Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Rastreio – Por uma melhor qualidade de vida na adolescência

No âmbito do projeto “Viver melhor – Promoção da qualidade de vida na Adolescência”, ao longo do mês de novembro, a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco realizou, na Escola Básica Afonso de Paiva, um rastreio junto dos alunos do 3.º ciclo, com a finalidade de diagnosticar e prevenir problemas relacionados com o excesso de peso e uma alimentação desequilibrada.

As ações desenvolvidas incluíram a medição do índice de massa corporal (IMC), um rastreio de glicemia e a avaliação da tensão arterial. Posteriormente, será feito um estudo que terá como objetivo o levantamento das necessidades dos jovens e, se necessário, posterior seguimento dos mesmos em consulta.


A promoção da saúde infantil e juvenil é uma das prioridades do AE Afonso de Paiva e, nesse sentido, congratulamo-nos por poder contar com a colaboração de diversas entidades com as quais trabalhamos em parceria para informar, prevenir e intervir precocemente em diversas áreas da saúde. Agradecemos o contributo fundamental da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco que, desde o ano letivo transato, tem desenvolvido com regularidade importantes ações neste Agrupamento.

http://afonsopaiva.pt/index.php/noticias?start=25

Sem comentários: