convívio, mas também de (in)formação e sensibilização. Todos se divertiram e ficaram conscientes da importância daquela língua, expressando-o em trabalhos criativos realizados posteriormente em sala de aula, como forma de aprofundar a temática e de expressar pensamentos e emoções.
Partilhamos aqui algumas dessas mensagens tão genuínas e cativantes. Lendo-as e observando-as, fica-nos esta voz comum: “Nós gostamos muito da LGP!”


Clube de Leitur@s Afonso de Paiva promove voluntariado de leitura

As Bibliotecas Escolares são um espaço privilegiado para o desenvolvimento de iniciativas de voluntariado de leitura em parceria com as crianças e os jovens, de modo a ajudá-los a ler mais e melhor. Assim, os alunos e a professora bibliotecária do Clube de Leitur@s da Biblioteca Escolar Afonso de Paiva associaram-se a esta iniciativa e, ao longo do ano, irão ler, contar e brincar com as palavras em sessões animadas de leitura, em diferentes espaços da comunidade educativa.
“Poemas para brincalhar” foi o título da animada sessão de leituras em verso, umas com sotaques, outras dramatizadas, umas a pares e outras individuais, algumas em voz alta e outras a sussurrar, que o Clube de Leitur@s apresentou aos utentes do serviço de pediatria do Hospital Amato Lusitano em Castelo Branco, no passado dia 9 de dezembro. Foi um momento muito estimulante e pleno de entusiasmo, rico de leituras poéticas e muito calorosas! O público aplaudiu e o Clube prometeu voltar com mais leitur@s!
O projeto Voluntários de Leitura, criado em 2012 pelo CITI (Universidade Nova de Lisboa) e coordenado por Isabel Alçada, destina-se a potenciar o desenvolvimento de uma rede nacional de voluntariado na área da promoção da leitura. O contacto de crianças e jovens com livros suscita o prazer de ler, desenvolve a literacia e contribui para elevar os resultados da aprendizagem. Tornar-se voluntário de leitura é também uma forma de envolvimento cívico que promove as potencialidades das novas gerações. A leitura partilhada deve ser considerada como uma atividade agradável, acessível a qualquer pessoa e com efeitos inestimáveis no desenvolvimento intelectual dos beneficiários. A leitura é um bem essencial e indispensável a todos os cidadãos.
A professora bibliotecária, Carla Nunes

Projeto de solidariedade - Papel por Alimentos

Os alunos da turma do 5.º 2 da Escola Básica Afonso de Paiva, juntamente com alguns encarregados de educação e professores, estiveram, no passado dia 15 de dezembro, no armazém do Banco Alimentar de Castelo Branco, onde fizeram a segunda entrega de papel no âmbito do projeto "Papel por alimentos".

Esta iniciativa, que irá decorrer na EB Afonso de Paiva ao longo do ano letivo, tem sido dinamizada pelos alunos da turma do 5.º 2, sob a coordenação do respetivo diretor de turma, Jorge Cardoso, e enquadra-se nas atividades programadas para as aulas de Oferta Complementar de Escola (Educação para a Cidadania), designadamente para o desenvolvimento do temaVoluntariado e educação para a cidadania”.
 Com este projeto, os alunos visam recolher todo o tipo de papel, a fim de este ser doado ao Banco Alimentar de Castelo Branco que, posteriormente, o poderá trocar por alimentos. Com a colaboração dos professores de Educação Visual e de Português, os alunos começaram por construir ecopontos situados em diversos locais da escola-sede e leram um comunicado em todas as salas, apelando à participação de todos. É com muita satisfação que se tem verificado um forte envolvimento da comunidade escolar, tendo já havido, até ao momento, a recolha de 563 kg de papel.
A turma agradece a toda a comunidade escolar a colaboração neste projeto e aos encarregados de educação pela disponibilidade para transportar os alunos e o papel até ao Banco Alimentar de Castelo Branco.

Parlamento dos Jovens - Debate

Realizou-se, no passado dia 7 de dezembro de 2015, pelas 14h50, no auditório do Agrupamento de Escolas Afonso Paiva, o debate intitulado “Racismo, Preconceito e Discriminação”, tema aglutinador da edição do Parlamento dos Jovens do presente ano letivo.
A sessão iniciou-se com a presença do Professor Rui Duarte, Diretor do Agrupamento, que transmitiu a uma imensa plateia que atufava o auditório a importância do tema em debate e das questões implícitas aos movimentos de liberdade dos mais oprimidos, ainda enclausurados nas amarras do racismo.
No seguimento do discurso do Diretor da Escola, os trabalhos prosseguiram com a intervenção do Professor Coordenador João Diogo, auxiliado pela sua Vice-presidente, Tatiana Alexandra André Afonso, que dirigiu exemplarmente todos os pontos da ordem de trabalhos.
A participação no debate atingiu níveis de seriedade absolutamente exemplares. A discussão, em alguns pontos do debate, levantou alguma celeuma entre os presentes, o que se compreende quando se debatem assuntos que perspetivam mudanças de leis.
A escola e o Coordenador do Programa Parlamento dos Jovens agradecem e enaltecem o modo empenhado com que todos os participantes se envolveram no debate.
João Diogo  e Tatiana Afonso

http://afonsopaiva.pt/index.php/noticias?start=5

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Projeto (In)dependências – Prevenção de consumo de tabaco e álcool na Comunidade Escolar

Na sequência de uma parceria estabelecida com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco, o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva irá participar, no presente ano letivo, no “Projeto (In)dependências”, que visa “promover a saúde e prevenir hábitos tabágicos e alcoólicos nas comunidades educativas, através do aumento da capacitação/ empoderamento das diferentes populações-alvo, de modo a contribuir para a tomada de decisão consciente e responsável” (in “Programa Nacional de Saúde Escolar/Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Tabagismo”, ARS).
Nesta fase de implementação do projeto, estão abrangidos os alunos de 5.º, 8.º e 9.º ano, aos quais foi solicitado, no início do mês de dezembro, o preenchimento de um inquérito online, sob anonimato, com questões relacionadas com aquelas áreas de intervenção. Posteriormente, o Programa contemplará diversas iniciativas, tais como sessões de esclarecimento, concursos e trabalhos de pesquisa.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


O Departamento de Educação Especial do AE Afonso de Paiva assinalou este dia, procurando sensibilizar para uma melhor aceitação e adaptação da sociedade à pessoa com deficiência.
A comemoração teve duas fases. Numa primeira abordagem, o dia foi assinalado, no nosso Agrupamento, através da atribuição de outros nomes às salas de aula e a outros espaços escolares, tendo sido cada um deles associado a celebridades com algum tipo de incapacidade/deficiência. Toda a comunidade escolar teve ainda a oportunidade de visualizar um vídeo com mensagens inspiradoras acerca da problemática da deficiência.
A comemoração formal decorreu no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Castelo Branco, tendo sido dinamizada por todos os agrupamentos de escolas da nossa cidade e pelo CRTIC de Castelo Branco. Contámos com a colaboração da APPACDM e igualmente com a participação especial da Dr.ª Ana Paula Monteiro (DGEstE - Lisboa), que abordou o tema “Políticas Educativas para a Educação Especial”.
No IPDJ, a Afonso de Paiva apresentou um pequeno filme intitulado “Unidade de Ensino Estruturado: a magia da nossa sala”, elaborado pelas professoras Aida Belo e Filomena Camelo, da Unidade de Ensino Estruturado, com a colaboração das técnicas Isabel Cavadas e Liliana Lucas. A referida Unidade promove a inclusão de alunos com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) em estruturas regulares do ensino básico.
De seguida, tivemos o prazer de ouvir a Mariana Pires, que frequenta o 8.º ano. Acompanhada na guitarra pela aluna Diana Brites, do 9.º ano, a Mariana interpretou duas canções ensaiadas no âmbito das atividades do Clube de Música da nossa escola: “Quero-te dizer”, de Alberto Índio; eNão é verdade”, de Carolina Deslandes. Seguidamente, o Miguel Ribeiro, da turma de 8.º ano do ensino artístico especializado da música, encantou-nos com a sua interpretação na viola de arco, brindando-nos com as melodias “A estrelinha” e “O coro dos caçadores”, do compositor Carl Maria von Weber.

As atividades decorreram de forma muito satisfatória e de acordo com as expetativas. Foi uma experiência enriquecedora e consideramos que contribuímos para a construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva, lembrando a todos que “o que nos faz especiais são as nossas diferenças.”

http://afonsopaiva.pt/index.php/noticias?start=10

domingo, 20 de dezembro de 2015

Dia Internacional da Solidariedade Humana

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 2005, por ocasião da celebração da primeira década das Nações Unidas para a Erradicação da Pobreza (1997-2006).
A celebração do Dia Internacional da Solidariedade Humana tem como objetivo destacar a importância da ação colectiva para superar os problemas globais e alcançar os objetivos mundiais de desenvolvimento, de forma a construir um mundo melhor e mais seguro para todos. Entre muitas outras iniciativas, destacam-se as organizadas pelas Nações Unidas. O Secretário-Geral das Nações Unidas costuma enviar uma mensagem ao mundo nesta data.

