Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

Mostrar mensagens com a etiqueta Educação para a Saúde. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Educação para a Saúde. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Rastreios Visuais no Agrupamento Afonso Paiva com apoio da Loja MultiOpticas Fórum

 No âmbito duma parceria com a Loja MultiOpticas Fórum Castelo Branco, realizou-se durante os dias 19 e 20 de novembro, um rastreio visual a alunos do 1.º,  2.º e 3.º ciclos do ensino básico do nosso Agrupamento.

Para ver mais vai até à página do Facebook do Agrupamento. 

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

O CCVnE promove a literacia alimentar dos alunos

 O Clube Ciência Viva na Escola (CCVnE) assinalou o Dia Mundial da Alimentação em colaboração com o CATAA - Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar de Castelo Branco – parceiro científico do clube. Foram dinamizadas, nos dias 16 e 17 de outubro, sessões de sensibilização pela nutricionista, Drª Filomena Pereira, nas quais participaram as turmas do 9.º ano e a turma do 7º4. Os temas abordados relacionaram-se sobretudo com a importância da segurança alimentar e de opções alimentares conscientes e saudáveis e com o problema do desperdício alimentar.

Para leres mais sobre isto, consulta a página do Agrupamento ou o Facebook

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Dinâmica de Aprendizagem sobre o Ciclo do Azeite na Biblioteca Escolar S. Tiago

 A Educadora Helena Baptista, da equipa das bibliotecas escolares, promoveu uma enriquecedora dinâmica de aprendizagem na Biblioteca Escolar S. Tiago do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva. Esta atividade, focada no ciclo do azeite, proporcionou aos alunos uma experiência imersiva e educativa, desde a apanha da azeitona até ao produto final, culminando com uma deliciosa degustação de pão torrado com azeite.

Para saberes mais, consulta a página do Agrupamento e do Facebook

Afonso de Paiva em 2º e 3º lugar no Concurso de Vídeos do Projeto FUSILLI - Castelo Branco

 No ano letivo 2023/2024, as turmas do 7.º1, 7.º2 e 7.º3, atuais turmas 8.º1, 8.º2 e 8.º3, participaram no Concurso para Escolas lançado pelo Projeto FUSILLI, tendo o mesmo como objetivo a “Chamada à ação, motivando as pessoas da comunidade a melhorar o sistema alimentar da região”. 

Sabe mais sobre isto na página do Agrupamento ou no Facebook

Exercício Físico e Saúde de Mãos Dadas

 Sendo a prática regular do exercício físico um dos pilares na prevenção e tratamento da Diabetes, o Grupo de Educação Física e a Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco, entidade que pertence ao Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, promoveram, no dia 13 de novembro, uma sessão de esclarecimento no âmbito do “Dia Mundial da Diabetes”.

Para saberes mais, consulta a página do Agrupamento. 

III Semana da Saúde Mental

 A III Semana da Saúde Mental no AE Afonso de Paiva, uma iniciativa conjunta e articulada entre o Serviço de Psicologia e Orientação, a Animação Socioeducativa e a Biblioteca Escolar, decorreu entre os dias 14 e 18 de outubro, sob o lema “A tua Saúde Mental Importa!”. Pelo terceiro ano consecutivo, procurou-se sensibilizar a comunidade escolar para a importância do cuidado com a saúde mental, através da informação e da desmistificação de questões relacionadas com esse tema, além de incentivar a procurar ajuda quando necessário.

Para ler mais sobre isto, consulta a página do Agrupamento ou o Facebook


Sessão sobre “Sistema Reprodutor” na EB Afonso de Paiva

 No âmbito do Projeto Educação para a Saúde (PES), os alunos do 4º ano da EB Afonso de Paiva, no dia 21 de outubro, tiveram a oportunidade de assistir, no auditório da escola sede do AEAP, a uma sessão teórica sobre “O sistema reprodutor” e “ Mudanças na adolescência”, dinamizada pela enfermeira Luísa Pereira da UCCCB (Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco.

Para saberes mais, consulta a página do Agrupamento ou o Facebook

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Os padrinhos e os afilhados da Escola Básica Afonso de Paiva

 O sorteio de padrinhos e afilhados entre as turmas do 1.º Ciclo da Escola Afonso de Paiva realizou-se no dia 2 de outubro, tendo marcado a receção aos novos alunos desta escola. Cada aluno de 4.º Ano ficou padrinho de um aluno de 3.º Ano.


Para ler mais sobre este assunto, consulta a página do Agrupamento ou o Facebook.

Projeto Telemóvel qb!

 Limita o uso do telemóvel em espaços e momentos definidos. Juntos conseguimos!


Projeto do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva que limita o uso do telemóvel em espaços e momentos definidos. No projeto, cada membro da Comunidade Escolar desempenha um papel importante, sendo fundamental o contributo de todos para o seu sucesso: uns pelo exemplo, outros pelo incentivo, todos pelo cumprimento.

Acreditamos que com a colaboração de todos será possível “recuperar” momentos de interação e de partilha!

Publicado na página do Agrupamento.

Para ver o vídeo, carrega AQUI


sábado, 4 de novembro de 2017

Programa de Promoção e Educação para a Saúde

“Educar para a Saúde em contexto escolar consiste em dotar as crianças e jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental, bem como a saúde dos que os rodeiam, conferindo-lhes assim um papel interventivo.
(...)
As escolas do nosso Agrupamento, tal como não poderia deixar de ser, são também Escolas Promotoras da Saúde. O programa por elas desenvolvido, e que abrange áreas como a educação alimentar e a atividade física, os afetos e a educação para a sexualidade, prevenção do consumo de substâncias psicoativas, a higiene e segurança e a educação para as diferenças e para a cidadania, depende, em grande parte, do apoio e das parcerias estabelecidas com instituições como a Unidade Local de Saúde, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco, o Instituto Português do Desporto e da Juventude, o Centro de Respostas Integradas, entre outros. Os Encarregados de Educação ligados à área da Saúde têm também contribuído com palestras, campanhas, ações de informação e de sensibilização. (...)