Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
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Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

sábado, 19 de dezembro de 2015

Orientação Escolar e Profissional / Decisão Vocacional: Rumo ao Futuro

Ao longo de 20 anos de experiência e intervenção com jovens, não raras vezes me confrontei com as suas dúvidas e inseguranças; questões como “o que será melhor para mim?”, “o que devo escolher?”, “quando era pequeno(a) queria uma coisa e agora quero outra”, ”sinto-me confuso”, “eu quero mesmo este curso, mas os meus pais acham que não é adequado para mim”... Ao chegarem ao 9.º ano de escolaridade, surge a necessidade de efetuar uma escolha, e muitos jovens não se sentem preparados para esse passo. Nesta realidade exigente e competitiva, a questão da decisão vocacional é fulcral e de grande responsabilidade, porque se trata, para o jovem, de preparar o seu futuro.
Num mundo de incertezas e de flutuações, a carreira profissional tem de ser vista e vivida de modo flexível, uma vez que aquele contexto em que uma pessoa era admitida num determinado emprego e nele permanecia até se reformar é algo que se encontra em processo de mudança; as próprias qualificações exigidas pelo mercado de trabalho sofrem rápidas alterações, tal como as profissões a que dizem respeito.
Construir uma identidade (como adulto) significa ser capaz de perceber e assimilar as diferenças entre os valores, necessidades e expetativas próprios e os dos outros. A formação da identidade começa com a capacidade de realizar esta distinção. Se os os adolescentes não forem capazes de ultrapassar esta tarefa da adolescência, então, também não serão capazes de se percecionarem como capazes de efetuar uma tomada de decisão relativamente a um curso/profissão. A construção de um projeto escolar/profissional é simultaneamente a construção de um projeto de vida, conhecermo-nos a nós próprios, explorando os nossos valores, aptidões e interesses, bem como estar disponível para a tarefa de exploração relativa ao sistema de ensino, com as suas ofertas específicas, o mundo do trabalho e das profissões.
Este conhecimento é parte integrante do processo de escolha e surge da reflexão efetuada para perceber quais são os nossos valores, interesses, aptidões e nos ajudar a pensar sobre quem queremos ser no futuro, na construção de um projeto e na descoberta de si mesmo.
A Orientação Escolar e Profissional é, assim, um processo que se inicia desde o nascimento e nos acompanha ao longo do nosso desenvolvimento e da própria carreira. Existem momentos mais importantes do que outros: são aqueles em que se impõe uma tomada de decisão, uma escolha. Não existem idades nem momentos certos para fazermos escolhas, que são difíceis. Um projeto de vida é algo inacabado que deve, pode ser revisto e alterado todas as vezes que for necessário. Desistir de um curso a meio ou mudar de profissão não é tarefa fácil para ninguém. É uma nova escolha tão ou mais difícil como a que a antecedeu.
O papel que os pais/família poderão desempenhar é importantíssimo! Orientar é guiar, não significa escolher pelo seu filho ou escolher para ele. É estar presente, é motivar, é realçar os aspetos positivos do seu filho, é apoiar as suas opções, ser capaz de encorajar a sua autonomia para que este tenha mais condições de tomar uma decisão ponderada, coerente e refletida. O mais importante não é o jovem ser capaz de dizer “eu quero ser médico”, por exemplo. O essencial mesmo é o processo em si e a forma como o jovem se implica e participa, com o objetivo de se descobrir e de construir um projeto para si.
Escolher um percurso académico nem sempre é tarefa fácil, sobretudo quando existem múltiplas alternativas. Quando se trata de decidir sobre o seu futuro escolar e profissional, os nossos jovens necessitam muitas vezes da ajuda de um técnico especializado que, com os conhecimentos, os instrumentos e técnicas adequados, os oriente no processo de tomada de decisão.
A Orientação Escolar e Profissional tem como objetivo principal conduzir o jovem num processo de autoconhecimento, ajudando-o na descoberta dos seus interesses, aptidões e caraterísticas de personalidade. No final de um processo, o jovem deverá conseguir reunir um conjunto de informações relativas às suas possibilidades, sobre quem é, pelo que se interessa, o que é capaz de fazer, as oportunidades, as alternativas, o trabalho, a carreira. O jovem é sempre o “ator” principal, agente ativo e responsável pela tomada de decisão, sendo o psicólogo impulsionador do processo, ajudando-o na criação de competências para uma tomada de decisão planeada, consciente e realista.
Para a concretização destes objetivos, no presente ano letivo, o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva iniciou já as sessões de Orientação Escolar destinadas a todos os alunos do 9.º ano. As mesmas serão dinamizadas ao longo do ano pela Psicóloga do SPO, Cidália Ribeiro, com atividades diversas desenvolvidas quinzenalmente. A intervenção será realizada em articulação com o(a) diretor(a) de turma. Durante o 3.º período, serão realizadas entrevistas individuais com os alunos que participarem nas sessões.
Especialmente aos nossos alunos do 9.º ano desejamos uma boa caminhada que iniciámos juntos. Que os vossos sonhos se concretizem em projetos! 

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