Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

domingo, 12 de novembro de 2017

“À roda dos alimentos” – Um dia repleto de atividades na EB São Tiago

No 16 de outubro de 2017, os alunos da Escola Básica de São Tiago comemoraram o Dia Mundial da Alimentação, que se encontra integrado no projeto Jardim-Horta. Esta celebração teve como objetivo principal sensibilizar as crianças para a necessidade do consumo de fruta.
As atividades tiveram lugar na biblioteca escolar de São Tiago e constaram, numa primeira etapa, da projeção do filme da RTP 2 “Vitaminas, sais minerais e tudo mais!”, da apresentação da roda dos alimentos, destacando-se o sector da fruta, de diálogos, de uma dramatização (vendedora de fruta) e do contacto direto com os frutos naturais. Mais tarde, foi apresentada a história animada “A surpresa de Handa”, de Eileen Browne, dando a conhecer às crianças outras culturas e alguns frutos tropicais. Durante a sessão, houve lugar a dois momentos musicais. O primeiro deles, através da audição da canção “Comer fruta” de Sónia Araújo e o segundo através da entoação da canção adaptada do poema “Frutos” de Eugénio de Andrade. Finalmente, organizou-se a brigada da fruta (6 alunos do 4.º ano) que irá registar o consumo diário de fruta por todos os alunos da escola.
Em sala de aula, as crianças elaboraram cestas com frutos variados e escreveram um slogan alusivo ao tema. Para concluir o evento, produziram arte com frutos em painéis criativos.
Este trabalho representou o ponto de partida para a concretização do projeto atrás referido, tendo sido do agrado de toda a comunidade educativa envolvida.
-----

Mais fotografias em (publicação de 29/10/2017): Facebook Afonso de Paiva






Sem comentários: