Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Outra Horta na Escolinha


Jardim de Infância “Quinta das Violetas”
"A Nossa Hortinha: como “nasceu e cresceu”, um projeto de todos"


O Sr. Jardineiro da Câmara lavrou a terra.
O Sr. Marcelo, pai do Tomás, trouxe a ideia e terra e todos colaboraram para levar a terra para o local! Foram muitas as experiências de aprendizagem que as crianças tiveram oportunidade de realizar: encheram baldes e garrafas, carregaram, despejaram, mexeram na terra, que tanto os motivou!
Foi um projeto que envolveu de forma muito interessada o grande grupo do jardim de infância: crianças, educadoras, estagiários, assistentes operacionais e pais.
Tudo começou no Dia da árvore. Plantamos 2 figueiras e 1 nespereira.

Foi necessário preparar a terra, plantar e depois cuidar, com muito interesse e empenho!
Depois a pouco e pouco nasceu a nossa horta!
Plantámos morangueiros, tomateiros, couves, alfaces, beringelas, e algumas ervas aromáticas (hortelã, poejos).
Semeámos batatas, cenouras, nabiça, salsa e coentros.
Nas salas fizeram espantalhos para espantar os passarinhos e proteger a sementeira e a plantação.


Já passou um mês. Durante este tempo foi preciso regar e cuidar bem da horta. As crianças observaram continuamente o crescimento das hortícolas e aprenderam muito com este processo.

Comemoração do Dia da Mãe

O Dia da Mãe é, como todos nós sabemos, um dia muito importante. Não só para as mães que, como é por demais óbvio, são um dos pilares fundamentais da família e da educação das crianças de cada agregado familiar, mas também para os filhos e para os pais. Para os filhos, pela oportunidade de exprimirem todo o seu amor pelo progenitor materno e de reconhecerem a sua importância em todo o desenvolvimento emocional e afetivo. Para os pais, no sentido de reconhecerem a importância das mães como geradoras e protetoras da sua progénie e como elo de ligação e de organização familiar e social. 
Por todas estas razões e mais alguma, é fundamental não deixar passar esta data em branco e alargar o papel da Escola na formação das crianças, no sentido de as ajudar a entender a importância de um dia tão especial. 
________________________________________________________________________________

DIA DA MÃE no Jardim de Infância do Freixial do Campo

Por ocasião do Dia da Mãe, as mães fizeram um “trabalho de casa”, dizendo o que é para elas ser Mãe. As crianças aprenderam quadras e canções e fizeram uma prendinha para as suas Mães. 


E porque as Mães são sempre bem vindas à escola, uma mãe veio um dia contar uma história às crianças do jardim e 1º Ciclo.

_________________________________________________________________________________

DIA DA MÃE na EB de São Tiago



3º ano (7 ST) realiza atelier sobre o "Dia da Mãe”

Muito trabalho, imaginação e carinho à mistura para cele-brar e presentear as mães neste dia tão especial. Desejamos a todas mães, muitas felicidades!"





_________________________________________________________________________________

DIA DA MÃE na EB de Salgueiro do Campo

Nesta Escola o Dia foi comemorado com a elaboração, por parte dos alunos, de cartões com mensagens para as mães.






Uma outra forma de falar sobre Alimentação


Enfermeiras levam peça de fantoches às crianças do Salgueiro do Campo




JI de Salgueiro do Campo faz jogos sensoriais olfativos e visuais

Os alunos do JI de Salgueiro do Campo fizeram e provaram crepes

Integrado no Plano Anual de Atividades do Agrupamento, experimentámos novos sabores e cheiros no Jardim de Infância do Salgueiro do Campo.
Fizemos jogos sensoriais olfativos e visuais com várias especiarias: canela, pimenta branca, caril, açafrão das índias, pimentão doce, piripiri e noz moscada. Observámos as cores e os cheiros. Com recurso ao computador, observámos as plantas de onde estas se extraem.
O cheiro que mais os cativou foi o da canela.
Decidimos, por isso, fazer algo em que todas as crianças pudessem participar. A nossa assistente operacional ensinou-nos uma receita de crepes fácil e deliciosa.
Cada criança provou a massa crua e o crepe depois de cozido. Por fim polvilharam-nos com as especiarias e servimo-los para a nossa sobremesa desse dia. As crianças gostaram desta experiência e pediram para voltarmos a fazer crepes.

