Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

Mostrar mensagens com a etiqueta Ação de Sensibilização - SNIPI. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ação de Sensibilização - SNIPI. Mostrar todas as mensagens

domingo, 8 de janeiro de 2017

Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI)

O SNIPI apresentou uma Ação intitulada “Sensibilização às novas práticas em IP” no dia 24 de novembro, dirigida aos docentes do Departamento de Educação Especial.
A informação partilhada centrou-se na importância de intervir precocemente, no papel das famílias, no funcionamento de uma equipa transdisciplinar e na articulação do SNIPI com o decreto lei 3/2008.
Nas considerações finais, uma homenagem à criança por Gabriela Mistral, prémio Nobel da Literatura, 1945:
“Muitas das coisas que precisamos podem esperar.
A criança não. Agora é a hora.
Os seus ossos estão a tomar forma,o seu sangue está a constituir-se,
a sua mente está a desenvolver-se.
A ela, não podemos responder amanhã’
Seu nome é ‘hoje’.”

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Ação de Sensibilização - “A Intervenção Precoce dos 0 aos 6 anos”


No dia 23 de novembro, a  Equipa Local de Intervenção Precoce de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Rodão,  conjuntamente com o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, organizou uma ação de sensibilização subordinada ao tema  “A Intervenção Precoce dos 0 aos 6 anos”, tendo sido abordada a importância da Intervenção Precoce na Infância, assim como o seu enquadramento legislativo. A atividade decorreu no auditório do referido Agrupamento e suscitou uma grande adesão, contando com a presença dos elementos das equipas de Intervenção Precoce (IP) do distrito de Castelo Branco, diretores de agrupamentos de escolas, coordenadores de departamentos de Educação Especial, educadoras de infância, professores de Educação Especial, representantes da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), médicos, enfermeiros, técnicos de serviço social e famílias, envolvendo um total de cerca de 100 pessoas.

http://afonsopaiva.pt/index.php/noticias?start=25