Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Ações de sensibilização para o Programa “+Contigo”

Este ano, a Coordenação do Programa da Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, na sequência de uma parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco (UCCCB), irá implementar, na escola-sede, o Programa “+Contigo”.
Este programa tem como principais objetivos a promoção da saúde mental e a prevenção de comportamentos suicidários em adolescentes do 3.º ciclo e secundário e é dinamizado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), contando, entre outros, com o apoio da Direção-Geral da Saúde.
Prevenir comportamentos autodestrutivos e o suicídio, combater o estigma criado em torno da saúde mental e criar uma rede de atendimento nesta área são as grandes apostas deste projeto.

Com o intuito de, numa primeira fase, informar e sensibilizar os professores a lecionar o 8.º ano (nível de ensino em que será, para já, aplicado), bem como os encarregados de educação dos respetivos alunos, esteve na EB Afonso de Paiva, no dia 19 de novembro, um dos responsáveis por este programa. Nas duas sessões que desenvolveu, este apresentou as linhas orientadoras, explicou as etapas pelas quais o mesmo será desenvolvido ao longo deste ano letivo e abordou a temática do comportamento suicidário.

http://afonsopaiva.pt/index.php/noticias?start=25

Sem comentários: