Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

O Projeto “+Contigo” voltou à Escola

Mais uma vez, este ano, na sequência de uma parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco (UCCCB), irá ser implementado, na escola-sede do Agrupamento, o Projeto “+Contigo”.
Este programa, que apresenta como principais objetivos a promoção da saúde mental e a prevenção de comportamentos suicidários em adolescentes do 3.º ciclo e secundário, é dinamizado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), contando, entre outros, com o apoio da Direção-Geral da Saúde.
Prevenir comportamentos autodestrutivos e o suicídio, combater o estigma criado em torno da saúde mental e criar uma rede de atendimento nesta área são as grandes apostas deste projeto.
A implementação do Projeto na Escola divide-se em várias etapas que passam pela sensibilização da comunidade educativa, a aplicação de inquéritos e a intervenção com os alunos, em contexto de sala de aula, com base num guião de intervenção (metodologia expositiva, interrogativa e interativa e jogos psicoterapêuticos). Poderá haver também, em caso de deteção de situações de risco, a articulação com as entidades envolvidas no sentido de iniciar o acompanhamento dos alunos. O Dia do Projeto será, tal como em anos anteriores, celebrado com uma atividade de convívio e animação entre as turmas envolvidas.
A primeira fase iniciou-se no dia 18 de outubro com uma pequena sessão de sensibilização dos professores envolvidos e as sessões com os alunos terão lugar logo na semana seguinte e prolongar-se-ão por todo o ano letivo.



Sem comentários: