Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


O Departamento de Educação Especial do AE Afonso de Paiva assinalou este dia, procurando sensibilizar para uma melhor aceitação e adaptação da sociedade à pessoa com deficiência.
A comemoração teve duas fases. Numa primeira abordagem, o dia foi assinalado, no nosso Agrupamento, através da atribuição de outros nomes às salas de aula e a outros espaços escolares, tendo sido cada um deles associado a celebridades com algum tipo de incapacidade/deficiência. Toda a comunidade escolar teve ainda a oportunidade de visualizar um vídeo com mensagens inspiradoras acerca da problemática da deficiência.
A comemoração formal decorreu no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Castelo Branco, tendo sido dinamizada por todos os agrupamentos de escolas da nossa cidade e pelo CRTIC de Castelo Branco. Contámos com a colaboração da APPACDM e igualmente com a participação especial da Dr.ª Ana Paula Monteiro (DGEstE - Lisboa), que abordou o tema “Políticas Educativas para a Educação Especial”.
No IPDJ, a Afonso de Paiva apresentou um pequeno filme intitulado “Unidade de Ensino Estruturado: a magia da nossa sala”, elaborado pelas professoras Aida Belo e Filomena Camelo, da Unidade de Ensino Estruturado, com a colaboração das técnicas Isabel Cavadas e Liliana Lucas. A referida Unidade promove a inclusão de alunos com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) em estruturas regulares do ensino básico.
De seguida, tivemos o prazer de ouvir a Mariana Pires, que frequenta o 8.º ano. Acompanhada na guitarra pela aluna Diana Brites, do 9.º ano, a Mariana interpretou duas canções ensaiadas no âmbito das atividades do Clube de Música da nossa escola: “Quero-te dizer”, de Alberto Índio; eNão é verdade”, de Carolina Deslandes. Seguidamente, o Miguel Ribeiro, da turma de 8.º ano do ensino artístico especializado da música, encantou-nos com a sua interpretação na viola de arco, brindando-nos com as melodias “A estrelinha” e “O coro dos caçadores”, do compositor Carl Maria von Weber.

As atividades decorreram de forma muito satisfatória e de acordo com as expetativas. Foi uma experiência enriquecedora e consideramos que contribuímos para a construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva, lembrando a todos que “o que nos faz especiais são as nossas diferenças.”

http://afonsopaiva.pt/index.php/noticias?start=10

Sem comentários: