Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

Mostrar mensagens com a etiqueta Alimentação Saudável. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Alimentação Saudável. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

O CCVnE promove a literacia alimentar dos alunos

 O Clube Ciência Viva na Escola (CCVnE) assinalou o Dia Mundial da Alimentação em colaboração com o CATAA - Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar de Castelo Branco – parceiro científico do clube. Foram dinamizadas, nos dias 16 e 17 de outubro, sessões de sensibilização pela nutricionista, Drª Filomena Pereira, nas quais participaram as turmas do 9.º ano e a turma do 7º4. Os temas abordados relacionaram-se sobretudo com a importância da segurança alimentar e de opções alimentares conscientes e saudáveis e com o problema do desperdício alimentar.

Para leres mais sobre isto, consulta a página do Agrupamento ou o Facebook

1.º Ciclo da Escola Afonso de Paiva assinala o São Martinho

 No dia 15 de novembro, os alunos da Escola Básica Afonso de Paiva comeram castanhas assadas, recuperando a tradição e mantendo o salutar convívio. Apesar do frio de novembro, o momento foi aquecido com canções e com o fruto de outono quentinho, nas mãos, a estalar.

Para saberes mais, consultar a página do Agrupamento ou o Facebook



terça-feira, 26 de novembro de 2024

Magusto no JI e EB de Sarzedas

 Os alunos, os professores e as famílias, em colaboração com a Junta de freguesia de Sarzedas, realizaram no dia de São Martinho, o tradicional Magusto.

Foi uma tarde de muita animação e brincadeira, com um lanche saboroso! Entre castanhas e caras farruscas, todos se divertiram muito!

Também publicado na página do Agrupamento e no Facebook

Dia de São Martinho

 No dia 11 de novembro, na Escola da Mina, alunos e professores tiveram oportunidade de reavivar tradições e saberes acerca do património literário oral relacionado com o dia de São Martinho.

As atividades do dia culminaram com o tradicional magusto, proporcionando a toda a comunidade educativa momentos salutares de convívio e de partilha.

Para ler mais sobre o assunto consulta a página do Agrupamento e Facebook.

Mais um Magusto na EB Castelo

 Mais um 11 de novembro… mais um Dia de S. Martinho … mais um magusto na Escola do Castelo.

Muitas castanhas assadas …muitos frutos de outono …muita brincadeira e … muitas caras enfarruscadas.
E para terminar o dia escolar em beleza, uma tarde no Parque da Cidade. Venha o próximo Dia de S. Martinho!

Para saber mais, consulta a página do Agrupamento e do Facebook.

Afonso de Paiva em 2º e 3º lugar no Concurso de Vídeos do Projeto FUSILLI - Castelo Branco

 No ano letivo 2023/2024, as turmas do 7.º1, 7.º2 e 7.º3, atuais turmas 8.º1, 8.º2 e 8.º3, participaram no Concurso para Escolas lançado pelo Projeto FUSILLI, tendo o mesmo como objetivo a “Chamada à ação, motivando as pessoas da comunidade a melhorar o sistema alimentar da região”. 

Sabe mais sobre isto na página do Agrupamento ou no Facebook

S. Tiago com castanhas, risos e sol de S. Martinho

 O dia de S. Martinho foi celebrado com muitas castanhas, histórias, canções e sorrisos na Escola Básica de S. Tiago. No dia 11 de novembro, os alunos entraram com sacas de caruma e castanhas em S. Tiago, estava tudo a postos para cumprir a tradição e celebrar o Magusto de S. Martinho.

Para te informares melhor sobre este assunto, consulta a página do Agrupamento ou o Facebook

Pais e Encarregados de Educação do AE Afonso de Paiva participam no Workshop "Brigada dos Lanches"

No âmbito de uma Iniciativa da DECOJovem para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, cerca de duas dezenas de pais e encarregados de educação de alunos do 1º e 3º ciclos, das turmas ST1B, M2, M4, 7º1 e 9º5 das escolas Afonso de Paiva, Mina e S. Tiago do Agrupamento Afonso de Paiva, participaram na edição deste ano da “Brigada dos Lanches”, ocorrida a no dia 16 de outubro, em formato online.

Sabe mais sobre isto na página do Agrupamento ou no Facebook

Semana da Alimentação na EB Mina

 Durante a semana da alimentação tratámos temas relacionados com a alimentação saudável. Foram lidas obras didático-pedagógicas pertinentes para a exploração do tema. Foi apresentada e analisada a roda dos alimentos. Os alunos entoaram canções, desenharam e pintaram alimentos que devem fazer parte de uma dieta equilibrada e foram encorajados a orgulharem-se de praticar um estilo de vida saudável...

Ver mais na página do Agrupamento e o vídeo no Youtube.

