Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto
A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.
A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.
Mostrar mensagens com a etiqueta Semana dos Afetos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Semana dos Afetos. Mostrar todas as mensagens
sexta-feira, 30 de março de 2018
quinta-feira, 2 de março de 2017
Dia dos Afetos na EB São Tiago
O fim de tarde do dia 15 de fevereiro foi muito especial na Escola Básica de São Tiago. Na semana em que se celebraram os afetos, todas as turmas prepararam, com muito empenho e alegria, uma surpresa aos pais, encarregados de educação e amigos, que se reuniram no pátio da escola para assistirem ao que brilhantemente prepararam nas aulas das AEC de Expressão Musical e Expressão Dramática e Dança, orientadas pelas professoras Catarina Ventura, Sónia Barroqueiro e Sónia Morgado.
Ao som da guitarra e do violino, todos os alunos interpretaram exemplarmente as canções “Conta as Estrelas” e “Quisera Viver”. Ouviram-se igualmente belas frases alusivas ao amor e à amizade. Quem pôde assistir encantou-se com a alegria e ternura transmitidas e com a excelente atuação.
Alunos e professores traziam um belo coração ao peito, um adereço que reforçava o contexto da atividade apresentada, dando ainda mais cor ao momento. Mas o que ressaltou, acima de tudo, foi a mensagem que saiu de cada coração, expressa nas palavras, nos olhares, nas vozes e no forte abraço que todos foram dar aos familiares no final da atuação.
Como se lia num dos painéis da EB São Tiago, “O amor é o abraço onde cabe toda a ternura do mundo” e ele ficou bem expresso nessa inesquecível tarde de fevereiro.
Retirado de https://www.facebook.com/afonsodepaiva/
terça-feira, 28 de fevereiro de 2017
Semana dos Afetos na EB Mina
Durante a semana de 13 a 17 de fevereiro, os alunos da EB de Mina comemoraram a Semana dos Afetos. Esta atividade, prevista no Plano Anual de Atividades, teve como principal objetivo a reflexão sobre a importância do afeto no desenvolvimento pessoal.
Para iniciar a semana com o coração pleno de afeto, os pais assistiram a uma apresentação de músicas dramatizadas, preparadas pelas professoras de Música e de Expressão Dramática da escola. No final deste momento emocionante, brindaram-se os pais com bolachinhas feitas pelos alunos da turma 1M e os pais retribuíram o gesto de carinho com deliciosos bombons para todos.
No Dia de S. Valentim, os alunos da turma de 1.º/2.º ano visitaram a Escola do Castelo, para, juntos, assistirem a uma sessão de animação de leitura dinamizada pela Biblioteca Escolar Afonso de Paiva. A professora bibliotecária Carla Nunes apresentou aos alunos o “O Monstro das Cores” e permitiu a reflexão conjunta sobre diferentes emoções e sentimentos.
De registar, também, no âmbito das atividades da semana dos afetos, a presença da mãe de um aluno do 4.º ano, Catarina Gama, que muito generosamente se disponibilizou para a confeção de bolachinhas de limão. Esta atividade contou com a participação dos alunos, que aderiram entusiasticamente e se deliciaram com a sua degustação.
Entre histórias, momentos de expressão plástica, musical e dramática, troca de miminhos, palavras e gestos de ternura e partilha de emoções e sentimentos, assim se viveu mais uma Semana dos Afetos na Escola da Mina.
Retirado de https://www.facebook.com/afonsodepaiva
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017
Dia dos Afetos na EB de São Tiago
Foi assim o Dia dos Afetos na EB de São Tiago, no dia 15 de fevereiro, ao fim da tarde.
Parabéns e bem haja a todos por este magnífico e tão ternurento momento.
:-)
Parabéns e bem haja a todos por este magnífico e tão ternurento momento.
Para ver o Vídeo, carrega AQUI!
domingo, 6 de março de 2016
Afetos na EB1 Mina
Os alunos e professoras convidaram os pais e encarregados de educação a assistirem à atividade «Adivinha quanto eu gosto de ti», realizada no dia 18 de fevereiro, pelas 17 horas, no pátio da escola.
Esta atividade serviu para assinalar a Semana dos Afetos, que decorreu de 15 a 19 de fevereiro.
Os alunos presentearam os pais com a peça de teatro e a canção dramatizada «Adivinha quanto eu gosto de ti». Todos se emocionaram e comoveram ao sentirem-se acarinhados pelos alunos. Foram momentos de ternura e afeto.
Agradecemos a colaboração da professora Cândida, de Atividade Física, e a dedicação da professora de Música, Catarina, no trabalho desenvolvido com os alunos.
(Notícia elaborada pelos alunos da turma 1M)
Subscrever:
Mensagens (Atom)












