Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

Mostrar mensagens com a etiqueta Parlamento dos Jovens. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Parlamento dos Jovens. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Programa Parlamento dos Jovens 2017-2018


Os alunos do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva vão participar no Programa Parlamento dos Jovens referente ao ano letivo 2017/2018. Como é apanágio da nossa Escola, vamos iniciar um novo ano com a mesma entrega e dedicação para podermos estar nas diversas fases do programa. 
O tema desta nova edição do Parlamento dos Jovens é “Igualdade de Género”.
Mais informação: http://www.jovens.parlamento.pt/

Retirado de https://www.facebook.com/afonsodepaiva/photos/a.1424304811117159.1073741826.1417317791815861/1945372619010373/?type=3&theater

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Parlamento dos Jovens - Sessão com a Sra. Deputada Hortense Martins

No dia 11 de janeiro de 2016, no âmbito do programa Parlamento dos Jovens, a Escola Básica Afonso de Paiva recebeu a Sra. Deputada Hortense Martins, deputada do Partido Socialista e defensora dos direitos da nossa cidade no Parlamento/Assembleia da República. Estiveram presentes, para a sua receção, o Diretor do Agrupamento, Prof. Rui Duarte; a Vice-diretora, Prof.ª Zélia Magueijo; e o Coordenador do projeto, Prof. João Diogo.
A sessão, que contou com a presença de alunos dos 2.º e 3.º ciclos, iniciou-se com uma palestra sobre o funcionamento da Assembleia e uma explicação sobre a função de cada uma das instituições parlamentares. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de questionar a Sra. Deputada sobre alguns assuntos relacionados com o seu cargo, bem como a temática do projeto para este ano letivo: “Racismo, Preconceito e Diferenciação Social”.
Uma assembleia composta, um mérito adquirido e o interesse dos alunos por temas tão prementes na sociedade fizeram com que o debate transformasse o auditório da EB Afonso de Paiva numa pequena e exemplar casa da democracia escolar!




quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Parlamento dos Jovens - Debate

Realizou-se, no passado dia 7 de dezembro de 2015, pelas 14h50, no auditório do Agrupamento de Escolas Afonso Paiva, o debate intitulado “Racismo, Preconceito e Discriminação”, tema aglutinador da edição do Parlamento dos Jovens do presente ano letivo.
A sessão iniciou-se com a presença do Professor Rui Duarte, Diretor do Agrupamento, que transmitiu a uma imensa plateia que atufava o auditório a importância do tema em debate e das questões implícitas aos movimentos de liberdade dos mais oprimidos, ainda enclausurados nas amarras do racismo.
No seguimento do discurso do Diretor da Escola, os trabalhos prosseguiram com a intervenção do Professor Coordenador João Diogo, auxiliado pela sua Vice-presidente, Tatiana Alexandra André Afonso, que dirigiu exemplarmente todos os pontos da ordem de trabalhos.
A participação no debate atingiu níveis de seriedade absolutamente exemplares. A discussão, em alguns pontos do debate, levantou alguma celeuma entre os presentes, o que se compreende quando se debatem assuntos que perspetivam mudanças de leis.
A escola e o Coordenador do Programa Parlamento dos Jovens agradecem e enaltecem o modo empenhado com que todos os participantes se envolveram no debate.
João Diogo  e Tatiana Afonso

http://afonsopaiva.pt/index.php/noticias?start=5

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Parlamento dos Jovens

O programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

Constituem objetivos do programa:

 Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política;

 Dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;

 Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões;

 Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente;

 Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais;

 Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria;

 Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

Compete à Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura definir as orientações do programa Parlamento dos Jovens e acompanhar a sua execução.

Encontram-se abertas as inscrições para a elaboração das listas por turma. 

Participa nesta atividade! Inscreve-te já!...

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Parlamento dos Jovens

Debate “Drogas: Evitar e enfrentar as dependências”
 
No dia 27 de novembro de 2013, pelas 15h30, realizou-se, no auditório do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, na presença do Diretor do Agrupamento, Professor Rui Duarte, da Coordenadora do Projeto Parlamento dos Jovens, Professora Dulce Barata, e do Professor João Diogo, colaborador na implementação do referido Projeto, um debate intitulado “Drogas: Evitar e enfrentar as dependências”.
Para abordar esta temática, foram convidadas a Dr.ª Cecília Dias, Presidente da Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência do Distrito de Castelo Branco, e a Dr.ª Teresa Beirão, Psicóloga Clínica no Centro de Respostas Integradas de Castelo Branco. Num auditório repleto de alunos, foram explanados temas como o perigo no consumo de substâncias psicoativas, que suscitaram um aceso debate. No decorrer desta sessão, foram ainda levantadas questões sobre a prevenção e o consumo de drogas e como evitar a sua utilização no meio escolar. No final do debate, procedeu-se a alguns esclarecimentos sobre o programa Parlamento dos Jovens.

                                                                                                                Professor João Diogo