Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

Mostrar mensagens com a etiqueta Enfermagem. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Enfermagem. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 14 de junho de 2017

A Hipertensão não escolhe idades! Não dói, mas destrói.

A celebração do dia 17 de maio como o Dia Mundial da HTA (Hipertensão Arterial) foi proposta pela World Hypertension League e passou a ser comemorada a partir de 2006. Em 2013, esta entidade lançou ainda o mote a todos os países no sentido de valorar a pressão arterial da sua população. Deste modo, e atendo a que a HTA na idade pediátrica pode evoluir e lesar silenciosamente órgãos-alvo, aumentando, assim, o risco de eventos cardiovasculares neste grupo etário, a sensibilização junto dos mais jovens é uma das prioridades na ação preventiva desenvolvida pelos profissionais de saúde.
Este ano, para assinalar esta efeméride, o Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, em colaboração com o Grupo de Hipertensão Arterial da Sociedade Portuguesa de Pediatria, promoveu, na Escola Básica Afonso de Paiva, uma ação de sensibilização e um rastreio para avaliar a pressão arterial de crianças em idade escolar. A importância deste rastreio prende-se com o diagnóstico precoce e a implementação de medidas de prevenção ou retardamento da progressão da doença. Na impossibilidade de rastrear todos os alunos, foram contempladas duas turmas do 6.º ano, ficando o alerta para a importância da medição da pressão arterial em crianças.
É importante ter em conta que “A Hipertensão Arterial (HTA) em pediatria tornou-se um foco de interesse nos últimos anos, devido à constatação de um aumento da sua prevalência na criança (0-18 anos). Sabe-se que a HTA, sobretudo no adolescente, é mais frequente do que se supunha outrora e que muitos casos correspondem a formas precoces de HTA essencial. Na maioria dos casos a HTA na idade pediátrica é uma doença silenciosa e o seu diagnóstico só pode ser efetuado pela medição da pressão arterial, avaliação que se tornou recomendada em todas as crianças a partir dos 3 anos de idade.” (in, Saúde Online, http://saudeonline.pt/2017/05/17/a-hipertensao-arterial-nao-escolhe-idades/)
O Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva agradece à Unidade Local de Saúde de Castelo Branco por mais esta importante ação de promoção da saúde junto dos nossos alunos.
-----

domingo, 11 de junho de 2017

Os brinquedos dos alunos da EB Mina foram ao hospital

O Projeto Hospital Bem Crescer está integrado no Projeto de Intervenção Bem Crescer - Mal Crescer e é desenvolvido no espaço da ESALD-IPCB por alunos e professoras do Curso de Licenciatura em Enfermagem, nomeadamente, Dra. Emília Duarte e Dra. Fernanda Cruz, a quem agradecemos toda a colaboração, disponibilidade e simpatia.

“O meu brinquedo vai ao hospital” é uma das intervenções previstas, onde são desenvolvidas atividades lúdicas, em ambiente hospitalar simulado, em que as crianças levam os seus brinquedos, tornando-os clientes dos cuidados de saúde. 

Nas manhãs dos dias 8, 9 e 10 de maio foram os brinquedos dos alunos da Mina os protagonistas desta experiência. Os brinquedos “doentes”, devidamente acompanhados pelos seus donos, passaram pela sala de triagem onde foram diagnosticadas muitas “viroses”, bronquiolites, pernas e braços partidos… uma grande variedade de doenças e sintomas, que foram, posteriormente, tratados nas salas de consulta, enfermarias de pediatria, salas de medicação e tratamentos. 

Todos os brinquedos “doentes” foram gentilmente consultados pelos alunos do Curso de Enfermagem e aqueles que inspiravam mais cuidados passaram para a sala de tratamento. Houve até alguns brinquedos que vieram com pernas e braços com ligaduras e gesso e outros ainda que, devido à gravidade da “doença”, ficaram internados.

E foi assim que os alunos da Mina participaram nesta experiência que conjuga, de forma exemplar, o lúdico à aprendizagem e que concretiza plenamente o objetivo de desenvolver nas crianças competências para a gestão das suas emoções ao estarem perante situações de consultas, urgência ou internamento, desmistificando o trabalho realizado pelos profissionais de saúde, mais concretamente os enfermeiros, de forma a eliminar ou minimizar possíveis reações traumáticas causadas pelo contacto com os serviços de saúde, particularmente o hospital.
-----