Adaptado de www.calendarr.com

sábado, 19 de dezembro de 2015

Orientação Escolar e Profissional / Decisão Vocacional: Rumo ao Futuro

Ao longo de 20 anos de experiência e intervenção com jovens, não raras vezes me confrontei com as suas dúvidas e inseguranças; questões como “o que será melhor para mim?”, “o que devo escolher?”, “quando era pequeno(a) queria uma coisa e agora quero outra”, ”sinto-me confuso”, “eu quero mesmo este curso, mas os meus pais acham que não é adequado para mim”... Ao chegarem ao 9.º ano de escolaridade, surge a necessidade de efetuar uma escolha, e muitos jovens não se sentem preparados para esse passo. Nesta realidade exigente e competitiva, a questão da decisão vocacional é fulcral e de grande responsabilidade, porque se trata, para o jovem, de preparar o seu futuro.
Num mundo de incertezas e de flutuações, a carreira profissional tem de ser vista e vivida de modo flexível, uma vez que aquele contexto em que uma pessoa era admitida num determinado emprego e nele permanecia até se reformar é algo que se encontra em processo de mudança; as próprias qualificações exigidas pelo mercado de trabalho sofrem rápidas alterações, tal como as profissões a que dizem respeito.
Construir uma identidade (como adulto) significa ser capaz de perceber e assimilar as diferenças entre os valores, necessidades e expetativas próprios e os dos outros. A formação da identidade começa com a capacidade de realizar esta distinção. Se os os adolescentes não forem capazes de ultrapassar esta tarefa da adolescência, então, também não serão capazes de se percecionarem como capazes de efetuar uma tomada de decisão relativamente a um curso/profissão. A construção de um projeto escolar/profissional é simultaneamente a construção de um projeto de vida, conhecermo-nos a nós próprios, explorando os nossos valores, aptidões e interesses, bem como estar disponível para a tarefa de exploração relativa ao sistema de ensino, com as suas ofertas específicas, o mundo do trabalho e das profissões.
Este conhecimento é parte integrante do processo de escolha e surge da reflexão efetuada para perceber quais são os nossos valores, interesses, aptidões e nos ajudar a pensar sobre quem queremos ser no futuro, na construção de um projeto e na descoberta de si mesmo.
A Orientação Escolar e Profissional é, assim, um processo que se inicia desde o nascimento e nos acompanha ao longo do nosso desenvolvimento e da própria carreira. Existem momentos mais importantes do que outros: são aqueles em que se impõe uma tomada de decisão, uma escolha. Não existem idades nem momentos certos para fazermos escolhas, que são difíceis. Um projeto de vida é algo inacabado que deve, pode ser revisto e alterado todas as vezes que for necessário. Desistir de um curso a meio ou mudar de profissão não é tarefa fácil para ninguém. É uma nova escolha tão ou mais difícil como a que a antecedeu.
O papel que os pais/família poderão desempenhar é importantíssimo! Orientar é guiar, não significa escolher pelo seu filho ou escolher para ele. É estar presente, é motivar, é realçar os aspetos positivos do seu filho, é apoiar as suas opções, ser capaz de encorajar a sua autonomia para que este tenha mais condições de tomar uma decisão ponderada, coerente e refletida. O mais importante não é o jovem ser capaz de dizer “eu quero ser médico”, por exemplo. O essencial mesmo é o processo em si e a forma como o jovem se implica e participa, com o objetivo de se descobrir e de construir um projeto para si.
Escolher um percurso académico nem sempre é tarefa fácil, sobretudo quando existem múltiplas alternativas. Quando se trata de decidir sobre o seu futuro escolar e profissional, os nossos jovens necessitam muitas vezes da ajuda de um técnico especializado que, com os conhecimentos, os instrumentos e técnicas adequados, os oriente no processo de tomada de decisão.
A Orientação Escolar e Profissional tem como objetivo principal conduzir o jovem num processo de autoconhecimento, ajudando-o na descoberta dos seus interesses, aptidões e caraterísticas de personalidade. No final de um processo, o jovem deverá conseguir reunir um conjunto de informações relativas às suas possibilidades, sobre quem é, pelo que se interessa, o que é capaz de fazer, as oportunidades, as alternativas, o trabalho, a carreira. O jovem é sempre o “ator” principal, agente ativo e responsável pela tomada de decisão, sendo o psicólogo impulsionador do processo, ajudando-o na criação de competências para uma tomada de decisão planeada, consciente e realista.
Para a concretização destes objetivos, no presente ano letivo, o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva iniciou já as sessões de Orientação Escolar destinadas a todos os alunos do 9.º ano. As mesmas serão dinamizadas ao longo do ano pela Psicóloga do SPO, Cidália Ribeiro, com atividades diversas desenvolvidas quinzenalmente. A intervenção será realizada em articulação com o(a) diretor(a) de turma. Durante o 3.º período, serão realizadas entrevistas individuais com os alunos que participarem nas sessões.
Especialmente aos nossos alunos do 9.º ano desejamos uma boa caminhada que iniciámos juntos. Que os vossos sonhos se concretizem em projetos! 