Dia Mundial da Alimentação

Durante a semana do dia 16 de outubro, os professores do grupo 230 (matemática e ciências naturais) dinamizaram uma atividade de sensibilização do Dia Mundial da Alimentação.

Para ler mais sobre isto, consulta a página do Agrupamento ou o Facebook

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Alunos do 3.º Ano da EB Afonso de Paiva visitam o Mercado Municipal

O Projeto FUSILLI - Castelo Branco já levou muitas crianças ao mercado municipal. Desta vez, as professoras e alunos do 3.º ano da Escola Básica Afonso de Paiva também quiseram corresponder ao desafio de conhecer melhor e divulgar o produto do mês: a abóbora.


Ler mais na página do Agrupamento e no Facebook



sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Alunos da Mina colhem mirtilos na Herdade Couto da Várzea (Retrospetiva)

Uma manhã de sol, crianças felizes, professoras e auxiliares animadas, pais dinâmicos e acolhedores, e vontade de descobrir e aprender. Eis os ingredientes necessários para um dia em cheio na quinta dos pais de dois dos alunos da nossa escola.
Nesta aventura, vivida no dia 19 de junho, os alunos da Escola da Mina puderam visitar o viveiro “Sementes Vivas”, uma empresa que produz sementes biológicas e biodinâmicas locais e tradicionais da nossa região.
Depois desta visita, foi tempo de deitar mãos à obra e, com muito entusiasmo, colher e comer mirtilos na propriedade dos donos da empresa Berrysmart, pais dos nossos colegas Catarina e do Tiago Antunes.
A D.ª Sandrine foi a nossa anfitriã e foi com ela que aprendemos todo o processo de produção do mirtilo: da semente ao fruto.
Para recuperar forças, almoçámos com alguns dos trabalhadores, que até nos tinham preparado um bolinho! Mais um gesto de simpatia e amabilidade a somar a todos os que já nos tinham proporcionado.
Já de barriguinha cheia, fomos embalar todos os mirtilos que tínhamos apanhado e que, muito gentilmente, nos foram oferecidos.
De volta à escola, o cansaço não se sobrepôs ao entusiasmo e à animação!
E assim vivemos um dia diferente e com verdadeira ligação à Natureza.
Aos pais da Catarina e do Tiago um obrigado do tamanho da vossa generosidade.
















Adaptado de www.afonsopaiva.pt

domingo, 15 de julho de 2018

EB Mina – Visita ao Museu do Pão


Na sexta-feira onze de maio, logo de manhã, nós, os alunos da turma do 2.º e 3.º ano da Mina, saímos de Castelo Branco para irmos visitar o Museu do Pão, em Seia.
A caminho, parámos na Serra da Estrela e estivemos a brincar com a neve.
Quando chegámos a Seia, saímos do autocarro, lanchámos e fomos de comboio até ao Museu do Pão.
Durante a visita, uns “duendes” contaram-nos a história do Pão e explicaram-nos como se fazia o pão e nós, com as nossas mãos, pudemos amassar e fazer uma lembrança que trouxemos connosco como recordação.
No final da visita, fizemos um jogo dos sentidos para adivinharmos os cereais de que se pode fazer pão e até pudemos provar as diferentes variedades de pão que lá se confecionam. O pão era muito saboroso!
Depois de almoçarmos, brincámos no parque e regressámos à nossa escola no “autocarro do Sr. Alexandre”. A viagem foi bem animada!
Texto escrito por: Ariana Fontão; Catarina Barbudo; Inês Borrego; Matilde Ivo e Tiago Miguel
  









Adaptado de www.afonsopaiva.pt

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Hábitos de Vida Saudável

Trabalhos realizados pelos alunos do 7.º 2, da Escola Básica Afonso de Paiva, no âmbito da Oferta Complementar de Escola - "Educação para a Cidadania", sob orientação do Prof. António Mesquista | Ano letivo 2017-2018
[Clique na imagem para ver os trabalhos]
https://issuu.com/afonsode…/…/2017.18_trabalhos_oc_saude_7_2

Adaptado de www.facebook.com/afonsodepaiva

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Dia da Bolacha

Ora aqui está um excelente Dia para os mais gulosos: o Dia da Bolacha!
Este doce dia é celebrado pelo mundo fora com o intuito de homenagear uma das grandes delícias à disposição do paladar humano: a bolacha. A origem do Dia da Bolacha é incerta mas encontram-se referências a este dia no Dicionário da Rua Sésamo, que data de 1980, sendo o Monstro das Bolachas o seu promotor.

