Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

Mostrar mensagens com a etiqueta Educação Especial. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Educação Especial. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Visita à GNR com Alunos das Unidades de Ensino Estruturado da Escola Básica de S. Tiago

 No dia 13 de novembro, os alunos das Unidades de Ensino Estruturado (UEE) da EB de S. Tiago participaram numa visita à GNR - Comando Territorial de Castelo Branco, acompanhados pelos docentes e assistentes operacionais. A atividade teve como principal objetivo promover a interação dos alunos com os agentes da GNR, além de proporcionar uma experiência de aprendizagem e integração na comunidade.

Sabe mais na página do Agrupamento e no Facebook

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

“Sê tudo o que És” e “Experiencia a Diferença”


No dia 1 de junho comemorou-se o Dia do Agrupamento. Para assinalar a efeméride, o Departamento de Educação Especial, em parceria com o SPO, desenvolveu duas atividades que se interligaram: “Sê tudo o que És” e “Experiencia da Diferença”.
Na atividade “Sê tudo o que És” foi visionado o filme “A Estrela que tu ÉS”. Após a visualização do filme, os alunos escreveram mensagens alusivas à vida, à aceitação e à forma como cada ser humano é único nas suas diferentes componentes. O resultado final traduziu-se num cartaz que foi exposto no hall de entrada da Escola Afonso de Paiva.
Num outro espaço decorreu a atividade “Experiencia a Diferença”, onde foi apresentada uma mostra de tecnologias de apoio para pessoas com limitações. Estas permitem que os indivíduos se sintam confortáveis, seguros e o mais autónomos possível. Algumas das tecnologias foram manuseadas pelos alunos.
Para a realização desta atividade contámos com a colaboração do CRTIC de Castelo Branco, a quem agradecemos a disponibilidade demonstrada.
As atividades tiveram como público-alvo alunos do 5.º ano e do 8.º ano de escolaridade, que, no decorrer das sessões, se revelaram atentos e interessados.










Adaptado de www.afonsopaiva.pt

terça-feira, 23 de maio de 2017

Um dia radical



No dia 29 de março, o grupo de E1, do Departamento de Educação Especial, realizou a atividade “E-PRATODOS – 1 dia radical”, no parque temático LOKI PARK, prevista no Plano Anual de atividades (PAA) do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva.
Nesta atividade participaram alunos do pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos com Necessidades Educativas Especiais, acompanhados pelos respetivos professores de Educação Especial. Os alunos tiveram a oportunidade de participar em atividades diversificadas e enriquecedoras naquele espaço de diversões, situado em Castelo Branco, e que proporcionou momentos de grande diversão, assegurados por um grupo de monitores que acompanharam, numa zona lúdica recheada, as atividades dos alunos, zelando pela sua segurança na utilização dos diversos equipamentos, nomeadamente, nos insufláveis gigantes, no slide, na cama elástica, nos Karts, no campo multidesportos e ainda no percurso de “arvorismo indoor”.
Esta iniciativa do departamento de educação especial visou proporcionar, aos alunos referidos, experiências diversificadas através da realização de atividades diferenciadas, que estimularam o seu desenvolvimento social, psicomotor, as suas capacidades cognitivas e percetivas e ainda a sua capacidade de comunicação e de expressão, tendo estes alunos realizado tudo de forma muito alegre e entusiástica, o que contribuiu de maneira muito agradável para a sua autonomia e estabilidade emocional e afetiva, o que nos faz acreditar que há atividades diferentes que podem fazer toda a diferença.
----
Mais fotografias em (publicação de 13/04/2017): Facebook Afonso de Paiva

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Noite ao Luar

Após o V Festival de Sopas, que decorreu no dia 20 de maio na Escola Básica Afonso de Paiva, o grupo de E1 do Departamento de Educação Especial apresentou a atividade “Noite ao Luar”, prevista no Plano Anual de Atividades (PAA) do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva. Na referida atividade, além de alunos e professores, participaram, também, outros grupos ligados à música e à dança que a nós se quiseram associar num verdadeiro espírito de partilha e colaboração.

