Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

Mostrar mensagens com a etiqueta Projeto “Nós e os Outros”. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Projeto “Nós e os Outros”. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

“Violência”, “Racismo” e à (des)Igualdade de género

 "A prática da cidadania só adquire sentido se no seu horizonte estiverem os direitos de todos, a igualdade perante a lei e a defesa do bem comum.”  (adaptado de  João Batista Libanio)

Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento durante este primeiro trimestre, a turma 6º6 com a Professora Fátima Esteves e os Técnicos do “Projeto Nós e os Outros – Programa Escolhas 9G” da Associação Amato Lusitano, dinamizaram sessões relativas aos Direitos Humanos, desenvolvendo temáticas, reflexivas, interativas e lúdicas ligadas à “Violência”, “Racismo” e à (des)Igualdade de género.

Para mais informação vai à página do Facebook do Agrupamento. 

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

EB/JI do Castelo – Projeto “Nós e os Outros”: Atividades de maio 2018

Nesta primavera envergonhada, mas com a esperança de que o Sol nos visite este verão, a Associação Amato Lusitano proporcionou-nos uma ação sobre “Higiene e Cuidados com o Sol”, desenvolvida pela equipa da UCC - ULS de Castelo Branco.
Logo no início do mês, dia 3, também nos ajudou a fazer bonitos sacos, para oferecermos às mães.
Dia 10, foi o teatro que veio à nossa escola, pelos alunos da ETEPA, que nos apresentaram uma peça sobre “Negligência familiar”, mas de uma forma muito engraçada, a que nós adorámos assistir e depois experimentar – teatro de sombras. Chegámos à conclusão de que a Arte não tem limites e cada vez vamos experimentando novas e belas formas de comunicar.
Dia 30, tivemos nova sessão com a Raquel, técnica da Associação, e trabalhámos em grupo para falarmos, novamente, sobre “Igualdade de Géneros”.
Com os pés na terra, mas com vontade de levantar voo, dia 18, fizemos uma visita ao Aeródromo de Castelo Branco. Vimos e sentimos o ambiente que se vive nas instalações, nos aviões, no helicóptero dos bombeiros que já se encontra de prevenção para os incêndios, a vista magnífica da torre de controlo. Pena foi que não pudéssemos levantar voo.
Ponto alto, não de voarmos, mas darmos a possibilidade de voltar ao seu habitat, foi a libertação da “nossa” cegonha. Essa sim levantou voo, agradeceu e seguiu o seu caminho, no dia 11 de maio.
Bem, só nos falta dar notícias dos nossos vestidos e camisolas para o desfile “Pano Cru”. A azáfama tem sido grande, primeiro com os esboços e agora já na confeção dos mesmos. Mas o trabalho tem dado os seus frutos…Estão a ficar giros!...
http://www.afonsopaiva.pt/…/1668-eb-ji-do-castelo-projeto-n…













Adaptado de www.afonsopaiva.pt

sábado, 7 de abril de 2018

EB/JI do Castelo – Projeto “Nós e os Outros”: Atividades de Janeiro


O ano começou bem e, logo no dia 5 de janeiro (antecipámos a data), comemorámos o “Dia de Reis”. As coroas, que elaborámos com muito empenho, não podiam faltar. Tivemos também a companhia das técnicas da Associação Amato Lusitano, que nos puseram a pensar sobre o que faríamos se fôssemos Rei ou Rainha por um dia. As ideias foram deslizando para o papel e, no final, o painel construído demonstrou que somos justos, altruístas e sensíveis aos problemas que nos rodeiam. 

A 19 fomos visitados pelas técnicas do Núcleo Distrital de Apoio à Vítima (NAV), que nos propuseram jogar o “Jogo das Cidades”. A iniciativa tentou chamar-nos a atenção para certas características, ações e profissões que se associam às meninas e aos meninos e sensibilizar-nos para atitudes e comportamentos não discriminatórios, alertando-nos para a importância da promoção da Igualdade de Género. Nós seremos responsáveis por nos tornarmos adultos, cidadãs e cidadãos mais responsáveis e promotores de valores e dignidade igualitários para todos. 

No final do mês, a 22, os professores Tiago e Micaela da Escola de Dança Art’Kompany, brindaram-nos com mais uma aula de dança. E foi ao som de várias músicas latinas que nos envolvemos e exprimimos através da dança. No fim, fomos nós os protagonistas e a prof.ª Micaela tentou acompanhar-nos na nossa versão do “Despacito”. 

Mais um mês pleno, ao longo do qual não deixámos as tradições por mãos alheias e cantámos as “Janeiras” em várias instituições da cidade, juntando as nossas vozes às dos colegas da Escola da Mina.