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Ação de Sensibilização - “A Intervenção Precoce dos 0 aos 6 anos”


No dia 23 de novembro, a  Equipa Local de Intervenção Precoce de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Rodão,  conjuntamente com o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, organizou uma ação de sensibilização subordinada ao tema  “A Intervenção Precoce dos 0 aos 6 anos”, tendo sido abordada a importância da Intervenção Precoce na Infância, assim como o seu enquadramento legislativo. A atividade decorreu no auditório do referido Agrupamento e suscitou uma grande adesão, contando com a presença dos elementos das equipas de Intervenção Precoce (IP) do distrito de Castelo Branco, diretores de agrupamentos de escolas, coordenadores de departamentos de Educação Especial, educadoras de infância, professores de Educação Especial, representantes da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), médicos, enfermeiros, técnicos de serviço social e famílias, envolvendo um total de cerca de 100 pessoas.

http://afonsopaiva.pt/index.php/noticias?start=25

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Rastreio – Por uma melhor qualidade de vida na adolescência

No âmbito do projeto “Viver melhor – Promoção da qualidade de vida na Adolescência”, ao longo do mês de novembro, a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco realizou, na Escola Básica Afonso de Paiva, um rastreio junto dos alunos do 3.º ciclo, com a finalidade de diagnosticar e prevenir problemas relacionados com o excesso de peso e uma alimentação desequilibrada.

As ações desenvolvidas incluíram a medição do índice de massa corporal (IMC), um rastreio de glicemia e a avaliação da tensão arterial. Posteriormente, será feito um estudo que terá como objetivo o levantamento das necessidades dos jovens e, se necessário, posterior seguimento dos mesmos em consulta.


A promoção da saúde infantil e juvenil é uma das prioridades do AE Afonso de Paiva e, nesse sentido, congratulamo-nos por poder contar com a colaboração de diversas entidades com as quais trabalhamos em parceria para informar, prevenir e intervir precocemente em diversas áreas da saúde. Agradecemos o contributo fundamental da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco que, desde o ano letivo transato, tem desenvolvido com regularidade importantes ações neste Agrupamento.

http://afonsopaiva.pt/index.php/noticias?start=25

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Ações de sensibilização para o Programa “+Contigo”

Este ano, a Coordenação do Programa da Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, na sequência de uma parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco (UCCCB), irá implementar, na escola-sede, o Programa “+Contigo”.
Este programa tem como principais objetivos a promoção da saúde mental e a prevenção de comportamentos suicidários em adolescentes do 3.º ciclo e secundário e é dinamizado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), contando, entre outros, com o apoio da Direção-Geral da Saúde.
Prevenir comportamentos autodestrutivos e o suicídio, combater o estigma criado em torno da saúde mental e criar uma rede de atendimento nesta área são as grandes apostas deste projeto.

