Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

Mostrar mensagens com a etiqueta Dia da Mãe. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Dia da Mãe. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Um dia feliz no JI de Freixial do Campo

O Dia da Mãe foi preparado com muito afeto e empenho das crianças do Jardim de Infância de Freixial do Campo. Nesse dia tão especial, as mães foram presenteadas com leques em tecido decorado com motivos florais, postais realizados a partir da dobragem de uma for, um poema e, por fim, um diploma. Assim se cultivaram, uma vez mais, os afetos, trabalhando simultaneamente importantes competências na área das expressões – ambos fatores essenciais no desenvolvimento e na educação das crianças em idade pré-escolar.
Foi um dia feliz para todos, porque é sempre uma alegria manifestar sentimentos e dar o melhor de si a quem tem um lugar muito especial na nossa vida.
-----
Fotografias em (publicação de 08/05/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Dia da Mãe

Teve lugar, no passado dia 3 de maio, o Dia da Mãe. Por ser um dia tão especial e dizer respeito a uma das relações mais importantes na vida de cada um de nós, aqui fica a nossa menção ao mesmo.

"O Dia da Mãe é uma data comemorativa que, em Portugal, se celebra no primeiro domingo do mês de maio. Chegou a ser celebrado a 8 de dezembro, mas mudou para a nova data em homenagem à Virgem Maria, mãe de Cristo. Trata-se de uma homenagem a todas as mães e serve para reforçar e demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães.

No Dia da Mãe, os filhos costumam oferecer presentes às suas mães e preparam-lhe surpresas, de forma a mostrarem o quanto gostam delas e para agradecer todo o seu empenho e dedicação.


Origem do Dia da Mãe

Grécia Antiga

A origem do Dia da Mãe remonta às comemora
ções primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

Século XVII - Inglaterra

Celebrava-se no quarto domingo de Quaresma um dia chamado “Domingo da Mãe”, que homenageava todas as mães inglesas.

Estados Unidos

Em 1904, quando Anna Jarvis perdeu a sua mãe ficou muito triste. As suas amigas decidiram organizar uma festa em memória à sua mãe e Anna quis que a festa fosse festejada para todas as mães, vivas ou mortas. Em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson e passou e ser celebrada no primeiro domingo de Maio.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Comemoração do Dia da Mãe

O Dia da Mãe é, como todos nós sabemos, um dia muito importante. Não só para as mães que, como é por demais óbvio, são um dos pilares fundamentais da família e da educação das crianças de cada agregado familiar, mas também para os filhos e para os pais. Para os filhos, pela oportunidade de exprimirem todo o seu amor pelo progenitor materno e de reconhecerem a sua importância em todo o desenvolvimento emocional e afetivo. Para os pais, no sentido de reconhecerem a importância das mães como geradoras e protetoras da sua progénie e como elo de ligação e de organização familiar e social. 
Por todas estas razões e mais alguma, é fundamental não deixar passar esta data em branco e alargar o papel da Escola na formação das crianças, no sentido de as ajudar a entender a importância de um dia tão especial. 
________________________________________________________________________________

DIA DA MÃE no Jardim de Infância do Freixial do Campo

Por ocasião do Dia da Mãe, as mães fizeram um “trabalho de casa”, dizendo o que é para elas ser Mãe. As crianças aprenderam quadras e canções e fizeram uma prendinha para as suas Mães. 


E porque as Mães são sempre bem vindas à escola, uma mãe veio um dia contar uma história às crianças do jardim e 1º Ciclo.

_________________________________________________________________________________

DIA DA MÃE na EB de São Tiago



3º ano (7 ST) realiza atelier sobre o "Dia da Mãe”

Muito trabalho, imaginação e carinho à mistura para cele-brar e presentear as mães neste dia tão especial. Desejamos a todas mães, muitas felicidades!"





_________________________________________________________________________________

DIA DA MÃE na EB de Salgueiro do Campo

Nesta Escola o Dia foi comemorado com a elaboração, por parte dos alunos, de cartões com mensagens para as mães.