Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

Mostrar mensagens com a etiqueta Biblioteca Escolar. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Biblioteca Escolar. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Dinâmica de Aprendizagem sobre o Ciclo do Azeite na Biblioteca Escolar S. Tiago

 A Educadora Helena Baptista, da equipa das bibliotecas escolares, promoveu uma enriquecedora dinâmica de aprendizagem na Biblioteca Escolar S. Tiago do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva. Esta atividade, focada no ciclo do azeite, proporcionou aos alunos uma experiência imersiva e educativa, desde a apanha da azeitona até ao produto final, culminando com uma deliciosa degustação de pão torrado com azeite.

Para saberes mais, consulta a página do Agrupamento e do Facebook

Dia Mundial da Alimentação na EB Afonso de Paiva

 O Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, foi assinalado de uma forma diferente pelos alunos do 3.⁰ Ano da Escola Afonso de Paiva: foram detetive de açúcares por um dia, desafio proposto pelas nutricionistas provenientes do CATAA.

Para ler mais sobre este assunto, consulta a página do Agrupamento ou o Facebook

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Biblioterapia na 3.ª Semana da Saúde Mental no AE Afonso de Paiva

 Sob o lema “A tua Saúde Mental Importa”, decorreu a 3ª Semana da Saúde Mental no AE Afonso de Paiva, uma iniciativa conjunta e articulada entre o Serviço de Psicologia e Orientação, a Animação Socioeducativa e a Biblioteca Escolar, integrada igualmente no Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Entre os dias 14 e 18 de outubro, foram promovidas diversas atividades, abrangendo todos os níveis e ciclos de ensino, numa semana dedicada à saúde mental, com o objetivo de refletir e sensibilizar a comunidade para esta importante e atual temática. O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado a 10 de outubro, numa iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) para alertar sobre as diversas perturbações mentais que afetam milhões de pessoas, e também para refletir sobre a forma como são encaradas.


Ver mais na página do Agrupamento e o vídeo no Youtube.

Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores

 O Dia Mundial da Alimentação é um apelo global à erradicação da fome no mundo, a que as Bibliotecas Escolares (BE) em articulação com as docentes das turmas de 1º e 2º anos, 3/4º ano e 4º anos das EB Afonso de Paiva e S. Tiago, se aliaram no sentido de sensibilizar os alunos para a pobreza e a fome no mundo e a urgência de mudar a forma como produzimos e consumimos os recursos do planeta, por um mundo em que alimentos nutritivos estejam disponíveis e sejam acessíveis a todos, em qualquer lugar.


Para ler mais, vai até à página do Agrupamento ou ao Facebook.

quarta-feira, 14 de março de 2018

Bibliotecas Escolares Afonso de Paiva +Solidárias

No mês de fevereiro, na semana de 19 a 23, como forma de assinalar o dia 14.fevereiro – Dia dos Namorados e promover a educação para os valores, celebrámos a Semana dos Afetos, atividade no âmbito da iniciativa "Bibliotecas Solidárias", da responsabilidade das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva. Decorreram várias atividades, desde um concurso de escrita, a sessões de animação de leitura, exposições bibliográficas, decoração alusiva e, paralelamente, mais uma campanha solidária, desta vez a favor da FUNDAÇÃO DO GIL, por acreditarmos que “esta é a melhor forma de celebrar uma semana dedicada aos afetos e ao amor, pelo amor e ajuda ao próximo”, conforme refere a professora bibliotecária, Carla Nunes.

Esta foi mais uma oportunidade para estimular a responsabilidade social, a solidariedade e o voluntariado entre todos os professores, assistentes e técnicos, alunos e pais do Agrupamento Afonso de Paiva, envolvendo-os numa causa social, apelando à sua preciosa contribuição para apoiar, mimar e ajudar (um bocadinho) os meninos e as meninas que vivem na Casa do Gil, Centro de Acolhimento Temporário com cuidados pós-hospitalares, para crianças em situação de risco clínico ou social.

A Fundação do Gil existe desde 1999 e tem como missão a promoção do bem-estar clínico, social e emocional das crianças e jovens doentes, através da criação de estruturas de apoio que lhes permitam melhorar a sua qualidade de vida, acelerar, em alguns casos, o regresso à família, e sonhar com a possibilidade de recuperar em pleno os seus projetos de vida. Desde que foi criada, a instituição tem mantido o foco de atuação em áreas de vazio social, onde quer o Estado, quer as demais instituições não agilizaram ainda respostas, tornando-se desta forma pioneira no desenvolvimento de projetos de saúde pediátrica e reintegração social, como a Casa do Gil e o Apoio Domiciliário. Para tal, todos os contributos são bem-vindos, através da compra solidária de produtos da Fundação do Gil, sendo que as receitas das vendas revertem integralmente para a Fundação do Gil.

E porque o lugar da criança não é no hospital, agradecemos todo o apoio e contribuições da comunidade educativa para tornar melhor a vida de muitas crianças apoiadas pela Fundação do Gil.

Sejamos sempre solidários... Para continuarmos a ajudar quem mais precisa!