Com o intuito de, numa primeira fase, informar e sensibilizar os professores a lecionar o 8.º ano (nível de ensino em que será, para já, aplicado), bem como os encarregados de educação dos respetivos alunos, esteve na EB Afonso de Paiva, no dia 19 de novembro, um dos responsáveis por este programa. Nas duas sessões que desenvolveu, este apresentou as linhas orientadoras, explicou as etapas pelas quais o mesmo será desenvolvido ao longo deste ano letivo e abordou a temática do comportamento suicidário.

http://afonsopaiva.pt/index.php/noticias?start=25

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Dá um sorriso à tua mão


No dia 15 de novembro, comemorou-se o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa. Para celebrar esta data tão importante para a Comunidade Surda, a equipa da EREBAS dinamizou, ao longo do dia 16, várias atividades no âmbito da Língua Gestual Portuguesa (LGP). Toda a comunidade escolar do Agrupamento Afonso de Paiva teve a oportunidade de desenhar a sua mão e dar-lhe um sorriso, num painel colocado na entrada principal, representando com um conjunto de mãos sorridentes o entusiasmo de todos!
A educação inclusiva constitui um dos grandes desafios que se coloca à escola e as crianças e os jovens com necessidades educativas especiais são uma das prioridades deste Agrupamento. Assim, a Biblioteca Escolar (BE) e o Departamento de Educação Especial (DEE), em colaboração e articulação curricular, iniciaram este ano um projeto de intervenção: “Saber Ler+”, no âmbito da iniciativa nacional da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) “Todos Juntos Podemos Ler”. E foi igualmente inserido neste projeto que os alunos do 1.º ano da EB Afonso de Paiva se deslocaram à BE Afonso de Paiva para assistirem a uma história em LGP. Aprenderam alguns gestos, em particular os gestos das cores, e ficaram ainda a conhecer os elementos da equipa da EREBAS e o que estes fazem. Foi também realizado, durante o período da tarde, um intercâmbio com antigos alunos da EREBAS que atualmente frequentam a Escola Secundária Amato Lusitano.
Para finalizar as comemorações desta data, os alunos do 3.º ano da EB Afonso de Paiva juntaram-se aos atuais e antigos alunos da EREBAS, bem como a toda a equipa, para degustar um bolo alusivo à data e cantar os parabéns!

Corta-Mato Escolar Afonso de Paiva

Na próxima quarta-feira, dia 16 de dezembro, pelas 10:00 horas, vai realizar-se, na Zona de Lazer de Castelo Branco, o Corta-Mato Escolar organizado pelo grupo de Educação Física do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva.
Este grande evento desportivo contará com a participação de 415 alunos de diversas escolas do Agrupamento, nomeadamente, dos 2.º e 3.º ciclos da EB Afonso de Paiva e do 1.º ciclo das escolas básicas Afonso de Paiva, São Tiago, Sarzedas e Salgueiro do Campo. Pela primeira vez este ano, participam alunos a frequentar o 3.º ano de escolaridade, nascidos em 2007. Para estes alunos, serão realizadas duas provas extra, esperando-se que esta oportunidade sirva de motivação para participações futuras em atividades desta natureza.
Além da promoção do desporto, de estilos de vida saudáveis, do convívio e da proximidade entre os elementos da comunidade escolar, os 6 primeiros classificados nos escalões etários de Infantis A, Infantis B, Iniciados e Juvenis (masculinos e femininos) ficarão apurados para o Corta-Mato Distrital Escolar, a realizar no dia 28 de janeiro de 2016, em Castelo Branco.
A fim de garantir as melhores condições para a realização das provas, a Organização conta com o apoio da Cruz Vermelha Portuguesa, que terá uma equipa de socorristas no local, e da Câmara Municipal de Castelo Branco, que disponibilizou os espaços e infraestruturas onde irão decorrer as provas.

Vamos todos apoiar os nossos jovens e as nossas crianças neste grande momento desportivo! 

http://afonsopaiva.pt/index.php/noticias?start=5

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Associação de Pais do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva tem nova direção

Após quase três anos de inatividade, na passada quinta-feira, dia 3 de dezembro, tomou posse a nova direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, no auditório da sede do agrupamento.
A nova associação pretende defender e representar os interesses de todos os alunos deste agrupamento, razão pela qual é composta por pais de alunos de todos os  ciclos de ensino (pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos) e distribuídos pela maioria das escolas do agrupamento.
Terá como objetivo primordial fomentar a participação de todos os pais e fazer da escola um espaço de todos e para todos, para que os pais passem a acompanhar, mais de perto, a educação dos seus filhos.
A associação pretende ser inclusiva, dinâmica e aberta a todos os Pais e Encarregados de Educação, razão pela qual apela à participação de todos, podendo ser contactada  através do endereço apeeafonsopaiva@gmail.com ou brevemente com divulgação das iniciativas e notícias no menu “Acontece - Associação de Pais”, na página do Agrupamento.

