Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Projeto (In)dependências – Prevenção de consumo de tabaco e álcool na Comunidade Escolar

Na sequência de uma parceria estabelecida com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco, o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva irá participar, no presente ano letivo, no “Projeto (In)dependências”, que visa “promover a saúde e prevenir hábitos tabágicos e alcoólicos nas comunidades educativas, através do aumento da capacitação/ empoderamento das diferentes populações-alvo, de modo a contribuir para a tomada de decisão consciente e responsável” (in “Programa Nacional de Saúde Escolar/Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Tabagismo”, ARS).
Nesta fase de implementação do projeto, estão abrangidos os alunos de 5.º, 8.º e 9.º ano, aos quais foi solicitado, no início do mês de dezembro, o preenchimento de um inquérito online, sob anonimato, com questões relacionadas com aquelas áreas de intervenção. Posteriormente, o Programa contemplará diversas iniciativas, tais como sessões de esclarecimento, concursos e trabalhos de pesquisa.

Sem comentários: