Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

Mostrar mensagens com a etiqueta Saúde e Higiene Oral. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Saúde e Higiene Oral. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Ações de sensibilização sobre higiene oral na EB de São Tiago


No dia 17 de fevereiro, no âmbito do Projeto “Os Outros Connosco”, a equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco (UCCCB), em parceria com a Amato Lusitano Associação de Desenvolvimento, dinamizou, na Escola Básica de São Tiago, ações de sensibilização sobre higiene oral, designadamente sobre a importância de uma escovagem diária e correta dos dentes, entre muitos outros conselhos relativamente aos cuidados a ter para manter a saúde oral. 

Foi uma manhã muito enriquecedora para todos, tendo os alunos seguido com interesse esta temática que foi mais um importante contributo para a educação e promoção da saúde junto das nossas crianças.




quinta-feira, 2 de maio de 2013

Biblioteca Escolar Promotora de Saúde Oral

A Biblioteca da Escola de S. Tiago está a desenvolver uma atividade relacionada com a Saúde Oral, da qual se transcreve aqui o seguinte texto:

"A biblioteca está a desenvolver sessões de promoção da leitura em parceria com a saúde oral, dirigidas a todas as Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância, segundo as diretrizes do projeto SOBE - Saúde Oral Bibliotecas Escolares.

"O Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direcção-Geral de Saúde celebraram um protocolo, em Julho de 2011, que visa desenvolver ações de promoção da leitura, da felicidade e da saúde, centradas no projeto SOBE que reúne as duas valências: saúde oral e bibliotecas escolares.
O projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares) propõe um desafio: subir - subir na qualidade da divulgação da saúde oral; subir no número de parcerias com as escolas e outras instituições; subir no grau de perceção da importância que esta área da saúde tem para as famílias e as crianças.
A marca de água do projeto SOBE é fazer com que a integração da temática da saúde oral nos currículos escolares se torne inevitável.
Criámos um conjunto de materiais, o Kit SOBE, pensado para trabalhar a temática da Saúde Oral de uma forma flexível, integrada, dando autonomia criativa às escolas, às bibliotecas e aos seus responsáveis e que irá ser distribuído a todas as Bibliotecas Escolares, de modo a que se constitua como ilustração para o ulterior desenvolvimento de iniciativas autónomas, no seu universo de influência."  (http://www.sobe.pt/)

As crianças começaram por responder a algumas questões sobre os seus hábitos de higiene oral, seguindo-se a leitura, por parte da professora bibliotecária, da história "Kiko o dentinho de leite" de Manuela Mota Ribeiro.
Depois viram um filme intitulado "O Drº Dentolas e a lenda do reino dos dentes" mais dois  pequenos filmes "Como escovar os dentes?" e "Como usar o fio dentário?".
O objetivo foi sensibilizar para a importância da nossa higiene oral e  mostrar que comer muitos doces e não lavar os dentes regularmente pode dar origem a graves problemas dentro da nossa boca.

Desta atividade surgiram dois concursos.
O SOBE entregou às escolas alguns kits (copo, ampulheta, escova e dentífrico)  para oferecer aos alunos. Como não dá um para cada um... lá vem concurso...

1º Concurso - Para alunos

1º e 2º anos - desenho sobre higiene oral
3º e 4º anos - 2 quadras sobre higiene oral
Todos os trabalhos serão expostos no Instituto Português do Desporto e Juventude de Castelo Branco.

2º Concurso - Para professores

Os professores participam fazendo uma ilustração sobre higiene oral, com a utilização de diversos materiais como: aguarelas, óleos, guaches, colagens, etc..
Todos os trabalhos serão expostos no Instituto Português do Desporto e Juventude de Castelo Branco.

Os vencedores receberão os kits.
Bom trabalho!

ESTA ATIVIDADE VAI FINALIZAR COM UMA GRANDE EXPOSIÇÃO E .... COM UMA GRANDE SURPRESA..... AGUARDEM...."

Para ver a notícia original, clique aqui.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Rastreio dentário na Escola

 No dia 27 de Fevereiro, veio à nossa escola a higienista do Centro de Saúde para ver como estavam os dentes dos alunos. Segundo as palavras da mesma, aos alunos a que foram diagnosticadas cáries ou outros problemas, serão enviados cheques dentários, de forma a que possam, em consulta da especialidade, tratar os mesmos.



terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Ação de sensibilização "Saúde e Higiene Oral"

Na passada quinta feira, dia 21 de fevereiro, tivemos na nossa escola a visita de dois elementos das conhecidas clínicas dentárias "Malo clinic" (nomeadamente da sua filial em Coimbra)  que, gentilmente, se disponibilizaram para dinamizar uma ação de sensibilização sobre o tema "Saúde e Higiene Oral". As duas sessões, de cerca de 30 minutos cada, tiveram lugar durante a tarde e destinaram-se aos alunos do 5º ano de escolaridade, uma vez que são aqueles que ainda têm algumas dúvidas sobre a questão da higiene oral e que maioritariamente consomem alimentos que promovem as cáries dentárias, nomeadamente os doces. A higienista Joana e o Assistente clínico Rafael  informaram a audiência de assuntos como os diferentes tipos de dentes  e a sua respetiva função, a evolução dos mesmos com a idade e os cuidados a ter para garantir uma dentição completa e saudável. No final, presentearam todos os alunos com uma lembrança.