Algumas sugestões para o Dia da Bolacha são:
  • Fazer bolachas com os pais e amigos (sempre com a presença de um adulto)
  • Fazer bolachas caseiras para oferecer no Natal
  • Dar bolachas aos amigos e colegas
  • Experimentar novos tipos/sabores de bolachas
  • Rever vídeos do Monstro das Bolachas ou episódios da Rua Sésamo com os filhos
  • Partilhar imagens do Monstro das Bolachas e deste dia na internet.
Mas, MUITA ATENÇÃO: não se esqueçam que o consumo de bolachas, tal como de qualquer outra guloseima, deve ser moderado, pois estas provocam cáries e promovem o aparecimento de doenças como a diabetes e a obesidade!

Adaptado de www.calendarr.com





terça-feira, 10 de novembro de 2015

Dia Mundial da Alimentação

Tal como tem acontecido todos os anos, as Escolas do Agrupamento Afonso de Paiva celebraram, no dia 16 de outubro de 2015, mais um Dia Mundial da Alimentação.
Muita diversão e animação pautam as atividades desenvolvidas nesse dia, que culminam, quase sempre, com a degustação de um ou outro acepipe. 

Deixamos aqui os registos (em forma de notícias) do que foi feito neste dia tão animado.

Dia Mundial da Alimentação – Um dia em grande para as crianças de Salgueiro do Campo
Na nossa escola, iniciamos as comemorações do dia da alimentação no dia 15 de outubro. As avós de algumas crianças do Jardim de Infância e da Escola do 1.º ciclo vieram  fazer papas de carolo. Relembramos sabores de outros tempos, quando o milho era uma importante fonte de alimento. Com ele os mais pobres faziam broa, papas… e assim se matava a fome aos novos e aos velhos. Era a sobremesa de ricos e pobres.
No dia 16, de tarde, visitamos os nossos queridos idosos do centro de dia de Salgueiro do Campo. Com eles relembramos adivinhas, histórias , músicas e poesias.
Falamos da importância de uma alimentação variada e equilibrada. Depois partilhamos um delicioso lanche saudável.
Nós levamos as papas de carolo feitas no dia anterior, eles retribuíram com uma deliciosa salada de fruta, gelatina, iogurte…

Foi uma tarde muito bem passada, um dia em grande.





Comer bem para bem crescer - EB1 da Mina
Para comemorar o Dia da Alimentação, 16 de outubro, os alunos da EB1 Mina desenvolveram atividades relacionadas com a necesssidade de uma alimentação saudável. 

Assim, na quinta-feira, dia 15 de outubro, os alunos ouviram com muita atenção o senhor enfermeiro da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, que lhes falou sobre a importância de comer várias vezes ao dia de forma variada, evitando o açúcar e as gorduras. Os alunos observaram e comentaram a roda dos alimentos e, no final, receberam um presente alusivo às frutas. Nesse mesmo dia, os alunos deslocaram-se à cozinha do refeitório da escola onde ajudaram a confecionar gelatinas, como proposta de uma sobremesa saudável. A sobremesa foi posteriormente servida ao almoço.

Na sexta-feira, dia 16 de outubro, Dia da Alimentação, os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º anos fizeram uma visita de estudo ao Mercado Municipal, local desconhecido para vários alunos. Tiveram a oportunidade de observar produtos regionais que geralmente não se encontram em grandes superfícies. 

O dia e as atividades sobre a alimentação foram rematados de forma muito divertida com o visionamento do filme “Ratatui” cuja ação se desenvolvia, por coincidência, em torno do tema da culinária. 


JI de Freixial do Campo - Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de outubro de 2015, Dia da Alimentação, fizemos, na nossa sala, uma salada de fruta com os mais variados frutos outonais. Cada criança trouxe para o Jardim duas peças de fruta e foi com essa fruta que a Educadora Maria e a Auxiliar Joaquina prepararam a famosa salada.
Depois foi só saborear! As imagens mostram alguns momentos…



UCCCB e EB Afonso de Paiva promovem sessões de sensibilização e informação


A comemoração do Dia Mundial da Alimentação na Escola Básica Afonso de Paiva começou logo pela manhã do dia 16 de outubro, no auditório da escola-sede, onde recebemos a visita da senhora enfermeira Luísa, da Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco (UCCCB), para falar sobre os benefícios de uma alimentação equilibrada.

A primeira sessão foi direcionada para as turmas de 1.º ano e a segunda para as turmas de 3.º e 4.º anos. A senhora enfermeira reforçou, uma vez mais, a necessidade e importância de termos uma alimentação equilibrada e variada para assim sermos mais saudáveis. Foi muito interessante e os nossos alunos reforçaram as aprendizagens de uma forma divertida. 



No final de cada sessão, foi oferecido a todos um marcador de livros com a forma de alimentos. Para aplicação das aprendizagens realizadas, confecionámos uma salada de fruta com frutas trazidas pelos nossos meninos, que ficou muito saudável e saborosa!