quarta-feira, 7 de março de 2018

Projeto “Nós e os Outros” – Um mês mágico na EB/JI do Castelo


Dezembro… mês da magia. Tempo das músicas suaves e celestiais, das prendas, das iluminações, dos doces e dos bolos especiais que nos fazem crescer água na boca.
E para que os nossos bolos ficassem bons e fofinhos nesta época de Natal, fomos, no dia 5, ao Centro de Ciência, Tradição & Cultura. Metemos a mão na massa, vestimos o avental e fomos descobrir que efeito tem o fermento nos bolos; porque é que uns crescem e outros não. Medimos, misturámos e batemos os ingredientes e, enquanto os bolos coziam, fizemos uns jogos engraçados: um de mímica e outro de trava-línguas.
No final provámos os dois bolos: melhor, muito mais saboroso e fofinho, o que tinha fermento; mas o que não tinha, mais baixinho e enqueijado, não deixou de se comer.
No dia 12, fomos assistir à Festa de Natal da ETEPA, no Cine-Teatro Avenida: uma peça muito engraçada, “MILFINS”, que nos alertou para um flagelo dos nossos dias – a tristeza de vivermos num Mundo sem árvores – e da necessidade de preservarmos as florestas e o meio ambiente.
Durante os dias de aulas de dezembro, a equipa técnica da Associação Amato Lusitano proporcionou-nos uma sessão fotográfica alusiva a esta época, e nós, “pestinhas”, transformámo-nos em anjinhos. O resultado desta sessão esteve patente ao público no Fórum de Castelo Branco, até dia 27 de dezembro, e depois na Sede do Agrupamento até ao Dia de Reis.
Mesmo sabendo que tínhamos sido nós os protagonistas, não deixámos de ficar admirados quando, no último dia de aulas, as técnicas da Associação nos ofereceram uma das fotos tiradas. Ainda fizemos uma pequena moldura com a nossa fotografia para decorar a árvore de Natal.
Neste dia tivemos o habitual leite com cacau e um bonito e saboroso tronco de Natal (com fermento) para o lanche.
Ainda neste mês, deixámos a nossa escola decorada com enfeites alusivos à época. Os colegas pequeninos do Jardim fizeram um bonito presépio em pão e umas magníficas árvores de Natal. E a celebração desta bela quadra culminou com a festa conjunta com a Escola Básica da Mina, no Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia, durante a qual vivemos, em comunidade, uma tarde de intensa alegria.
A todos os que nos acompanharam, neste 1.º Período, deixamos um grande “OBRIGADO” e desejos de um FELIZ 2018.



-----
Mais fotografias em (publicação de 16/01/2018): Facebook Afonso de Paiva


terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

EB/JI do Castelo: Projeto “Nós e os Outros” – novembro… a preparação do Natal!

Além do magusto, atividade já noticiada, novembro foi sem dúvida o mês dos valores: respeito, sinceridade, tolerância, igualdade, solidariedade, concórdia, amor… Valores de que precisamos na escola, na família, na sociedade, e agora que se aproxima o Natal, são estas as melhores “prendas” para sermos todos mais felizes.
No dia 2 de novembro, a equipa técnica do Projeto Passaporte Global trouxe-nos uma história e jogos sobre o “Olhar mais a diferença”, a integração de todos num Mundo Global.
A atividade do dia 16 teve como orientadora a Drª. Paula Montez da Rede Europeia Anti Pobreza (EAPN) e foi uma antecipação da comemoração da “Convenção sobre os Direitos da Criança”, adotada pelas Nações Unidas em 20 de novembro de 1989.
Apresentou-nos um livro maravilhoso: “Orelhas de Borboleta”, de Luísa Aguilar. Uma história que nos ensina a encarar de forma positiva aquilo que para outros é motivo de troça – porque reconhecer e reivindicar a diferença nos fortalece, levando-nos à aceitação de quem somos e ao reforço da nossa personalidade. E esse é o primeiro passo para aprendermos a rir de nós próprios. Leiam o livro que vale a pena.
No final escrevemos, ilustrámos e fizemos um painel com o que, na realidade, precisamos para sermos felizes.
Terminámos o mês com chave de ouro – uma atividade da Biblioteca Escolar Afonso de Paiva. A educadora Maria da Luz levou-nos a viajar pelo Mundo com vários contos que encaixam perfeitamente na nossa escola: “Meninos de Todas as Cores”, um conto cigano e outro sírio, entre outros.
No próximo mês não deixem de ver como “Pestinhas” se podem transformar em “Anjinhos”.
-----

Mais fotografias em (publicação de 14/12/2017): Facebook Afonso de Paiva

sábado, 28 de outubro de 2017

EB/JI do Castelo – Primeiras atividades de “Nós e os Outros”

Iniciou-se, no dia 22 de setembro, o projeto “ Nós e os Outros”, a decorrer na Escola do Castelo.
Foi a primeira de muitas atividades divertidas, enriquecedoras e motivadoras, que irão decorrer semanalmente, ao longo deste ano letivo, e que visam um complemento à formação dos alunos desta escola.
Esta atividade foi promovida pela Associação Amato Lusitano, parceiro neste projeto, e teve como objetivo a apresentação de todos os elementos da equipa técnica, alunos e professores.
Já no dia 27, virámo-nos para o desporto. Teve como intervenientes os professores Abel Louro e João Serrasqueiro, da Escola de Judo Ana Hormigo, que proporcionaram aos alunos a sua 1.ª aula de Judo.
Pelo registo, podemos concluir que estamos no bom caminho. Aos nossos parceiros e intervenientes nas atividades por eles programadas e planificadas o nosso “OBRIGADA”, cientes de que conseguiremos atingir os nossos objetivos.




  









  
 Retirado de https://www.facebook.com/afonsodepaiva/photos/pcb.1949237635290538/1949236731957295/?type=3&theater