Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Projeto de solidariedade - Papel por Alimentos

Os alunos da turma do 5.º 2 da Escola Básica Afonso de Paiva, juntamente com alguns encarregados de educação e professores, estiveram, no passado dia 15 de dezembro, no armazém do Banco Alimentar de Castelo Branco, onde fizeram a segunda entrega de papel no âmbito do projeto "Papel por alimentos".

Esta iniciativa, que irá decorrer na EB Afonso de Paiva ao longo do ano letivo, tem sido dinamizada pelos alunos da turma do 5.º 2, sob a coordenação do respetivo diretor de turma, Jorge Cardoso, e enquadra-se nas atividades programadas para as aulas de Oferta Complementar de Escola (Educação para a Cidadania), designadamente para o desenvolvimento do temaVoluntariado e educação para a cidadania”.
 Com este projeto, os alunos visam recolher todo o tipo de papel, a fim de este ser doado ao Banco Alimentar de Castelo Branco que, posteriormente, o poderá trocar por alimentos. Com a colaboração dos professores de Educação Visual e de Português, os alunos começaram por construir ecopontos situados em diversos locais da escola-sede e leram um comunicado em todas as salas, apelando à participação de todos. É com muita satisfação que se tem verificado um forte envolvimento da comunidade escolar, tendo já havido, até ao momento, a recolha de 563 kg de papel.
A turma agradece a toda a comunidade escolar a colaboração neste projeto e aos encarregados de educação pela disponibilidade para transportar os alunos e o papel até ao Banco Alimentar de Castelo Branco.

Sem comentários: