Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Hasteamento da Bandeira Verde Eco-Escolas

GALARDÃO ECO-ESCOLAS PARA AGRUPAMENTO AFONSO DE PAIVA

 A Comunidade Educativa do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva celebrou no dia 23 de outubro uma distinção pelo seu trabalho em educação ambiental, tendo hasteado a Bandeira Verde da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) que, através desse galardão, atribui ao Agrupamento o estatuto de Eco-Escola. O acontecimento juntou professores, alunos e funcionários, tendo ainda contado com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Dr. Luís Correia, e da Engenheira Otília Caetano, representante da Autarquia no Programa Eco-Escolas.  

Pelo segundo ano consecutivo, o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva recebeu a Bandeira Verde no Encontro Nacional “Dia das Bandeiras Verdes”, como reconhecimento de todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo de 2012/2013. O prémio enquadra-se no Programa Eco-Escolas a que o Agrupamento Afonso de Paiva se candidatou em parceria com a Autarquia de Castelo Branco. O Programa Eco-Escolas é uma iniciativa de âmbito internacional que visa estimular ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental e/ou Educação para o Desenvolvimento Sustentável. A Bandeira Verde de novo hasteada na sede do Agrupamento foi um momento simbolicamente importante, pelo reconhecimento dos projetos desenvolvidos numa área que desde há muito constitui uma das prioridades do Projeto Educativo do Agrupamento Afonso de Paiva.


















Ficam aqui também dois pequenos vídeos da cerimónia.



quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Mostra de Fotografia "Olhares sobre os Direitos"


O Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens convida-TE a participar numa Mostra de Fotografias sobre os TEUS Direitos ,como forma de comemorar o 24º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança.


Para participar basta FOTOGRAFAR e enviar até três fotografias ORIGINAIS QUE, NA TUA PERSPECTIVA, REPRESENTEM OS DIREITOS (OU A FALTA DELES) para o seguinte e-mail: olhares.sobre.os.direitos@gmail.com, a partir de 4 de Outubro e até dia 10 de Novembro de 2013.

(Podem participar em nome individual ou em grupo com a colaboração, se necessário de algum adulto, respeitando os critérios em anexo.)

As fotografias , à medida que vão sendo recebidas serão divulgadas no Facebook do "Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens", e apresentadas no dia 20 de Novembro de 2013  em sessão pública a divulgar oportunamente.

O Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens conta contigo E COM AS TUAS FOTOS!
Pode descarregar os ficheiros “Convite”, “Critérios de Participação”, “Declaração para publicação das fotos (pais e encarregados de educação)” e “Declaração para publicação das fotos (participantes)” no site do IAC através do link http://www.iacrianca.pt/pt/eventos3/539-olhares-sobre-os-direitos-mostra-de-fotografias-sobre-os-teus-direitos-participa.

Hasteamento da Bandeira Verde Eco-Escolas

À semelhança do que se passou no ano anterior, vai ter lugar no dia 23 de Outubro de 2013 pelas 10h20, a Cerimónia de Hasteamento da Bandeira Verde Eco-Escolas. Contamos com a tua presença neste evento. Não faltes!

domingo, 6 de outubro de 2013

Concurso Hallowe’en “Witches Pets”

Cartaz Halloween 2013Regulamento do Concurso ”Animais de estimação das bruxas”
1. OBJETIVOS
a. Desenvolver a autonomia, a criatividade e  a autoestima dos alunos;
 b. Alargar os conhecimentos relativos à  festividade.


2.PROCEDIMENTO
a. O concurso realizar-se-á na biblioteca, no dia 31 de outubro às 15 horas.
b. O concurso destina-se aos alunos dos 1º, 2º e 3ºciclos.
c. Poderão participar todos os alunos individualmente.
d. Será premiado o melhor trabalho de cada ciclo.
e. Os trabalhos deverão ser entregues até dia 29 de outubro, terça-feira, inclusivé.
 f. Os trabalhos serão apreciados tendo em conta os seguintes aspetos:
   I. criatividade do trabalho;
   II. trabalho realizado pelo próprio aluno;
III. utilização de materiais reciclados.
g. O júri será constituído por:
   I. um professor de Inglês
   II. a professora bibliotecária
   III. um professor de EV/EVT/Artes
   IV. um elemento da direção
   V. um funcionário
   VI. um aluno

NOTA: Qualquer situação não prevista neste regulamento será analisada pelos professores responsáveis.


sábado, 28 de setembro de 2013

Dia Mundial da Alimentação – Concurso de Fotografia

ALIMEN~1
 A DECOJovem desafia os alunos dos ensinos básico, secundário/profissional a tirarem uma fotografia original e criativa de uma fruta ou legume da época e a escreverem uma frase sobre a importância de uma alimentação saudável.
Ambas devem ser enviadas até ao dia 11 de outubro de 2013.

Há prémios para oferecer e as melhores fotografias serão integradas na fotogaleria que a DECOJovem vai lançar a 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação.


Fonte: dge

Bem vindos a mais um ano letivo...

As férias já acabaram e um novo ano tem início. Esperamos que todos tenham "recarregado as suas baterias" porque agora é tempo estudar e aprender, embora sempre com algum divertimento e brincadeira à mistura.


A Promoção da Educação para a Saúde faz votos de que tenham um bom início de ano e que tudo vos corra pelo melhor! Vamos arregaçar as mangas e entregar-nos ao trabalho!...



quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dia Mundial do Ambiente

Comemora-se hoje, em todo o Mundo, o Dia Mundial do Ambiente. Está já na altura de deixarmos de falar entusiasticamente sobre o assunto, de criticarmos o que os outros fazem e de enumerarmos as formas pelas quais o planeta vai sendo rapidamente afetado e de começarmos, efetivamente,  a fazer alguma coisa. Todos nós, de forma direta ou indireta, participamos na destruição do ambiente. Há então que parar para pensar mas, principalmente, arregaçar as mangas e trabalhar no sentido de mudar os nossos hábitos e maus comportamentos ambientais.