Na sessão de tomada de posse, esteve presente a Subdiretora do Agrupamento de Escolas, que não só disponibilizou toda a ajuda necessária, como também apelou ao trabalho conjunto entre as duas entidades.

http://afonsopaiva.pt/index.php/noticias?start=10

Prémios de Mérito 2014-2015

O dia 4 de novembro foi marcante para a Comunidade Educativa do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva. Nesse dia, foram homenageados os alunos que se destacaram pelo seu aproveitamento escolar de excelência no ano letivo 2014-2015, do 4.º ao 9.º ano de escolaridade, numa cerimónia que contou com a presença dos alunos premiados e respetivas famílias, professores e pessoal não docente. 
A sessão de abertura foi presidida
pelo Diretor do Agrupamento, Prof. Rui Duarte, com a presença da Subdiretora, Prof.ª Zélia Magueijo, e do Presidente do Conselho Geral, Prof. Leopoldo Rodrigues. Seguiu-se um momento musical protagonizado por alunos do Ensino Articulado de Música, que interpretaram diversas peças musicais para guitarra, saxofone e acordeão. A qualidade das interpretações em muito contribuiu para enriquecer esta cerimónia marcada pela emoção e relação de proximidade com a comunidade. A Direção do AE Afonso de Paiva agradece a colaboração do Conservatório Regional de Castelo Branco, que possibilitou esse momento tão gratificante para todos.
Seguiu-se o momento alto do dia: o reconhecimento público do mérito dos alunos, traduzido nas palavras do Diretor do Agrupamento e do Presidente do Conselho Geral, que destacaram a importância da escola e da dedicação de todos para uma educação de qualidade. O Presidente do Conselho Geral valorizou as atitudes subjacentes aos resultados dos alunos: a qualidade do serviço educativo prestado, a entrega e a capacidade de trabalho dos alunos, a prioridade dada à escola e às aprendizagens, bem como o fundamental envolvimento das famílias. O Diretor do Agrupamento sublinhou o empenho e o trabalho de qualidade de todos – alunos, pessoal docente e não docente, pais e encarregados de educação – elogiando a grande capacidade de iniciativa, qualidade e dinamismo de todos os jardins de infância e escolas do Agrupamento, bem como o papel decisivo dos alunos, pelo seu excelente trabalho, e dos pais e encarregados de educação, pelo seu esforço e incentivo junto dos filhos/educandos para superarem objetivos, vencerem os desafios e atingirem excelentes resultados escolares, contribuindo para uma melhor educação.
Por fim, os alunos homenageados foram chamados para receberem, das mãos do Diretor, dos professores titulares e dos diretores de turma, os merecidos prémios e diplomas, reconhecendo-se, desta forma simbólica, o mérito académico e pessoal dos alunos.
O convívio continuou com um lanche oferecido pela Direção, o que possibilitou que a proximidade e o diálogo se aprofundassem. Nos rostos e nas palavras ressaltavam sentimentos comuns: orgulho e alegria pelo fruto da dedicação e o desejo de continuar a trabalhar pela escola e pelo futuro que construímos diariamente juntos. 

http://afonsopaiva.pt/index.php/noticias?start=50

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Dia Internacional da UNICEF

A UNICEF (United Nations Children's Fund - Fundo das Nações Unidas para a Infância) é um órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem como objetivo fomentar a defesa dos direitos das crianças e contribuir para o desenvolvimento destas.
Celebra-se a dia 11 de dezembro o Dia Internacional da UNICEF pois foi neste dia que se fundou este organismo, em 1946. Na sua origem esteve o desejo de ajudar as crianças europeias que sentiram na pele a crueldade da 2ª Guerra Mundial. Hoje em dia a UNICEF está em 191 países e territórios do mundo, tendo a sua sede em Nova Iorque.

Adaptado de www.calendarr.com

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Dia Internacional dos Direitos Humanos

 A data visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e pôr um fim a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.

Comemoração do Dia dos Direitos Humanos

A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de Dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Esta declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.
A Declaração Universal dos Direitos do Homem enumera os direitos humanos básicos que devem assistir a todos os cidadãos.
Este dia é um dos pontos altos na agenda das Nações Unidas, decorrendo várias iniciativas a nível mundial de promoção e defesa dos direitos do homem.
O dia 10 de dezembro é também marcado pelo entrega do Prémio Nobel da Paz.
Comemoração do Dia dos Direitos Humanos em Portugal
Em Portugal, a Assembleia da República reconheceu a grande importância da Declaração Universal dos Direitos do Homem ao aprovar, em 1998, a Resolução que vigora até hoje, na qual deixou instituído que o dia 10 de dezembro deveria ser considerado o Dia Nacional dos Direitos Humanos.

