Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

Mostrar mensagens com a etiqueta Alimentação Saudável da criança. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Alimentação Saudável da criança. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 31 de maio de 2017

As turmas imbatíveis da EB Mina

O 3.º período iniciou-se de forma muito saudável e energética na Escola da Mina.
O Lidl Portugal, em parceria com a Direção-Geral de Saúde e a Direção-Geral de Educação, veio à nossa escola desenvolver o projeto “Turma Imbatível para Mais Energia” com o intuito de sensibilizar os alunos para a importância de estilos de vida saudáveis, promovendo-os de forma divertida, implementando jogos centrados nos temas: alimentação saudável, roda dos alimentos e exercício físico.
Assim, no passado dia 20 de abril, entre jogos de faz de conta de compra e venda de alimentos saudáveis; arrumação de bens na cozinha, estimulando a participação dos alunos nas tarefas domésticas, e jogos tradicionais com recurso a elementos relacionados com a alimentação, muito se brincou e aprendeu na nossa escola.
No final, cada aluno foi presenteado com uma lancheira para poderem trazer para a escola os seus lanches. Mas, atenção, esta lancheira “mágica” só pode servir para acondicionar lanches saudáveis.
E esta foi uma tarde bem passada que permitiu aliar a diversão à aprendizagem, como se pode constatar pela participação entusiasta dos alunos da EB da Mina.
-----
Mais fotografias em (publicação de 08/05/2017): Facebook Afonso de Paiva

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Sessão sobre alimentação saudável para Pais e Encarregados de Educação

A Associação de Pais e Encarregados de Educação do AE Afonso de Paiva promoveu, no dia 23 de maio, no auditório do Agrupamento Afonso de Paiva, uma sessão de sensibilização sobre alimentação saudável destinada aos pais e encarregados de educação, dinamizada pelas enfermeiras especialistas da criança e do jovem Maria de Jesus Fradique e Natalina Cardoso.
Esta iniciativa, resultante de uma organização conjunta da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, no âmbito do projeto “Viver Melhor”, da Associação de Pais e Encarregados de Educação e da Equipa do Projeto de Educação para a Saúde do AE Afonso de Paiva, veio culminar um conjunto de ações desenvolvidas na escola-sede, designadamente a partilha de um pequeno-almoço saudável e diversas sessões de sensibilização sobre alimentação saudável que decorreram em abril para os alunos 3.º ciclo. Durante a mesma, as oradoras esclareceram os pais e encarregados de educação sobre alguns princípios fundamentais para uma alimentação equilibrada, bem como os riscos e doenças associados a erros alimentares. Foram ainda transmitidas diversas orientações de ordem prática para facilitar o planeamento e a elaboração das refeições por parte dos pais, de modo a conciliar qualidade, moderação de custos e gestão de tempo.
A Associação de Pais e Encarregados de Educação e a Equipa do Projeto de Educação para a Saúde do AE Afonso de Paiva agradecem a presença dos pais na sessão e a disponibilidade da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco para mais esta importante ação junto da Comunidade Educativa.
-----
Mais fotografias em (publicação de 08/06/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Sessões de sensibilização sobre alimentação saudável

Na semana de 18 a 22 de abril, decorreram, na EB Afonso de Paiva, sessões de sensibilização sobre alimentação saudável destinadas aos alunos do 3.º ciclo, numa organização conjunta do Serviço de Saúde Infantil e Pediatria da Unidade Local de Saúde, a Associação de Pais e Encarregados de Educação e a equipa do Projeto de Educação para a Saúde do Agrupamento Afonso de Paiva.
No auditório da escola-sede do Agrupamento, ao longo dessa semana, os alunos de 7.º, 8.º e 9.º ano tiveram a oportunidade de assistir a sessões de esclarecimento orientadas pelos profissionais da Unidade Local de Saúde, que, além de terem sublinhado a importância de uma alimentação equilibrada, forneceram documentação de apoio para reforçar junto dos jovens esta mensagem fundamental.
Uma das iniciativas promovidas durante essa semana dedicada à alimentação foi a organização de um pequeno-almoço partilhado,  no dia 21 de abril, para o qual os alunos foram convidados a contribuir com alimentos saudáveis, como forma de proporcionar não só o convívio e a troca de experiências, mas, sobretudo, de pôr em prática os conhecimentos adquiridos durante as sessões.
Agradecemos à Unidade Local de Saúde e à Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva a disponibilidade para organizar e dinamizar esta iniciativa que, uma vez mais, representou um valioso contributo para o cumprimento de uma das prioridades do Agrupamento: a promoção da saúde junto das nossas crianças e jovens.
-----

Mais em (publicação de 01/05/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/