Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

Mostrar mensagens com a etiqueta Dia Internet Segura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Dia Internet Segura. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Outubro é o Mês da Cibersegurança

 O Mês Europeu da Cibersegurança (European Cybersecurity Month – ECSM) é uma iniciativa anual comemorada em 28 países europeus, organizada em parceria com a Agência Europeia para a Segurança das Redes e Informação (ENISA) e a Comissão Europeia. Ao longo do mês de outubro decorrem centenas de eventos e atividades distribuídos por toda a Europa, com diversas iniciativas e campanhas de sensibilização, organizadas para reforçar práticas seguras de navegação na Internet, segurança de dispositivos e prevenção de fraudes online. 

Queres saber mais? Vai até à página do Agrupamento ou ao Facebook.

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Afonso de Paiva nos Desafios SeguraNet


As turmas do 3.º ano da Escola Básica Afonso de Paiva envolvidas no Clube de Informática participaram nos Desafios SeguraNet 2017/2018 na categoria dirigida ao 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Os desafios são disponibilizados trimestralmente aos professores e alunos das escolas de forma a promover, neste nível de ensino, uma utilização mais esclarecida, crítica e segura da internet. Ao longo do ano, as turmas foram convidadas a responder a três desafios sobre temas no âmbito de uma utilização segura e crítica da internet, criando um cartaz com a mascote do programa “O Pisca”, uma banda desenhada sobre as fake news e uma interpretação escrita da versão Internet do Capuchinho Vermelho. Os Desafios SeguraNet – 1.º Ciclo tiveram o seu epílogo com a apresentação dos resultados no dia 11 de junho de 2018, e que podem ser consultados em http://www.erte.dge.mec.pt/…/classificacao-final-desafios-s…
Os professores responsáveis agradecem o empenho e entusiasmo dos alunos das respetivas turmas na realização dos desafios.

domingo, 18 de março de 2018

Para uma Internet mais Segura no AE Afonso de Paiva

Mais uma vez e como forma de assinalar o Dia da Internet mais Segura, iniciativa Europeia que se comemora em Portugal a 6 de fevereiro e se alarga a todo o mês de fevereiro, os professores de Informática, em colaboração com a professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, entre jogos “Quantos Queres” e Desafios SeguraNet on-line com alunos dos 3.º e 4.º anos do agrupamento, organizaram, na primeira semana de fevereiro, sessões de sensibilização que assinalaram essa mesma iniciativa, sob o tema deste ano: “Cria e partilha com responsabilidade: uma melhor internet começa contigo”, destinada aos cerca de 150 alunos de 5.º ano, no âmbito da área temática “Educação para os média” na disciplina de “Educação para a Cidadania” da Oferta de Escola do Agrupamento e aproximadamente 30 docentes, diretores de turma, coordenadores de departamento e delegados de disciplina.

Com esta já conhecida iniciativa, os professores de Informática e a professora bibliotecária visam informar para prevenir e conhecer para proteger, promovendo a adoção de comportamentos e atitudes adequados a uma utilização crítica e segura da internet e das redes sociais pelos alunos e professores, relembrando as boas práticas em diversos aspetos da vida em linha, envolvendo tecnologias e procedimentos de várias índoles. Os alunos participaram ainda num Quiz Interativo, com recurso à aplicação Plickers, uma ferramenta de avaliação/ sistematização de conhecimentos e, de forma rápida e simples, foi verificada a compreensão do tema pelos alunos, levando a que este conhecimento contribua para uma rede mais segura, mas também para uma crescente confiança nas novas tecnologias, por parte de uma comunidade de utilizadores em permanente expansão.
http://www.afonsopaiva.pt/…/1487-para-uma-internet-mais-seg…











terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Dia Internet Segura

Sob o tema Juntos vamos criar uma Internet melhor, o professor de Informática e a professora bibliotecária promoveram no dia 11 de fevereiro, sessões de sensibilização, tendo como principal objetivo a promoção do positivo e a eliminação do negativo em linha. 
As crianças, jovens das turmas de 4º e 5º ano das escolas de S. Tiago e Afonso de Paiva e também os adultos do estabelecimento prisional de Castelo Branco (escola associado ao nosso agrupamento), podem e devem ajudar a promover o positivo sendo educados e respeitosos com os outros em linha e protegendo a(s) sua(s) reputações e a dos outros, não só apoiando os colegas que encontrarem com problemas on-line, mas assumindo uma posição contra o cyberbullying, denunciando o que de impróprio ou ilegal encontrarem. 
Acima de tudo, estas sessões visaram a navegação em segurança na internet e o encorajamento para uma tomada de posição enquanto cidadãos digitais do futuro.