Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

sábado, 18 de novembro de 2017

Dia Mundial da Bondade

No Dia Mundial da Bondade, que se comemorou no dia 13 de novembro, relembramos a importância

da generosidade e de ajudar os outros. Saiba como pode incutir a bondade nos seus filhos desde cedo, para que eles se transformem em melhores adultos.

Uma criança generosa, bondosa e gentil será certamente um adulto de sucesso no futuro. Além disso, são valores que contribuirão para o desenvolvimento de uma autoestima saudável.

1. Ensinar o valor da gratidão.
"Por favor" e "obrigada" são palavras que as crianças devem aprender desde cedo. E o primeiro passo para que sentimentos como a bondade e compaixão venham ao de cima.

2. Ser solidário.
Ajudar os outros e o valor da partilha devem ser ensinados desde a infância. Em família, leve os seus filhos a participarem em projetos de solidariedade social. O exemplo através dos pais é a melhor forma de incentivar as crianças a envolverem-se na ajuda ao próximo.

3. Gerir as suas emoções.
Controlar as emoções é meio caminho andado para que elas aprendam a ser benevolentes, e também uma forma de respeitar o outro.

4. Participar em tarefas.
Envolva o seu filho nas tarefas lá de casa. Elas gostam de ajudar e, no final, virá ao de cima um sentimento de dever cumprido. Valorize essa atitude e demonstre que toda a ajuda tem sempre uma recompensa no final, principalmente ao nível emocional.

5. Aprender a pedir desculpa.
Saber reconhecer os seus erros e pedir desculpa é essencial para o desenvolvimento da personalidade da criança, assim como fará dela um adulto melhor.

6. Atos de bondade.
Ensine aos seus filhos pequenos gestos, como abrir a porta para dar passagem a outra pessoa, ajudar um idoso a atravessar a passadeira... Aos poucos, o ato de ajudar irá tornar-se em algo natural e espontâneo.






Retirado de http://lifestyle.sapo.pt/familia/crianca/artigos/como-incutir-a-bondade-nas-criancas?utm_source=facebook&utm_medium=Web&utm_campaign=sapo_rs

Sem comentários: