Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

Mostrar mensagens com a etiqueta Língua Gestual Portuguesa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Língua Gestual Portuguesa. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

 A 15 de novembro celebrou-se o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa (LGP), um dia muito especial. Neste sentido, o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, um agrupamento inclusivo e bilingue, não deixou passar em branco esta data.

De forma a festejar a data com a comunidade escolar, a equipa de intervenção bilingue com alunos surdos dinamizou várias sessões de sensibilização com turmas do ensino pré-escolar do Jardim de Infância Quinta das Violetas e do 1º ciclo, da Escola Básica do Castelo, nos dias 13 e 14 de novembro.

Para saberes mais, consulta a página do Agrupamento. 

Dia da Língua Gestual Portuguesa

 A 15 de novembro celebra-se o Dia da Língua Gestual Portuguesa (LGP), um dia muito importante para a comunidade surda e para os que dela fazem parte. Neste sentido, o Clube de Língua Gestual Portuguesa do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, preparou um vídeo para festejar este dia.

Para saber mais, consulta a página do Agrupamento e Facebook


quinta-feira, 21 de julho de 2016

Sensibilização à Língua Gestual Portuguesa (LGP)

De 8 de março a 17 de maio do presente ano letivo 2015/2016, a formadora de Língua Gestual Portuguesa, Célia Reis, realizou uma formação de LGP intitulada “Sensibilização à Língua Gestual Portuguesa”. Esta formação acreditada faz parte do Plano de Formação do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, em colaboração com o Centro de Formação da Associação de Escolas Alto Tejo, e contou com a participação de docentes de diferentes escolas de Castelo Branco.

A formação de LGP teve como objetivos sensibilizar os professores para a problemática da surdez e facilitar a comunicação destes com os alunos portadores de surdez. Porque a língua gestual tem uma grande componente visual e corporal, foram utilizados diversos meios, de forma a permitir a aprendizagem dos formandos, tais como vídeos, dramatização de histórias, imagens e anedotas em LGP, bem como vários jogos.
Embora a primeira aula, em LGP, tenha decorrido com alguma dificuldade por parte dos formandos em termos de comunicação com a formadora surda, ao fim de algumas aulas a comunicação entre todos foi possível. O feedback dos formandos foi positivo, revelando que se sentiram enriquecidos quer a nível pessoal, quer ao nível da capacidade de comunicar com pessoas surdas. Este enriquecimento profissional e pessoal insere-se num conjunto de formações que têm acontecido com o objetivo de serem uma mais-valia para toda a comunidade surda da cidade de Castelo Branco, contribuindo para a evolução da educação e cultura da comunidade em geral.

A formadora de LGP, Célia Reis
----
Mais fotografias em (publicação de 14/06/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

“Nós gostamos muito da LGP”

Recentemente, os alunos da turma 4AP do 3.º ano da EB Afonso de Paiva viveram com muita alegria a comemoração do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa (LGP) na companhia da equipa EREBAS do nosso Agrupamento. Além do agradável convívio, os meninos revelaram gosto em aprender algumas palavras em LGP, muito bem ensinadas por uma amiga e colega de turma.
O dia foi de convívio, mas também de (in)formação e sensibilização. Todos se divertiram e ficaram conscientes da importância daquela língua, expressando-o em trabalhos criativos realizados posteriormente em sala de aula, como forma de aprofundar a temática e de expressar pensamentos e emoções.
Partilhamos aqui algumas dessas mensagens tão genuínas e cativantes. Lendo-as e observando-as, fica-nos esta voz comum: “Nós gostamos muito da LGP!”