Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

Mostrar mensagens com a etiqueta Projeto Jardim-Horta na Escola. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Projeto Jardim-Horta na Escola. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Nós temos uma horta

 Os alunos do 3.º e 4.º anos da Escola Básica Afonso de Paiva têm uma horta para cuidar. Ao longo da semana, semearam couves, nabos, alfaces, flores para joaninhas… nos alvéolos que lhes foram destinados. 

Para saber mais, consulta a página do Agrupamento ou o Facebook

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

EB São Tiago – Projeto Jardim-Horta na Escola

Com o objetivo de alargar os conhecimentos dos alunos acerca do cultivo da terra, ao mesmo tempo que procura incentivar atitudes de cidadania geral e ambiental, a Escola Básica de São Tiago arrancou com o projeto “Jardim-Horta na Escola” para o biénio 2017-2019 que, além disso, proporciona aos alunos a oportunidade de uma aplicação prática de temas lecionados transversalmente nas diversas áreas curriculares.
O projeto “Jardim-Horta na Escola” pretende proporcionar aos alunos um contacto mais estreito com a terra, podendo transformar-se num “verdadeiro laboratório ao ar livre”, que, invariavelmente, inclui o exercício da paciência e da perseverança, em sintonia com a natureza, envolvendo todos os elementos da comunidade escolar, dos alunos aos encarregados de educação.
Ao longo do ano, serão realizadas diversas atividades relacionadas com a plantação, sementeira, cultivo, colheita e transformação dos produtos cultivados e outros, como, por exemplo, a confeção de marmelada e saquetas de chá.
Esta será certamente uma excelente e motivadora forma de aprender a aplicar conteúdos formais, revestidos de muitas aprendizagens globais para os nossos pequenos cidadãos e cidadãs.
Mais informação sobre o projeto disponível aqui: http://www.afonsopaiva.pt/…/1334-eb-sao-tiago-projeto-jardi…