CEF desenvolve iniciativa "Dia contra o Bullying"


Os técnicos do projeto “Vida a Cores” da Associação Amato Lusitano, João Pio, Jorge Infante e Susana Silva desafiaram a turma 1 A do curso CEF "Práticas de Ação Educativa", da Escola Básica Afonso de Paiva, para participar na iniciativa “De Par em Par, por uma Escola sem Bullying, Tu Podes Ajudar”. Neste âmbito ao longo do ano letivo foram desenvolvidas várias atividades: Formação de Formadores Entre Pares: no 1.º período, a turma CEF dividiu-se em grupos e cada um deles abordou uma temática relacionada com o Bullying que apresentou aos colegas através de PowerPoint’s e de exercícios práticos.
Cada aluno recebeu da Associação Amato Lusitano um certificado de Formador. No 2.º período, procedeu-se à criação de Filmes de Animação em Stop Motion, a partir das ideias centrais dos power point’s organizados no 1º período.
Preparação do dia contra o Bullying, em Flash Mob, subordinado ao lema, escolhido pelo grupo CEF, “Bullying Não! Começa Tu a Revolução”. O projeto “De Par em Par, por uma Escola sem Bullying, “Tu
Podes Ajudar”, terminou com a comemoração do “Dia Contra o Bullying”, realizada a 10 de maio, na escola Afonso de Paiva.
"Bullying Não: Começa Tu a Revolução" foi o mote lançado pelos alunos CEF, que afirmando-se como os principais agentes de mudança no combate a este problema, convidaram todas as turmas a escolherem uma palavra relacionada com a temática do Bullying, para desenharem com os seus próprios corpos, no chão do anfiteatro, no recinto exterior da escola (Flash Mob). Em seguida, no auditório, os alunos visionavam os filmes de animação criados em Stop Motion, pelo grupo CEF.
Este dia finalizou-se com a ação “Abraços Grátis”.
Esta comemoração envolveu com muito empenhamento toda a escola, que se uniu por uma causa comum. O CEF e a Associação Amato Lusitano agradecem a todos os alunos, professores e direção da Escola Afonso de Paiva que prontamente colaboraram nesta iniciativa e, ainda, reconhecem o apoio prestado pelos agentes da Escola Segura. Tal como proposto agora é, então, hora de todos começarmos a nossa revolu-ção contra o Bullying!

Turma 1 A – CEF
“Práticas de Ação Educativa”

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Festival das Sopas 2011/2012

Na sequência daquilo que tem sido preconizado no Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva e, nomeadamente, de todo o esforço que tem sido aplicado no sentido de melhorar os hábitos alimentares dos alunos, teve lugar na Escola Sede o segundo Festival de Sopas, intitulado "Na ROTA de Afonso Paiva". Partindo de um ideia (mais um ideal) da professora Madalena Nunes, responsável pela cantina e bares da Escola e acérrima defensora de tudo o que torne as refeições escolares mais agradàveis e, fundamentalmente, mais saudáveis e tendo o apoio da equipa da Biblioteca nas suas inúmeras ações de sensibilização sobre higiene e alimentação, o projeto foi tomando gradualmente forma até à sua consecução, no dia 18 de Maio. A adesão foi total por parte de pais e encarregados de educação, alunos, professores e funcionários que participaram trazendo os ingredientes e ajudando na preparação dos expositores e na confeção das sopas. 
Durante a festa houve lugar também para a música, com a participação do Clube de Música da Escola, o Grupo de Adufeiras da ESALBI, os alunos da Educação Especial, que presentearam a audiência com músicas e danças e um grupo de alunas do 7º ano, com danças medievais. 
Finalmente, cerca de 1000 litros de diferentes sopas foram servidos aos cerca de 1500 visitantes, que expressaram o seu agrado e fizeram votos de que esta atividade se repita no próximo ano letivo. 
O Festival, pela sua importância como fator de sensibilização e promoção da Saúde, foi integrado num projeto com que a Escola se candidatou ao Concurso "Prémo de boas práticas em Educação para a Saúde e Ação Social Escolar", promovido pelo Ministério da Educação". 
Ficam aqui os nossos agradecimentos, em nome da equipa que organizou e preparou esta atividade, a todos quantos contribuíram com o seu empenho e entusiasmo de forma a tornar o evento um grande sucesso. 


Para visualizar a "reportagem fotográfica" do evento, carregue aqui ou na imagem.
Também lá encontrará as receitas das sopas servidas durante o Festival. 


terça-feira, 13 de março de 2012

Uma horta na Escolinha


Muito se fala aos alunos, nos dias de hoje, de como as coisas eram no tempo dos nossos avós, em que grande parte da comida vinha da pequena horta no fundo do quintal, de que as pessoas eram mais resistentes porque os alimentos assim produzidos eram mais saudáveis. Mas, na maior parte das vezes, não passamos da teoria. Independentemente da razão para a inexistência de um espaço onde se possa mostrar aos jovens como era antigamente uma horta, o que é certo é que, sendo uma grande parte dos alunos da cidade, onde vivem em apartamentos ou vivendas com pouco espaço exterior, estes ficam para toda a vida  com uma noção muito vaga do que é colher aquilo que se produz. Por todas estas razões, é meritório o trabalho da professora Angela, do Jardim de Infância do Castelo, que pôs as mãos à obra e fez, com a ajuda dos seus alunos, uma pequena horta. Aqui fica o registo do momento em que procedia à rega da mesma e de um pequeno texto por ela escrito.




"A seca é grande, não chove...
temos que regar a nossa horta!!
Plantámos couves, alfaces, abóboras, cabaças, salsa,
batatas........ e mais umas sementes que iremos descobrir.
Se a fartura for grande convidamos para a sopa....

Beijinhos

Jardim de Infância do Castelo"