Num primeiro momento, estiveram connosco as crianças do grupo de ballet da Escola Silvina Candeias, que nos encantaram com a graciosidade da sua atuação. Seguiu-se um grupo de ballet juvenil e outro de dança contemporânea. Por fim, a professora Catarina Miranda também nos brindou com uma peça de dança contemporânea. Seguidamente, alguns alunos do 1.º Ciclo com Necessidades Educativas Especiais e alguns colegas das suas turmas, das escolas do nosso agrupamento, numa verdadeira dinâmica de inclusão e espírito colaborativo, interpretaram a canção “O som das Cores”, de Paula Teixeira, que foi complementada com a projeção de um vídeo, produzido pelos professores, com algumas imagens do livro da referida autora. Seguidamente, um grupo de alunas dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos dançaram e encantaram com: “Part Time Lover”, “Backitup” e “Sorry”. A atividade prosseguiu com a projeção do filme “Pássaro da Alma”, uma versão feita pelo grupo de E1 com imagens do livro de MichalSnunit e texto e imagens em SPC que explicam de forma delicada e poética a relação entre a alma e nós próprios. Esta visualização traduziu-se num momento de serenidade e introspeção. Para finalizar, a professora Márcia Cernawsky trouxe-nos a dança zumba, que alegrou todos os presentes com o seu ritmo e boa disposição.
Estas atividades variadas, que envolveram toda a comunidade educativa numa dinâmica inclusiva e solidária, decorreram de acordo com o previsto e tiveram um saldo muito positivo. Fizeram-nos também recordar que “No verdadeiro trabalho de equipa o resultado é sempre superior à soma dos contributos de cada um.”
-----

Mais fotografias em (publicação de 31/05/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

segunda-feira, 31 de março de 2014

Workshop “Sobreviver ou Sobre o Viver na Escola – A resiliência na prática educativa”

No dia 22 de março, entre as 10 e as 14 horas, decorreu, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em Castelo Branco, o workshop “Sobreviver ou Sobre o Viver na Escola – A resiliência na prática educativa”, organizado pelo Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, no âmbito do respetivo plano anual de atividades, tendo, para o efeito, convidado o psicólogo Jorge Delgado, que abrilhantou o encontro com uma importante e cativante comunicação sobre o tema.

Na sessão de abertura, na qual estiveram presentes o Presidente do Conselho Geral e o Diretor do Agrupamento Afonso de Paiva, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco e a Coordenadora do Departamento de Educação Especial, todos foram unânimes em salientar a atualidade e a pertinência da temática.

O Dr. Jorge Delgado partilhou com os participantes estratégias para implementar a resiliência no dia a dia e no contexto educativo, de forma a responder às questões de um público heterogéneo, que integrou educadores, professores, assistentes operacionais, pais, alunos do ensino superior, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, terapeutas, psicólogos e um representante do Programa Escola Segura da PSP.
No final, os cerca de oitenta participantes ajudaram-nos a refletir sobre o impacto do encontro, preenchendo um registo de avaliação que lhes foi distribuído pelos organizadores. Os elogios foram numerosos e expressivos, bem como as palavras de incentivo para que o Agrupamento continuasse a aprofundar o tema, com mais tempo e numa iniciativa alargada ao público em geral.

Este evento só foi possível graças à colaboração do Diretor deste Agrupamento, professor Rui Duarte, de todos os elementos da Direção, dos diversos serviços da escola, dos assistentes operacionais, bem como a preciosa e dedicada ajuda das professoras Graça Gil, Cândida Vaz e Vanda Afonso e dos alunos da Oficina de Artes. Agradecemos igualmente o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, da Caixa de Crédito Agrícola e do Instituto Português do Desporto e Juventude de Castelo Branco.








Link para notícia sobre este assunto: