Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

sábado, 4 de novembro de 2017

Programa de Promoção e Educação para a Saúde

“Educar para a Saúde em contexto escolar consiste em dotar as crianças e jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental, bem como a saúde dos que os rodeiam, conferindo-lhes assim um papel interventivo.
(...)
As escolas do nosso Agrupamento, tal como não poderia deixar de ser, são também Escolas Promotoras da Saúde. O programa por elas desenvolvido, e que abrange áreas como a educação alimentar e a atividade física, os afetos e a educação para a sexualidade, prevenção do consumo de substâncias psicoativas, a higiene e segurança e a educação para as diferenças e para a cidadania, depende, em grande parte, do apoio e das parcerias estabelecidas com instituições como a Unidade Local de Saúde, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco, o Instituto Português do Desporto e da Juventude, o Centro de Respostas Integradas, entre outros. Os Encarregados de Educação ligados à área da Saúde têm também contribuído com palestras, campanhas, ações de informação e de sensibilização. (...)

Sem comentários: