Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

E a Terra Tremeu…

O tremor de terra virtual que se registou no passado dia 13 de outubro, às 10 horas e 13 minutos, envolveu os alunos do primeiro ciclo num exercício de atuação, em caso de sismo, à escala nacional.
A convite do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva aderiu à dinamização da iniciativa “A Terra Treme”, enquadrada nos objetivos da Declaração de Sendai e das medidas enunciadas para a Redução do Risco de Desastre 2015-2030. Desta forma, “A Terra Treme” foi um exercício de sensibilização para o risco sísmico, com a duração de um minuto, que se realizou no Dia Internacional para a Redução de Catástrofes instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), com as turmas do primeiro ciclo do ensino básico.
(...)
Os nossos alunos e alunas, previamente instruídos pelos seus professores e professoras, foram exímios no cumprimento dos objetivos e, em menos de um minuto, todos tinham realizado os três gestos básicos e encontravam-se, devidamente protegidos, debaixo das suas mesas. É ainda de salientar o absoluto silêncio em que o exercício decorreu, demostrando a total ausência de pânico, essencial numa situação real.
Estão todos de parabéns, foram exemplares!





 








Sem comentários: