Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

sábado, 9 de julho de 2016

EB São Tiago recebeu apresentação do Programa “Estou Aqui”

O programa “Estou Aqui” foi apresentado recentemente na Escola Básica de São Tiago pelos agentes da Escola Segura, da Polícia de Segurança Pública (PSP), numa ação de sensibilização destinada a alunos, pais e encarregados de educação.
Durante esta ação, um animador do “Meo Kids” interagiu com as crianças, informando-as da existência do programa. Simultaneamente, no exterior, elementos da equipa Escola Segura sensibilizaram os pais e encarregados de educação no mesmo sentido.
A comunidade escolar foi, desta forma, informada sobre este programa que zela pela segurança das crianças, fazendo uso de uma pulseira com código alfanumérico, sendo a mesma única, pessoal e intransmissível. Esta possibilita uma sinalização e o reencontro muito mais célere em situações em que uma criança se encontre perdida (dos 2 aos 9 anos).

O arranque formal do programa será a 1 de junho. A partir dessa data, os pais poderão solicitar as pulseiras através da Internet, no sítio https://estouaqui.mai.gov.pt

Dia Mundial pelo Desarmamento

O objetivo deste Dia Internacional do Desarmamento é retirar o maior número possível de armas de fogo de circulação, de forma a diminuir as mortes, os feridos e a violência em geral.
Cada país do mundo tem a sua legislação relativamente ao comércio e ao porte de armas. Com o aumento dos ataques terroristas a pressão sobre os governos para mudar a legislação aumenta, em países como os Estados Unidos, por exemplo. As iniciativas do dia do desarmamento variam de país para país. Entre elas destacam-se as marchas silenciosas de protesto contra as armas, os cortejos de homenagem a vítimas e a destruição de armas de fogo.

Segundo a ONU, o Brasil é o país onde mais se mata com armas de fogo.
Adaptado de http://www.calendarr.com/portugal/

quinta-feira, 7 de julho de 2016

St. Patrick´s Day em Sarzedas
St. Patrick´s Day foi o tema de uma aula na E.B.1 de Sarzedas que a professora Célia, a lecionar Português Língua Não Materna, desenvolveu com os alunos no dia 15 de março. Foi muito interessante conhecer uma tradição anglo-saxónica, que é celebrada no dia 17 de março e à qual não é alheia uma das crianças da turma. Foi um momento de descoberta e partilha multicultural muito enriquecedor para todos.
----

Fotografias (publicação de 24/03/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

Dia Mundial do Chocolate

O "Dia dos Gulosos"!
Este é o dia do ano de comer chocolate sem qualquer peso na consciência. Seja uma barra de chocolate, uma bebida, um gelado, algumas bolachas ou bombons, neste dia é obrigatório ingerir uma boa dose de chocolate. Apesar de tudo, recomenda-se alguma moderação: alguns estudos indicam que o chocolate é mais viciante do que drogas como o cocaína.
São apontadas várias vantagens ao consumo de chocolate, como o aumento da concentração, para os estudos ou no trabalho, por exemplo. Em média, os portugueses comem um quilo e meio de chocolate por ano.
A origem do Dia Mundial do Chocolate não é muito clara. Acredita-se que o dia 7 de julho de 2016 assinala 466 anos da introdução do chocolate na Europa. Antes o chocolate era utilizado pelos Maias e Astecas como moeda de troca.
Como tão adorado que é, existe também a celebração do Dia Internacional do Chocolate, a 13 de setembro, nos Estados Unidos. 
Adaptado de http://www.calendarr.com/portugal/

terça-feira, 5 de julho de 2016

APEF e AE Afonso de Paiva acolheram 1.ª Sessão Regional do FITescola

A Associação de Profissionais de Educação Física (APEF) de Castelo Branco e o AE Afonso de Paiva acolheram, no dia 11 de abril, no auditório da escola-sede a primeira sessão regional de promoção do FITescola, plataforma interativa de apoio à atividade dos docentes de Educação Física. Concebido para educar e avaliar crianças e adolescentes acerca da aptidão física relacionada com a saúde, avalia três componentes de aptidão física consideradas importantes pela sua estreita relação com a saúde em geral e com o bom funcionamento do organismo. 
A iniciativa teve como preletores Cláudia Mendrico, da Direção-Geral da Educação, Nuno Fialho, do Conselho Nacional de Professores e Profissionais de Educação Física, e Luís Fernandes, da Sociedade Portuguesa de Educação Física, contando com a participação de 47 professores de Educação Física de vários pontos do país.
Na sequência da apresentação do FITescola e considerando a importância da sua aplicação, a Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco, Associação que tem desenvolvido vários projetos de promoção da prática regular da atividade física e da adoção de um estilo de vida saudável junto da comunidade, irá promover, caso necessário, sessões para explorar e aprofundar a utilização da plataforma junto dos seus associados.
-----
Mais fotografias em (publicação de 21/04/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

domingo, 3 de julho de 2016

Dia Internacional Sem Sacos de Plástico

O objetivo da data é chamar a atenção para a produção e para o consumo excessivo de sacos plásticos a nível mundial, propondo-se alternativas para resolver este sério problema ambiental.

Sacos plásticos e problemas ambientais

Estima-se que um cidadão na Europa consome cerca de 500 sacos plástico por ano, que acabam no lixo ao fim de meia hora de utilização ou então no meio-ambiente, criando-se vastas ilhas de lixo plástico nos oceanos (80% da poluição marinha). Como os animais confundem o plástico com alimentos, eles acabam por morrer pela ingestão de plástico.
Os sacos de plástico são constituídos por resinas tóxicas oriundas do petróleo e levam cerca de 500 anos a decompor-se. Apesar da gravidade da situação, apenas 2% da população recicla sacos plásticos.
O que fazer com os sacos plásticos?
O Dia Internacional Sem Sacos Plásticos apela à mudança de comportamento de todas as pessoas do mundo relativamente ao uso dos sacos plásticos. Cada um de nós deve fazer um esforço para preservar o meio-ambiente, levando sempre o mesmo saco plástico para as compras, reciclando os sacos plástico ou utilizando sacos de papel.
Veja as diferentes formas de reutilizar sacos plásticos. Se quiser ser mais proactivo pode juntar-se aos eventos do International Plastic Bag Free Day no site oficial da data.

Adaptado de http://www.calendarr.com/portugal/

Celebração do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

No dia 14 de abril, a Unidade de Ensino Estruturado (UEE) do AE Afonso de Paiva assinalou o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, que é relembrado anualmente a 2 de abril, tendo desenvolvido diversas atividades que envolveram a comunidade escolar.
Foi solicitado a todos os alunos, professores e assistentes operacionais do Agrupamento que  trouxessem vestida uma peça de roupa de cor azul, por ser a cor alusiva ao autismo. Na EB1 de S. Tiago, onde funciona a UEE, foram desenvolvidas diversas iniciativas, incluindo culinária, com a preparação de wafles com chantilly azul. Todas as turmas da Escola EB1 de S.Tiago colaboraram na construção de um painel em forma de puzzle, tendo os alunos de cada turma decorado uma peça. Durante o intervalo da manhã, foi igualmente transmitido, no hall de entrada da escola, um vídeo alusivo ao trabalho desenvolvido pela Unidade de Ensino Estruturado.
Com este conjunto de iniciativas, procurou-se, uma vez mais, sensibilizar a comunidade educativa para a realidade do autismo, que se define como “uma disfunção cerebral que se reflete no desenvolvimento global e que afeta a capacidade de comunicação, a interação social e o comportamento ajustado ao contexto".
As professoras da UEE realçam a participação e a colaboração de toda as pessoas envolvidas na comemoração deste dia tão especial.
-----

Fotografias disponíveis em (publicação de 20/04/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/