Adaptado de www.calendarr.com

sábado, 5 de dezembro de 2015

Dia Internacional do Voluntariado

Esta data tem como objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.

A data foi proclamada em dezembro de 1985 pelas Nações Unidas.

Voluntariado em Portugal

Em Portugal, o voluntariado tem vindo a aumentar, tanto ao nível das organizações que promovem o voluntariado, como a nível da quantidade de voluntários existentes.
Ainda assim, o número de voluntários em Portugal é reduzido, se comparado à média europeia.


O voluntariado é um ato de cidadania, sendo cada vez mais uma componente importante no percurso de vida das pessoas, contribuindo para reduzir as disparidades sociais e para promover a necessidade e o dever de ajudar o próximo. Para o voluntário é também um ato recompensador, ajudando a alcançar o sentimento de auto-realização.

Adaptado de www.calendarr.com

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla

O que é a Esclerose Múltipla?
É uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afeta o sistema nervoso central. Surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade e tem maior incidência nas mulheres do que nos homens.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2.500.000 pessoas com esclerose múltipla.
Em Portugal a estimativa desta doença é de 5.000 doentes.

Sintomas da Esclerose Múltipla

  • Alterações da sensibilidade
  • Fadiga
  • Dor
  • Alterações urinárias e intestinais
  • Alterações cognitivas
  • Alteração de humor e depressão
  • Perda da força muscular nos braços e nas pernas
  • Neurite ótica

Adaptado de www.calendarr.com


Dia da Bolacha

Ora aqui está um excelente Dia para os mais gulosos: o Dia da Bolacha!
Este doce dia é celebrado pelo mundo fora com o intuito de homenagear uma das grandes delícias à disposição do paladar humano: a bolacha. A origem do Dia da Bolacha é incerta mas encontram-se referências a este dia no Dicionário da Rua Sésamo, que data de 1980, sendo o Monstro das Bolachas o seu promotor.

Algumas sugestões para o Dia da Bolacha são:
  • Fazer bolachas com os pais e amigos (sempre com a presença de um adulto)
  • Fazer bolachas caseiras para oferecer no Natal
  • Dar bolachas aos amigos e colegas
  • Experimentar novos tipos/sabores de bolachas
  • Rever vídeos do Monstro das Bolachas ou episódios da Rua Sésamo com os filhos
  • Partilhar imagens do Monstro das Bolachas e deste dia na internet.
Mas, MUITA ATENÇÃO: não se esqueçam que o consumo de bolachas, tal como de qualquer outra guloseima, deve ser moderado, pois estas provocam cáries e promovem o aparecimento de doenças como a diabetes e a obesidade!

Adaptado de www.calendarr.com





quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica

Este dia foi criado pela Organização Mundial de Saúde em prol dos portadores de alergias crónicas.




Alergia crónica: o que é?

A alergia crónica é uma hipersensibilidade imunológica, ou seja, é uma forte resposta do sistema imunológico a uma qualquer substância estranha para o organismo. Sinusite, rinite e asma são algumas das alergias mais frequentes.

Sintomas de alergia

Os sintomas das alergias são de natureza diversa. Entre eles:

  • comichão (olhos, garganta, nariz)
  • olhos a lacrimejar
  • tosse
  • espirros
  • nariz obstruído
  • corrimento nasal
  • urticária
  • erupções cutâneas
  • falta de ar

Tratamento de alergia crónica

O alérgico, ou “atópico” (o nome técnico dado ao portador de alergia), é submetido a tratamentos medicamentais (anti-histamínicos e corticoides) no tratamento da alergia, devendo ser afastado da origem da alergia.

Adaptado de www.calendarr.com

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.
A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.
Cada ano, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, tem um tema específico, que pauta as atividades e eventos deste dia. A realização de concursos (de cartazes ou frases) é um exemplo de atividades levadas a cabo neste dia, com o fim de consciencializar a população da importância da integração das pessoas portadoras de deficiência na sociedade.
Adaptado de www.calendarr.com
A "deficiência" na literatura infanto-juvenil: