Fica aqui a publicidade a um seminário promovido pela Unidade Local de Saúde de Castelo Branco:
Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto
A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.
A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.
Mostrar mensagens com a etiqueta Saúde. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Saúde. Mostrar todas as mensagens
domingo, 30 de novembro de 2014
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
Cuidados a ter para evitar o Ébola
Sendo o Ébola a doença atual mais preocupante e não querendo, apesar de tudo, assustar ninguém, deixamos aqui um panfleto da GALP sobre os cuidados a ter para prevenir esta perigosa enfermidade. Nunca é demais ter cuidado e, no que respeita à Saúde, devemos estar sempre muito bem informados.
quinta-feira, 2 de maio de 2013
Biblioteca Escolar Promotora de Saúde Oral
A Biblioteca da Escola de S. Tiago está a desenvolver uma atividade relacionada com a Saúde Oral, da qual se transcreve aqui o seguinte texto:
"A biblioteca está a desenvolver sessões de promoção da leitura em parceria com a saúde oral, dirigidas a todas as Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância, segundo as diretrizes do projeto SOBE - Saúde Oral Bibliotecas Escolares.
"O Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direcção-Geral de Saúde celebraram um protocolo, em Julho de 2011, que visa desenvolver ações de promoção da leitura, da felicidade e da saúde, centradas no projeto SOBE que reúne as duas valências: saúde oral e bibliotecas escolares.
O projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares) propõe um desafio: subir - subir na qualidade da divulgação da saúde oral; subir no número de parcerias com as escolas e outras instituições; subir no grau de perceção da importância que esta área da saúde tem para as famílias e as crianças.
A marca de água do projeto SOBE é fazer com que a integração da temática da saúde oral nos currículos escolares se torne inevitável.
Criámos um conjunto de materiais, o Kit SOBE, pensado para trabalhar a temática da Saúde Oral de uma forma flexível, integrada, dando autonomia criativa às escolas, às bibliotecas e aos seus responsáveis e que irá ser distribuído a todas as Bibliotecas Escolares, de modo a que se constitua como ilustração para o ulterior desenvolvimento de iniciativas autónomas, no seu universo de influência." (http://www.sobe.pt/)
As crianças começaram por responder a algumas questões sobre os seus hábitos de higiene oral, seguindo-se a leitura, por parte da professora bibliotecária, da história "Kiko o dentinho de leite" de Manuela Mota Ribeiro.
Depois viram um filme intitulado "O Drº Dentolas e a lenda do reino dos dentes" mais dois pequenos filmes "Como escovar os dentes?" e "Como usar o fio dentário?".
O objetivo foi sensibilizar para a importância da nossa higiene oral e mostrar que comer muitos doces e não lavar os dentes regularmente pode dar origem a graves problemas dentro da nossa boca.
Desta atividade surgiram dois concursos.
O SOBE entregou às escolas alguns kits (copo, ampulheta, escova e dentífrico) para oferecer aos alunos. Como não dá um para cada um... lá vem concurso...
1º Concurso - Para alunos
1º e 2º anos - desenho sobre higiene oral
3º e 4º anos - 2 quadras sobre higiene oral
Todos os trabalhos serão expostos no Instituto Português do Desporto e Juventude de Castelo Branco.
2º Concurso - Para professores
Os professores participam fazendo uma ilustração sobre higiene oral, com a utilização de diversos materiais como: aguarelas, óleos, guaches, colagens, etc..
Todos os trabalhos serão expostos no Instituto Português do Desporto e Juventude de Castelo Branco.
Os vencedores receberão os kits.
Bom trabalho!
ESTA ATIVIDADE VAI FINALIZAR COM UMA GRANDE EXPOSIÇÃO E .... COM UMA GRANDE SURPRESA..... AGUARDEM...."
Desta atividade surgiram dois concursos.
O SOBE entregou às escolas alguns kits (copo, ampulheta, escova e dentífrico) para oferecer aos alunos. Como não dá um para cada um... lá vem concurso...
1º Concurso - Para alunos
1º e 2º anos - desenho sobre higiene oral
3º e 4º anos - 2 quadras sobre higiene oral
Todos os trabalhos serão expostos no Instituto Português do Desporto e Juventude de Castelo Branco.
2º Concurso - Para professores
Os professores participam fazendo uma ilustração sobre higiene oral, com a utilização de diversos materiais como: aguarelas, óleos, guaches, colagens, etc..
Todos os trabalhos serão expostos no Instituto Português do Desporto e Juventude de Castelo Branco.
Os vencedores receberão os kits.
Bom trabalho!
ESTA ATIVIDADE VAI FINALIZAR COM UMA GRANDE EXPOSIÇÃO E .... COM UMA GRANDE SURPRESA..... AGUARDEM...."
Para ver a notícia original, clique aqui.
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
CEF participa no projeto “Educação para a Saúde”
A turma CEF “ Práticas de Ação Educativa” da escola básica Afonso de Paiva, no âmbito do estudo das temáticas “Higiene e Saúde” e “Educação Sexual em Meio Escolar”, participou no projeto do Instituto Português da Juventude “CuidaTe”.
Neste sentido, participou nas ações de sensibilização: “Métodos Contracetivos”; “Doenças Sexualmente Transmissíveis” e “Higiene e Saúde”, dinamizadas pelas profissionais enfermeira Umbelina e Dr.ª Cristina, que para além de promoverem um conhecimento mais aprofundado sobre os vários assuntos, fomentaram ainda o debate de ideias, com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas dos alunos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)

