Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

Mostrar mensagens com a etiqueta Dia Mundial da Saúde. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Dia Mundial da Saúde. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Dia Mundial da Saúde

A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, aquando da organização da primeira assembleia da OMS. Desde 1950, que no dia 7 de abril se celebra o Dia Mundial da Saúde.
Cada ano, a organização escolhe um tema central para ser debatido no Dia Mundial da Saúde e que representa uma prioridade na agenda internacional da OMS. O tema do Dia Mundial da Saúde de 2016 é a diabetes, estando programado o lançamento do primeiro relatório mundial sobre a doença.
O Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade única de alertar a sociedade civil para temas-chave na área da saúde que afetam a humanidade e para desenvolver atividades com vista à promoção do bem estar das populações, assim como de promover hábitos de vida saudáveis. Nas escolas portuguesas realizam-se várias atividades escolares para incutir aos alunos a importância da manutenção de um estilo de vida saudável.
Os programas apresentados no Dia Mundial da Saúde prolongam-se ao longo do ano.


Adaptado de http://www.calendarr.com/

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Dia Mundial da Saúde

Comemorou-se hoje o Dia Mundial da Saúde. Isso não significa, obviamente, que hoje, e apenas hoje, devamos ter cuidado com a nossa saúde, alimentarmo-nos corretamente, praticar exercício físico e por aí adiante. Trata-se de um dia em que se pretende lembrar a toda a população que devemos adquirir e fazer uso de todos esses excelentes hábitos ao longo de todo o ano, de forma a que possamos ter uma vida ativa e saudável.
Assim, esperamos contribuir, com todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo, para que os nossos alunos estejam devidamente informados e adquiram bons hábitos e costumes no que diz respeito às várias vertentes de uma vida saudável. Para isso, contamos com a contribuição de todos: alunos, pais e encarregados de educação, professores, assistentes operacionais e entidades que connosco colaboram. Participem ativamente neste nosso projeto!